Menu

Aprovado projeto que garante prioridade de matrícula para filhos de mulher vítima de violência doméstica

Aprovado projeto que garante prioridade de matrícula para filhos de mulher vítima de violência doméstica

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (22) um projeto de lei e um projeto de resolução em redação final, além de três projetos de lei em segunda votação.

Entre as matérias aprovadas em segundo turno está o Projeto de Lei nº 7929/2019, de autoria do vereador Almir Vieira (PP), que determina que todas as creches e escolas da rede pública municipal de Blumenau ficam obrigadas a garantir a prioridade de vagas para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica de natureza física, psicológica e/ou sexual, no âmbito do Município.

Segundo a proposta, as matrículas serão realizadas com a apresentação de cópia do Boletim de Ocorrência expedido pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher; cópia do Exame de Corpo de Delito (quando houver) e documentos de acompanhamento do CREAS e de estudo social promovido pelo órgão.

Ainda segundo o projeto, será concedida a garantia à transferência de uma unidade escolar para outra, na esfera da rede pública municipal, de acordo com a necessidade de mudança de endereço da mãe, visando resguardar a segurança da mulher e dos filhos. O projeto ainda prevê que deve ser concedida preferência às vagas no período integral à criança cuja mãe comprove emprego fixo nos dois turnos. O projeto precisa ser votado em redação final na Casa antes de ir à sanção do prefeito.

Ainda na sessão de terça-feira recebeu a homenagem pela passagem do Dia do Vereador Mário Zimdars, representando o pai, o ex-vereador Arthur Zimdars, cujo mandato foi entre os anos de 1951 e 1956. Mário também foi vereador entre os anos de 1973 e 1977, e já recebeu homenagem da Casa Legislativa em outra oportunidade.

Os vereadores ainda se reuniram, na sala das Comissões, com o Secretário Municipal da Fazenda, César Poltronieri, que fez uma explanação aos parlamentares sobre o novo sistema de emissão de nota fiscal da prefeitura de Blumenau.

 

Veja Também!

Confira os textos dos projetos da pauta, bem como o resultado das votações contantes da ordem do dia

Assista nossa playlist no canal do youtube para ver como foram os posicionamentos dos vereadores durante a votação

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Imagem Destacada: Freepik | Banco de Imagens gratuito

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content