Câmara de Blumenau aprova projeto que regulamenta pisos do magistério e dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

A Câmara de Vereadores aprovou, nas sessões ordinária e extraordinárias realizadas nesta terça-feira (21), dois projetos de lei em redação final.

Na sessão ordinária, que teve pauta exclusiva, foi aprovado em segundo turno o Projeto de Lei 8513/2022, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias do município para o exercício financeiro de 2023.

Após solicitação do líder do governo, o presidente declarou o regime urgentíssimo para o Projeto de Lei Complementar 2126/2022, de autoria do Executivo, que entrou na Ordem do Dia em uma sessão extraordinária após a realização das comissões. O projeto foi votado em segundo turno e em redação final em mais uma sessão extraordinária, juntamente com a redação final do projeto que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias. As duas propostas seguem agora para a sanção do prefeito.

Piso vencimental

O Projeto de Lei Complementar 2126/2022, de autoria do Executivo, estabelece o piso vencimental dos servidores do magistério, dos agentes comunitários de saúde e dos aos agentes de combate às endemias do município.

De acordo com a justificativa do Executivo encaminhada com o projeto, a matéria cumpre a proposta apresentada pelo município ao Sintraseb, e aprovada em Assembleia-Geral da categoria realizada em 21 de fevereiro de 2022, que contempla vencimento mínimo no valor de:

– R$ 3.900,00, a contar de 1º de maio de 2022, aos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de Ensino que tenham direito ao piso salarial profissional nacional definido pela Lei Federal 11.738/2008. Também prevê o reajuste do piso em parcela única em janeiro de 2023, no mesmo índice do reajuste salarial previsto na Lei Complementar 1402/2022.

– R$ 1.550,00, a partir de 1º de março de 2022, correspondente ao piso salarial profissional nacional de que trata a Lei Federal 11.350/2006, aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate às Endemias do Município, sendo atualizado para R$ 2.424,00 a contar de 1º de maio de 2022, em virtude da Emenda Constitucional 120/2022. A este piso não se aplicará o reajuste previsto na Lei Complementar 1402/2022.

Para saber mais, acesse o texto integral do projeto de lei. A proposta foi aprovada em redação final e foi encaminhada para sanção do prefeito.

Projetos aprovados em redação final:

Projeto de Lei 8513/2022, de autoria do Poder Executivo, que “DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2023 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

Projeto de Lei Complementar 2126/2022, de autoria do Poder Executivo, que ESTABELECE O PISO VENCIMENTAL DOS SERVIDORES OCUPANTES DOS CARGOS EFETIVOS DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E DE AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS, INTEGRANTES DO QUADRO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO PODER EXECUTIVO (ANEXO I-E DA LEI COMPLEMENTAR N. 661/2007), ASSIM COMO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE BLUMENAU, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.