Menu

Câmara de Blumenau concede seis homenagens em sessão solene

Câmara de Blumenau concede seis homenagens em sessão solene

 

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na noite desta quinta-feira (25) a sessão solene mensal de entrega de moções de louvor. O Legislativo de Blumenau abre esse espaço para a valorização de personalidades, empresas e instituições que têm contribuído com o desenvolvimento social e econômico da cidade. A solenidade, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo, contou com as presenças do primeiro secretário da Casa, vereador Almir Vieira (PP) e dos vereadores Marcos da Rosa (DEM) e Maurício Goll (PSDB), que propuseram as homenagens e foram aprovadas em sessão. Além deles participaram da solenidade os homenageados, o coronel Jefferson Schmidt, comandante da 7ª região da Polícia Militar de Santa Catarina, o publicitário criador do Vovô Chopão, Luiz Cé, e demais autoridades e convidados.

 

A primeira moção da noite foi destinada ao veículo de comunicação Correio Comunitário de Blumenau, pelos seus 25 anos de fundação. A homenagem foi proposta pelo vereador Marcos da Rosa. O parlamentar cumprimentou a idealizadora e fundadora do jornal, Salete Sbardelatti, e também o colegiado editorial e administrativo do veículo de comunicação. “O Correio tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade e tem um perfil essencialmente comunitário, sua linha editorial é voltada para boa comunicação com temas da atualidade e de interesse popular. Seu foco principal é apoiar iniciativas, valorizar o voluntariado e oportunizar as instituições e entidades a divulgarem suas atividades e projetos”, assinalou, destacando uma das iniciativas que é o Programa de Integração e Capacitação de jovens e adolescentes e da comunidade em geral. “Ele tem subprojetos que foram cedidos a entidades e foram reconhecidos nacionalmente e estiveram representando a cidade em vários seminários, inclusive no Seminário Internacional de Polícia Comunitária, e tem como o objetivo de propagar a conscientização e trabalhar a prevenção sem deixar de propagar a boa informação, que é a sua atribuição principal’, destacou, parabenizando a todos os envolvidos e que contribuíram com o jornal. Mostrou um vídeo com personalidades e autoridades do município parabenizando pelos 25 anos de fundação.

 

Representando o colegiado editorial e administrativo do Correio Comunitário, Salete Sbardelatti, apontou que este momento foi ímpar para o Correio Comunitário. “Nesses 25 anos tivemos muito trabalho, não foi fácil. O vereador autor da moção Marcos da Rosa conhece nosso trabalho já há muito tempo e sempre esteve conosco e isso engrandece ainda mais esta homenagem. Dos projetos comunitários que nós temos são muitas as parcerias. Hoje o Correio Comunitário, além de jornal impresso, também é um portal de notícias e contempla a divulgação gratuita das mais variadas entidades e instituições”, destacou, citando alguns colunistas do colegiado, entidades e instituições que fazem suas divulgações no Correio, em especial no portal de notícias. “É importante a participação de cada um dos voluntários e de todas as pessoas que contribuíram de alguma forma para que conseguíssemos realizar os nossos trabalhos com sucesso”, ressaltou, agradecendo a parceria das entidades e instituições com os projetos comunitários.

 

O parlamentar Marcos da Rosa também homenageou a Previne, pelos seus 25 anos de fundação e excelentes serviços prestados à comunidade blumenauense. Apontou que a Previne Consultoria de Riscos foi fundada em 1996 em Blumenau. “Ao longo desses anos vêm atuando na gestão e gerenciamento de riscos e meio ambiente, trazendo soluções em segurança, saúde no trabalho e também no meio ambiente, com foco na prevenção. É reconhecida pela qualidade do trabalho, atuando de forma ética e responsável, sendo reconhecida como uma empresa idônea junto aos seus parceiros comerciais, conquistando clientes importantes em todo o Brasil, na América Latina e na Europa sempre com muita dedicação, trazendo soluções e levando o nome de Blumenau”, destacou, apontando que os diferenciais da empresa são a confiabilidade, a qualidade, a confidencialidade e o foco no desenvolvimento de pessoas e de processos.

 

O sócio-gestor da Previne, Aldo Budag, apontou que foi um momento ímpar e único e agradeceu em nome dos sócios pela homenagem. “A Previne atua em Blumenau desde 1996 com a prevenção de riscos de acidentes de trabalho e de acidentes ambientais e levamos o nome de Blumenau além da nossa região, sendo Brasil afora, na América Latina e até Europa. Nas nossas viagens nos perguntavam como é Blumenau e nós sempre temos orgulho de dizer que é uma das cidades mais bonitas que nós conhecemos”, destacou, agradecendo novamente pela homenagem e a cada um de seus parceiros.

 

O vereador Almir Vieira foi o autor das moções de louvor destinadas a dois agentes de trânsito da Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau, que salvaram a vida de uma criança. Receberam a homenagem Sérgio Luiz Bagattoli e Jailson André de Souza. O parlamentar explicou que os dois agentes estavam fazendo patrulhamento quando aconteceu o pedido de socorro de um casal para uma criança que já estava quase sem os sinais vitais. “Esses dois destemidos agentes de trânsito pararam a sua ronda e fizeram auxílio a esta criança, salvando a vida dela. Parabéns por este ato. Isso engrandece a profissão de vocês e cada vez mais sinto orgulho de ser blumenauense, poder estar na Câmara e fazer esta merecida e simbólica homenagem”, destacou o parlamentar, apresentando um vídeo em que mostra a mãe do menino Nicolas agradecendo a Deus e aos agentes por terem salvado a vida de seu filho que hoje está completando quatro meses de vida.

