Associação da Guarda Municipal de Blumenau pede apoio ao plano de reestruturação da categoria

Jefferson Camargo, presidente da Associação da Guarda Municipal de Blumenau e Região Metropolitana do Vale do Itajaí, ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira (21) para falar sobre o plano de reestruturação da categoria.

Disse que Blumenau possui a guarda de trânsito mais antiga do Brasil, que foi pioneira e referência para o país há muitos anos. “Dia a dia estamos nas vias cuidando das pessoas e muitas vezes somos mal interpretados, ignorados e difamados. Buscamos sempre fazer nosso melhor pensando em prol da sociedade. Sempre nos pautamos nas campanhas educativas, sem esquecer da legalidade”, disse. Lembrou que a GMT está sempre presente em ocorrências de vários tipos, além do auxílio a eventos e manifestações, 24 horas por dia.

Apontou que atualmente são 106 agentes responsáveis por fiscalizar mais de 6 mil ruas, mais 250 mil condutores apenas de Blumenau, além dos condutores de outros municípios. Disse que a GMT está sempre atendendo às mais diversas ocorrências, buscando auxiliar quem possa necessitar. Mostrou um vídeo em que um guarda de trânsito prestou atendimento com sucesso a um bebê que estava engasgado.

Também mostrou outro vídeo para ilustrar ocorrências atendidas que fogem da competência da Guarda: agentes da GMT perseguiram um criminoso após uma abordagem e localizaram cerca de 3 kg de drogas.

Ressaltou a luta dos agentes para serem reconhecidos por um plano de cargos, salários e carreiras, que já é, por lei, obrigatório desde 2016, mas que a administração municipal ainda deixa pendente.

Disse que o plano já está finalizado desde 2019, porém está paralisado desde a aprovação da Progem. “Foram muitas promessas feitas, nenhuma cumprida”, lamentou. Afirmou que a GMT está desmotivada diante das funções que exerce sem reconhecimento e lembrou que a profissão é exercida em ambiente insalubre e de risco. Também apontou outras necessidades da categoria, como a falta de uma sede própria adequada, a oferta de cursos de aprimoramento, além do plano de cargos, salários e carreira.

Destacou que o plano visa regulamentar situações que a GMT já executa, como o atendimento a acidentes, que legalmente deveria ser feito apenas pela Polícia Militar. Também assinalou que o objetivo do plano é moralizar, melhorar e permitir evolução da instituição e de seus servidores, pois exige ensino superior para ingresso de novos integrantes na Guarda.

Ao final, pediu apoio dos vereadores para que auxiliem a GMT a encontrar aparatos para que continue a crescer, ser referência e estar motivada, além de apoiar o plano de cargos, salários e carreira quando este vier do Executivo para ser votado na Câmara. “O objetivo maior é melhorar a instituição para que possamos servir ainda melhor a sociedade blumenauense”.

O álbum de fotos da Sessão Ordinária

A playlist completa no canal do YouTube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio – Imprensa CMB