Menu

Câmara de Vereadores sedia abertura oficial do ‘Setembro Branco’

Câmara de Vereadores sedia abertura oficial do ‘Setembro Branco’

A Câmara de Vereadores de Blumenau sediou, na tarde desta quarta-feira (4), a abertura oficial do ”Setembro Branco”, mês da paz, que, neste este ano, está na sua segunda edição. O evento foi organizado pelo Fórum Municipal de Segurança Pública de Blumenau e pela Coordenação do Projeto “Setembro Branco” – mês da paz, com apoio da Câmara de Vereadores, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, juntamente com as demais entidades, associações, instituições e escolas apoiadoras. A solenidade contou as apresentações do cantor e compositor Luiz Vicentini com as músicas “Show Pela Vida” e “Blumenau – Um Só Coração” e também dos alunos da Escola de Educação Básica Victor Hering, que fizeram a apresentação “Sal da Terra”.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o vereador Alexandre Matias (PSDB), presidindo os trabalhos, o vereador Adriano Pereira (PT); a coordenadora da segunda edição do “Setembro Branco”, Salete Sbardelatti; a presidente da Secretaria municipal da Família, Cristiane Marta Loureiro; Walter Salvador, representado a A-ConsegBlu e representando os Conselhos Comunitários de Segurança; a assessora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Patricia Lopes Turcati e o autor do projeto de lei que instituiu o mês, ex-vereador Beto Tribess. Além deles, a solenidade contou com as presenças de representantes do 10º Batalhão de Polícia Militar; do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau, da OAB Blumenau, dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau (Consegs) entre outras entidades, instituições e autoridades municipais.

O projeto “Setembro Branco” – mês da paz foi idealizado durante o segundo Fórum Municipal de Segurança Pública, foi instituído pela Lei municipal nº 8.062/2014 e foi uma proposta de autoria do ex-vereador Beto Tribess. O mês de setembro foi escolhido porque no dia 20 é celebrado o Dia Mundial da Paz, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto visa trabalhar a prevenção aos mais diversos tipos de violência, destacando sempre a importância de cada um de nós na promoção da paz. O mês tem o objetivo de unir esforços e ações para a promoção da paz na comunidade, na família, no trânsito, assim como promover o bem-estar das pessoas e animais, com foco na sustentabilidade.

Beto Tribess destacou a parceria das entidades na elaboração da lei e das ações na comunidade. “Naquela época, eu participei de reuniões com diversas entidades, como o Conselho Municipal de Segurança, nas quais que se abordou esta ideia e que eu trouxe à Casa Legislativa. Os vereadores da época também se sensibilizaram e aprovaram e hoje se tornou uma lei municipal”, recordou, agradecendo as várias entidades que desenvolvem este momento da paz e ressaltou que a paz deve estar presente no cotidiano de cada um, seja no trânsito, dentro de casa, no local de trabalho, entre outros.

Em 2019, o ‘Setembro Branco’ conta com participação de mais de 30 entidades, instituições de segurança, ONGs e escolas. O Fórum Municipal de Segurança indicou como coordenadora da segunda edição do “Setembro Branco”, Salete Sbardelatti. Ela explicou que as ações do mês já começaram na terça-feira, dia 3. Informou que serão realizadas blitzes educativas, palestras e workshops, entre outras atividades. Também está incluída na programação capacitação e formações para oito escolas do município. “As escolas vão se envolver com o movimento, sendo oferecido aos educandários temas ligados a paz, como paz na família, paz na comunidade, paz no trânsito e sustentabilidade. Vamos trabalhar de acordo com as expectativas de cada uma das escolas que foram indicadas pelos sete Conselhos Comunitários de Segurança. Esta programação com os educandários vai até o fim de outubro, expandimos, pois, sentimos a necessidade de trabalhar com os alunos, que serão o futuro da sociedade”.

“Desde sua primeira edição em 2015, o projeto conta com a participação de diversos segmentos da sociedade e as ações realizadas conforme interesse de cada entidade, instituição parceira. O objetivo é que cada uma delas busque incentivar a promoção da paz, estabelecendo diferenças possibilidades de conexões entre pessoas, crenças e culturas. A primeira edição contou com cerca de 40 entidades e instituições que realizaram aproximadamente 50 ações durante o mês de setembro. Em 2016, 2017 e 2018, as entidades prosseguiram com seu trabalho, mas não teve uma coordenação e não foi feito um calendário oficial”, explicou Salete Sbardelatti.

A presidente da Secretaria municipal da Família, Cristiane Marta Loureiro, trouxe a mensagem de que para semear a paz é preciso fazer o melhor que podemos ser. “Estamos vivendo atualmente a era da intolerância e temos presenciado muita violência. É preciso semear o amor, a paz, o perdão e temos que fazer a diferença. Cultive a paz e seja feliz. Respeite o próximo e saiba perdoar que só assim conseguimos estar em paz. A paz deve permanecer durante o ano todo, mas é importante um mês onde seja lembrada com mais ênfase”, disse, parabenizando a todos os envolvidos pelo projeto.

O vereador Adriano Pereira (PT) parabenizou todos os envolvidos com este movimento e destacou a importância de abordar esta temática. “Nós observamos como falta paz nas ruas, na comunidade, no dia a dia, no país e no mundo, com tantas guerras e violências. Enquanto governantes insistem que precisamos andar armados, nada melhor do que ter um mês justamente para abordar e trabalhar a paz e para nos desarmarmos. Devemos nos armarmos com mais educação, com mais fraternidade, mais amizade, mais solidariedade e com mais ações de bem” pontuou, acrescentando que a Câmara esteve presente apoiando, incentivando e abrindo as portas para divulgar e conscientizar a população com relação a importância da paz.

“O “Setembro Branco”, traz como lema o mês da promoção pela paz, sendo assim a Escola do Legislativo, que trabalha a questão da cidadania, não poderia ficar de fora dessa promoção da paz, levando também o Legislativo aos demais eventos”, destacou Patricia Lopes Turcati, assessora da Escola do Legislativo Fritz Müller, acrescentando que a escola participou das reuniões preparatórias e é parceira do mês de promoção da paz.

 

Veja Também!

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TV Legislativa
Imagem Destacada: Freepik | Banco de Imagens gratuito

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content