 

O agente de trânsito Sérgio Luiz Bagattoli agradeceu ao vereador Almir Vieira e a Câmara de Vereadores pela honraria. Apontou que ficou muito feliz com a homenagem. “Mas ao mesmo tempo triste, porque acredito que mais 106 guardas municipais deveriam também receber homenagens, pois todos os dias estão no trânsito salvando vidas. Quando fizemos o pedido de capacitações e treinamentos na área de bombeiro é para poder saber atuar em situações como essas. Quando pedimos um treinamento na área policial é para o atendimento que já fizemos de acidentes de trânsito sem vítimas e com vítimas e óbito, exatamente para poder liberar a Polícia Militar para o trabalho da criminalidade e para poder liberar a Polícia Civil para a investigação. Não queremos tomar o lugar do bombeiro e dos policiais, mas pedimos o apoio de todos os vereadores que nos ajudem na questão da nossa regulamentação. Eu tenho orgulho em dizer que a Guarda de Blumenau é a única no país que atende acidente com vítima e com óbito, justamente para poder liberar a Polícia Civil para a investigação”, explicou, lembrando de uma outra situação de pedido de socorro e urgência que auxiliou e que aconteceu durante uma ronda pela Rua XV de Novembro. 

 

O agente de trânsito Jailson André de Souza agradeceu a moção de louvor entregue e disse que foi um prazer poder salvar esta criança e trazer felicidade para esta família e para a mãe. Lembrou do atendimento e do resgate da vítima junto ao seu parceiro de viatura. “Este fato só vem para engrandecer a nossa corporação. Diariamente estamos em via pública e muitos cidadãos acabam precisando de ajuda em situações como esta, por isso é importante estarmos capacitados para saber como lidar nessas situações”, alegou.

 

O vereador Almir Vieira também foi o autor da moção de louvor destinada ao Stammtisch da Vila Itoupava, pelos seus 20 anos de atividades. Apontou que foi um prazer realizar essa homenagem. “Primeiro porque passamos por tempos difíceis e nada melhor do que trazer alegria de volta e espalhar a felicidade pela cidade. Depois porque o Stammtisch é feito de pessoas trabalhadoras que nos momentos de folga trazem alegria para o povo de uma forma que contagia e que faz termos orgulho da tradição e de sermos blumenauenses”, destacou, colocando um vídeo para agradecer e parabenizar o grupo. “Vocês fazem parte da cultura de Blumenau e ligam as pessoas à tradição germânica”, finalizou.

 

Charles Schneider, representando o Stammtisch Amigos da Vila Itoupava, agradeceu ao vereador Almir Vieira e a Câmara pela homenagem e a Intendência da Vila Itoupava e o Clube Serrinha pelo apoio. Recordou a história do grupo que nasceu no dia 24 de novembro de 2001 na Itoupava Central, nas dependências do Clube Atlético Itoupava. “Quando eu retornei da Alemanha levei a ideia para os colegas da diretoria Clube Atlético Itoupava. Eles absorveram a ideia e criamos o grupo, montamos uma banda começando com 60 pessoas e hoje estamos em 36 colegas. O nosso evento reúne cinco mil pessoas na Vila Itoupava. Este grupo foi gerado para manter, preservar e cultivar a cultura germânica antiga e ultrapassou as fronteiras de Blumenau, tendo sido modelo para o Brasil, Santa Catarina e internacionalmente”, informou, destacando que são idealizadores e fundadores da Integração de grupos de Stammtisch na Vila Itoupava e criaram a Noite do Esquenta, nos moldes alemães. Fez um agradecimento especial à Guarda de Trânsito, às Polícias Militar e Civil e aos Bombeiros Militares.

 

O vereador Maurício Goll entregou a moção de louvor, subscrita pelo vereador Almir Vieira, para a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), pelos 30 anos de fundação e pelos relevantes serviços prestados à comunidade nas mais diversas áreas. O parlamentar explicou que é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e que foi criada em 1991, atuando na pesquisa e extensão rural e pesqueira. Também discorreu sobre a missão, objetivos e visão da Epagri. “Parabéns a toda a equipe e funcionários da Epagri. Importante este reconhecimento ainda mais neste momento de pandemia em que o agricultor familiar teve um papel importante neste momento. Esta é uma moção de reconhecimento aos 30 anos de trabalho e dedicação ao Estado”.

 

O diretor administrativo financeiro da empresa, engenheiro agrônomo Giovani Canola Teixeira, recebeu em nome da equipe este reconhecimento e falou que a Epagri tem como missão o conhecimento, a tecnologia e a extensão para o meio rural catarinense. “Cerca de 80% das propriedades catarinenses são de agricultores familiares e o Estado é o quinto produtor nacional de alimentos. A Epagri trabalha nas áreas de pesquisa e extensão, atendendo todo o território catarinense, abrangendo todas as regiões do estado e suas diversidades climáticas, de solo, de pessoas e de culturas, através de suas estações experimentais e centros de treinamento para capacitação dos agricultores”, informou, dizendo que a empresa trabalha com praticamente todas as cadeias produtivas e inclusive com atividades de inovação e tecnologia. Apontou que a equipe de Blumenau atua com foco nas áreas de apicultura, nas ações de valorização de comidas regionais, piscicultura, turismo rural, entre outras, para atender cerca de 660 famílias que trabalham com a agricultura no município. “O bom resultado do agricultor é o bom resultado da Epagri”, concluiu, acrescentando que o trabalho é feito e as melhorias são alcançadas graças às parcerias com a Prefeitura, com o sindicato, com as cooperativas e com a Câmara.

 

A sessão solene será reprisada neste sábado, dia 27, às 21h15, no canal 14 da NET, e está disponível no YouTube.

 

Veja Também!

Vídeo da sessão solene 

Fotos da sessão solene

 

Galeria de Fotos do Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content