Menu

Blumenau promove três campanhas de conscientização em agosto

Blumenau promove três campanhas de conscientização em agosto

Blumenau promove em agosto três campanhas de conscientização social intuídas por lei propostas pela Câmara de Vereadores

Neste mês o município de Blumenau desenvolve três campanhas de conscientização social. Uma delas é o Agosto Laranja, dedicado à conscientização da mielomeningocele ,  outra é o Agosto Lilás, que busca debater e evidenciar o problema da violência doméstica e familiar contra a mulher, e a terceira é o Agosto Dourado, que é dedicada a desenvolver ações em apoio ao aleitamento materno. Todas as três foram instituídas por leis propostas e aprovadas na legislatura atual da Câmara de Vereadores e inclusas ano Calendário Oficial de Eventos do Município.

Agosto Laranja

A cor  tem caráter simbólico para dar visibilidade à patologia de mielomeningocele, que é considerada a segunda maior causa de deficiência motora infantil, segundo o Ministério da Saúde. É uma doença que afeta um em cada mil  bebês nascidos no Brasil e trata-se de um defeito do tubo neural mais comum. Em Blumenau, a Lei 8.435/2017 que instituiu o “Agosto Laranja” foi sancionada em 5 de junho de 2017.  A campanha visa a auxiliar o trabalho desenvolvido pela Associação dos Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM).  A entidade, que tem 16 anos de atuação, presta ajuda e atendimento às famílias dos portadores, oferecendo assistência social e serviços de fisioterapia e reforço escolar, bem como assessoria jurídica.

 Agosto Lilás

O Agosto Lilás foi instituído no Calendário Oficial do Município no ano passado, conforme a Lei Nº 7.910/2019 aprovada naquele ano. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade e divulgar a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006),  que é celebrada em 7 de agosto, estimulando as denúnicas dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.  As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, 180 ou 190, da Polícia Militar. Neste mês em que se celebra a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Ministério Público de Santa Catarina também lançou a campanha “Violência doméstica: não se cale!”, que responderá dúvidas freqüentes sobre canais de denúncia, emergência e socorro por meio de postagens e vídeos no perfil das redes sociais da instituição.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado é uma campanha que propõe a conscientização e a intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A campanha foi instituída pela Lei  Nº 8.771 e sancionada em 3 de outubro de 2019.

 

Veja Também!

Galeria de Fotos do Instagram

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content