Câmara de Vereadores aprova projeto que autoriza parcelamento de débito previdenciário da Furb ao Issblu

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (19) um projeto em redação final e, em segunda votação, o substitutivo global ao Projeto de Lei Nº 7.812. Os parlamentares também aprovaram nove requerimentos, três moções de louvor, além das atas das reuniões extraordinárias dos dias 15 e 27 de agosto de 2019.

Em reunião extraordinária os parlamentares votaram a redação final de dois projetos de lei incluídos na ordem do dia. Um deles, de autoria do Executivo, que autoriza o parcelamento de débito previdenciário devido pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) ao Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor de Blumenau (Issblu).

O Veto ao Projeto de Lei de Lei Nº 7889, de autoria do vereador Gilson de Souza, que permitia o embarque e o desembarque fora dos pontos de ônibus dos usuários do transporte coletivo portadores de deficiência que acarrete redução de mobilidade, foi retirado da ordem do dia, a pedido do líder do Governo, vereador Alexandre Matias, atendendo solicitação do Executivo.

O Projeto de Lei Nº 7.906 também foi retirado da pauta pelo autor, o vereador Sylvio Zimmermann. A proposta é subscrita pelo vereador Cézar Cim, que pediu para se ausentar da sessão por motivos de saúde, o que motivou Zimmermann a retirar a matéria da ordem do dia.

A sessão dessa quinta-feira contou com a participação na Tribuna Livre, do deputado estadual Sergio Motta (Republicanos), presidente da Comissão Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc); da juíza do Trabalho da 1ª Vara do Trabalho de Blumenau, Débora Borges Koerich Godtsfriedt, da secretária municipal da Educação, Patricia Lueders, e também da presidente da Câmara Mirim, Camila Coelho, por ocasião da abertura da Mostra Catarinense de Desenhos Infantis “Criança não trabalha, lugar de criança é na escola”.

Após os pronunciamentos na tribuna livre, o presidente Marcelo Lanzarin suspendeu a sessão por 10 minutos para abrir oficialmente a exposição itinerante, organizada pela Alesc, que reúne trabalhos de alunos das escolas públicas sobre o trabalho infantil, ganhadores do concurso. Blumenau participa com três trabalhos de estudantes das escolas Henrique Alfarth, Professor Fernando Ostermann e Pedro I.

Algumas turmas dessas escolas também acompanharam o início da sessão e a abertura da mostra, que permanece no Salão Nobre até o dia 26 de setembro.

Os textos dos projetos constantes da pauta, bem como a presença dos Vereadores na sessão

O teor dos projetos com trâmite urgentíssimo apreciados pela Comissão Mista que ingressaram pela ordem

Os projetos em trâmite de Redação Final apreciados na Sessão Extraordinária que serão encaminhados ao Executivo

A playlist completa no canal do youtube para verificar como foram os posicionamentos dos vereadores durante a votação