Menu

Câmara de Blumenau vai receber seminário sobre autismo na segunda-feira (20)

Câmara de Blumenau vai receber seminário sobre autismo na segunda-feira (20)

 

A Câmara de Vereadores de Blumenau vai sediar, na segunda-feira (20), o Seminário “Transtorno do Espectro Autista – conhecer para incluir”, das 13h às 18 horas, no plenário da Casa Legislativa. O evento é gratuito e é uma realização da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e da Comissão de Defesa dos direitos da pessoa com deficiência, em parceria e com o apoio do Legislativo blumenauense, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller.

 

O objetivo geral do seminário é desenvolver uma reflexão sobre o que se entende por Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas patologias correlatas, assim como debater ações de inclusão.

 

A Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara apontou que este seminário busca trazer mais informações à sociedade blumenauense sobre como conviver melhor com a diversidade da pessoa autista, de forma respeitosa com oportunidades e equidade de direitos. “O autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do desenvolvimento físico e psíquico.  Portanto é importante cada vez mais conhecer sobre este transtorno que atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo”, destacou a coordenadora pedagógica da escola, Zilda Rodrigues Roecker.

 

A programação contará com a palestra “Transtorno do espectro autista: diagnóstico, família, conscientização e inclusão”, que será ministrada por Simone Gadotti, coordenadora do Projeto Ágape, um grupo que prepara e capacita cerca de 30 adolescentes autistas para o mercado de trabalho. Simone é mãe de Nicolas e Brunno, de 13 e 17 anos, ambos diagnosticados com autismo, e isso a motivou a ser voluntária e ativista da inclusão desde 2013. 

 

Ela adiantou que vai trazer essa sua experiência como mãe de autistas, buscando desmistificar o lado negativo e o peso que vem com esse diagnóstico familiar. “A ideia é contar a minha experiência e a minha visão de mãe de como foi esse processo, a partir do diagnóstico dos meus filhos, de saída do luto para a luta, na tentativa de fazer com que meus filhos tenham uma vida normal e que sejam pessoas felizes e bem resolvidas”, apontou, acrescentando que fez um curso de acompanhante terapêutico e deseja fazer uma pós-graduação em neuropsicologia.

 

Também haverá a palestra intitulada “Inclusão social e escolar: princípios pautados nos direitos humanos e no modelo social da deficiência”, e terá como ministrante a psicóloga e doutora em Psicologia, Ana Carolina Wolff Mota, que tem trabalhado profissionalmente com o autismo desde 1995.

 

Os interessados em participar do seminário deverão se inscrever na página de eventos da Escola do Legislativo da Alesc, que pode ser acessada por meio deste link escola.alesc.sc.gov.br/eventos. São 100 vagas disponíveis. O seminário terá carga horária de cinco horas e os participantes receberão certificados. As dúvidas e mais informações também poderão ser obtidas com a Escola do Legislativo local, através dos telefones (47) 3231-1515 ou 3231-1537 ou ainda com a Escola da Alesc nos telefones (48) 3221-2952 ou 3221-2898.

O seminário é voltado para pais, profissionais da área da educação, saúde e assistência social, acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Educação Física, Fisioterapia e áreas afins, bem como autoridades e lideranças da esfera municipal e estadual.

 

Programação

 

13h – Credenciamento

 

13h30min – Abertura

 

14h – Palestra – Transtorno do espectro autista: diagnóstico, família, conscientização e inclusão – Ministrante Simone Gadotti

 

15h – Palestra – Inclusão social e escolar: princípios pautados nos direitos humanos e no modelo social da deficiência – Ministrante Ana Carolina Wolff Mota

 

18h – Encerramento

 

Currículo das palestrantes

 

Ana Carolina Wolff Mota

Possui graduação em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino (2001), especialização em Intervenções Precoces no Autismo (2020), em Psicologia nas Organizações pela PUCR-RS (2005) e em Avaliação Psicológica pela ACE-SC (2007).

 

É Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e é mestre pela instituição, cujo tema de pesquisa tem sido autismo, tema este com o qual trabalha profissionalmente desde 1995.

 

Atualmente, trabalha com avaliação psicológica para diferencial diagnóstico de TEA e com intervenção psicoeducacional com pessoas com autismo, em abordagem clínico-educacional. É autora do Programa Mediação, de intervenção Psicológica precoce no desenvolvimento de crianças autistas – cujo tema foi editado para o formato de livro, de mesmo nome, publicado em 2022.

 

Foi professora de ensino superior entre 2005 e 2020, principalmente em cursos de Psicologia e Pedagogia. Também atuou como supervisora de estágio em Psicologia Educacional e Comunitária. Atuou por mais de 12 anos na AMA – Associação de Amigos do Autista, de Joinville/SC, em funções como psicóloga e coordenadora técnica.

 

As principais experiências profissionais, além da docência, são na área de Psicologia, com Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: autismo e transtornos do neurodesenvolvimento, pessoa com deficiência, inclusão social e educacional, processos educacionais e de ensino-aprendizagem, análise de comportamento humano.

 

Simone Gadotti

É formada em Gestão Pública. É mãe de Nicolas e Brunno, de 13 e 17 anos, ambos diagnosticados com autismo, que a motivaram a ser voluntária e ativista da inclusão desde 2013, sendo a idealizadora do Piquenique da Inclusão. Atualmente trabalha coordenando o Projeto Ágape, um grupo que prepara e capacita cerca de 30 adolescentes autistas para o mercado de trabalho. Foi presidente da AMA Blumenau na gestão 2017/2019. Também é colunista do Informe Blumenau com uma coluna semanal sobre Maternidade Atípica e Inclusão.

 

Veja Também!

O cartaz do evento

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (Alesc) | Imagem: CMB 

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content