Audiência pública vai debater a saúde dos trabalhadores do serviço público nesta quinta-feira

A Câmara de Vereadores realiza na noite desta quinta-feira (26) uma audiência pública para debater a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Serviço Público do Munícipio de Blumenau”, em atendimento ao Requerimento 492/2022, de autoria do vereador Roberto Morauer (PT), que representa o Mandato Coletivo, e aprovado pelos demais parlamentares.  A audiência inicia às 19 horas, no Plenário da Casa.

Segundo Cleide Terezinha de Oliveira, integrante do Mandato Coletivo, um dos objetivos da audiência é dar visibilidade às condições de trabalho no serviço público municipal de Blumenau, bem como analisar os impactos dessa realidade na saúde das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público.  Além disso, a proposta é dialogar e construir estratégias que garantam um ambiente de trabalho saudável.

Autoridades e secretarias municipais, bem como entidades sindicais foram convidados para a audiência. Confirmaram participação o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lanzarin; o presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina (Fetramesc), Orlando Soares Filho e o diretor de Comunicação e Orientação da entidade, Sergio Almeida. Além deles, o coordenador geral do Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb), Sergio Maurici Bernardes e também Cleide Oliveira Joana Gonçalves Zucco. Outra entidade que confirmou presença é o Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (Sinseps), que será representado pelo presidente, Morilo José Ringon. A Furb será representada pela professora Elza Bewian.  O Serviço de Saúde Ocupacional do Servidor Público (Sesosp) foi outra entidade convidada, mas até esta quarta-feira (25) não havia confirmado presença.

A audiência pública será transmitida ao vivo no canal aberto digital 43.2, pelo canal 14 da Net, pelo YouTube e pelas redes sociais da Câmara.