Menu

Câmara aprova projeto que autoriza prefeitura a comprar vagas em casas de repouso para idosos

Câmara aprova projeto que autoriza prefeitura a comprar vagas em casas de repouso para idosos

A Câmara de Vereadores aprovou, nas sessões ordinária e extraordinária realizadas de forma remota na manhã desta quinta-feira (24), quatro projetos de lei em redação final e um projeto de lei em segunda votação.

Durante a sessão foi declarado regime urgentíssimo de votação aos projetos de lei nº 8135 e 8136, ambos de autoria do Executivo. As matérias foram aprovadas em plenário em redação final após a análise das comissões permanentes.

 

Atendimento a idosos

O projeto aprovado em segunda votação foi o Projeto de Lei 7.979/2019, de autoria do vereador Cezar Cim (PDT), que “autoriza o Poder Executivo a firmar convênios com entidades privadas para atendimento de idosos a partir de 65 anos, no âmbito do município de Blumenau”. O projeto foi aprovado com a emenda nº 01 incorporada, que suprime as redações dos artigos 2º e 4º.

De acordo com o texto do projeto aprovado, o Poder Executivo está autorizado a comprar vagas de internação para idosos, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos de idade, nas entidades filantrópicas, organizações não governamentais e empresas particulares de repouso e cuidadores de idosos estabelecidas no Município.

O projeto prevê que os objetivos da lei são o acolhimento e cuidado de idosos em situação de vulnerabilidade, com atendimento e internação nas entidades e empresas de que trata a matéria, em ação pública complementar às famílias, fortalecendo o trabalho integrado de assistência social aos necessitados, cuja condição de saúde impeça ou dificulte o tratamento no próprio lar ou em casa de familiares.

Ainda segundo o texto da matéria, de acordo com a condição sócio econômica do idoso, o Poder Público poderá atuar de forma complementar, arcando com o valor total ou parcial dos custos da compra da vaga. Também prevê que quando o idoso possuir renda, para fazer jus ao benefício estatuído pela lei, deverá, obrigatoriamente, destinar 90% de sua renda para o pagamento da internação, complementando, o Município, o restante do valor a ser pago pela vaga.

O projeto precisa ser votado em redação final na Casa antes de ir à sanção do prefeito.

 

Rejeitada alteração da Lei do PSIU

Durante a sessão ainda foi rejeitado o Projeto de Lei Complementar 1963/2020, de autoria do vereador Adriano Pereira (PT), que alteraria a chamada “Lei do Silêncio Urbano (PSIU)”. A proposta era considerar “infrator o proprietário, o possuidor ou o detentor do imóvel, nele residente, ou do automóvel de onde provém os ruídos, sons ou vibrações”. Segundo a justificativa do autor, a multa e a penalidade pelo barulho, perturbação do sossego, devem recair sobre os autores destes e não ao proprietário do imóvel que, no caso de imóvel locado, nada tem a ver com o problema, muitas vezes sequer mora perto da residência que alugou. O projeto foi enviado ao arquivo.

 

Projetos aprovados em redação final:

Projeto de Lei 8135/2020, de autoria do Executivo, que “AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS SUPLEMENTARES NO ORÇAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA DO MUNICÍPIO”

Projeto de Lei 8136/2020, de autoria do Executivo, que “AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NO ORÇAMENTO VIGENTE DO MUNICIPIO DE BLUMENAU”.

Projeto de Lei 7.983/2019, de autoria do vereador Cezar Cim, que “DISPÕE SOBRE O DIREITO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA VISUAL DE UTILIZAR TRANSPORTE COLETIVO, TÁXI E TRANSPORTE POR APLICATIVO ACOMPANHADO DE CÃO-GUIA, NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU.”

Projeto de Lei 8.116/2020, de autoria do vereador Sylvio Zimmermann, que “ACRESCENTA O REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DO QUEIJO KOCHKÄSE, NA FORMA DO ANEXO ÚNICO DA LEI 8.192, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015.”

 

Projeto aprovado em segunda votação:

Projeto de Lei 7.979/2019, de autoria do vereador Cezar Cim, que “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A FIRMAR CONVÊNIOS COM ENTIDADES PRIVADAS PARA ATENDIMENTO DE IDOSOS A PARTIR DE 65 ANOS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU”, com a emenda nº 01 incorporada.

Veja Também!

Os textos dos projetos e proposições constantes da pauta, bem como a presença dos Vereadores na sessão

O teor dos projetos com trâmite urgentíssimo apreciados pela Comissão Mista

Os projetos em trâmite de Redação Final apreciados na Sessão Extraordinária que serão encaminhados ao Executivo

 

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Pixabay – Banco de imagem gratuito

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content