Menu

Câmara homenageia três personalidades com a Comenda do Mérito Cervejeiro Heinrich Hosang

Câmara homenageia três personalidades com a Comenda do Mérito Cervejeiro Heinrich Hosang

 

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta terça-feira (22), a sessão solene de entrega da Comenda Municipal do Mérito Cervejeiro Heinrich Hosang. Os homenageados foram escolhidos pelo vereador proponente, mas aprovados pelos demais vereadores da Casa Legislativa. A solenidade, que aconteceu no Plenário da Casa, contou com as presenças do primeiro secretário da Câmara, vereador Almir Vieira (PP), segundo secretário da Casa, vereador Ito de Souza (PL) e dos vereadores Adriano Pereira (PT) e Alexandre Matias (PSDB), bem como os homenageados e outras autoridades e convidados presentes na plateia.

 

Foram realizadas as entregas de três homenagens conferidas ao mestre cervejeiro e às pessoas que se dedicaram à fabricação e divulgação de cervejas artesanais ou industrializadas, produzidas em Blumenau, pela qualidade do processo de elaboração, pelos relevantes serviços que transformaram Blumenau na Capital Nacional da Cerveja e que, por mérito excepcional em prol do Município, se tenham tornado merecedores dessa distinção.

 

O vereador Almir Vieira entregou a comenda a Douglas Merlo. O parlamentar discorreu sobre o currículo do homenageado, destacando que morou oito anos na Europa, sua formação como mixologista e sommelier de cervejas, seus trabalhos como professor e também como representante do Brasil sendo jurado em vários concursos de cerveja ao redor do mundo. Também destacou os vários reconhecimentos, premiações, medalhas e honrarias recebidas nacionalmente e internacionalmente ao longo da sua história, sendo reconhecido atualmente como um dos cervejeiros caseiros mais premiados do Brasil, possuindo mais de 56 medalhas em concursos nacionais e internacionais. Apontou que é uma honra poder fazer essa singela, porém justíssima homenagem, que tem um valor enorme para a cidade, pois foi considerada a Capital Nacional da Cerveja. “É de extrema importância essa Casa Legislativa poder reconhecer os cidadãos que se dedicam a fazer um excelente trabalho levando o nome de Blumenau para todo o Brasil e até para fora do país. Esse homenageado possui um currículo invejável. Nós nos orgulhamos de termos aqui um cidadão blumenauense com tamanho conhecimento e com tamanha divulgação a nível mundial. Isso demonstra a dedicação e o trabalho que ele desenvolve com a cerveja caseira no município”.

 

O homenageado Douglas Merlo disse que ficou emocionado ao rever as condecorações que recebeu fora do país. “Posso ter recebido várias honrarias fora do Brasil, e isso é muito bom, mas ser reconhecido na minha cidade natal, Blumenau, não tem como mensurar. Ser reconhecido na sua cidade é muito melhor”, expressou. Disse que quando participa de concursos internacionais ou faz suas viagens cervejeiras, sempre faz questão de levar o nome de Blumenau, de Santa Catarina e do Brasil. “Blumenau lá fora tem um reconhecimento muito importante quando se trata de cerveja. Quando digo que sou de Blumenau falam imediatamente da Oktoberfest e do Concurso Nacional de Cerveja que acontecem na cidade. Eu me sinto muito honrado de estar representando a cena cervejeira de Blumenau” destacou, fazendo vários agradecimentos a pessoas, amigos e convidados que estavam na plateia.

 

A segunda homenagem foi feita a Leandro Rodrigues da Silva, o Índio, intendente do Distrito da Vila Itoupava. A homenagem foi proposta pelos vereadores Ito de Souza, Alexandre Matias e Maurício Goll (PSDB). O vereador Ito de Souza contou a história da antiga Cervejaria Feldmann, localizada na Vila Itoupava, que foi a primeira cervejaria do Brasil a criar, produzir e comercializar uma cerveja tipo Bock. Foi contando a história da antiga cervejaria até se tornar o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava, que se encontra atualmente vinculado e gerido pela Intendência Distrital da Vila Itoupava. “Essa homenagem é um reconhecimento ao intendente Leandro, que não mede esforços para transformar a Vila Itoupava em um recanto turístico da cidade. Ele cuida com zelo e carinho do distrito, sempre com o compromisso de tratar toda comunidade com igualdade, expressando sua paixão pela história da Vila Itoupava como se tivesse vivido sempre ali. A gestão administrativa do Leandro tem sido de intenso trabalho, conseguindo tirar muitos projetos do papel. Tem realizado um trabalho espetacular remetendo à antiga Cervejaria Feldmann e dando visibilidade à comunidade local perante grupos de turistas de várias regiões do Brasil, preservando a história e as manifestações culturais da Vila Itoupava”, destacou.

 

O atual intendente do Distrito da Vila Itoupava, Leandro Silva, agradeceu o reconhecimento em nome da comunidade da Vila Itoupava. Destacou que essa cervejaria é a quarta mais antiga da cidade, e entre as mais antigas é a única que restou preservada. Acrescentou que neste mandato foi recuperado todo o acervo histórico para aquele prédio. Lembrou que a cervejaria foi fundada em 1898 e lá se tem todo o maquinário original, importado à época da Alemanha. Ele apontou que Blumenau demorou para reconhecer a antiga cervejaria como Patrimônio Histórico e onde atualmente está sediado o Centro Turístico e Cultural. “Hoje, no Centro Turístico e Cultural, nós oferecemos naquele espaço aulas de violão, de violino, de dança folclórica e de gaita com o Instituto Renato Borghetti. Nós conseguimos aliar naquele espaço a história cervejeira da cidade, a manutenção da tradição e aproveitar para formar novos cidadãos nesse projeto de música que é público, gratuito e que beneficia as crianças daquela comunidade”, ressaltou, dizendo que fica extremamente agradecido pela homenagem. Por fim reforçou o compromisso e o trabalho na defesa da restauração daquele espaço e falou do projeto que a prefeitura de Blumenau está executando para o Complexo da Cervejaria Feldmann.

 

O vereador Adriano Pereira entregou a comenda a Rosamélia Laffin, servidora pública aposentada e ex-intendente distrital da Vila Itoupava nos mandatos de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004, durante o Governo do ex-prefeito Décio Lima.  Apontou que foi a primeira mulher a ser Intendente da Vila Itoupava.  “Essa comenda é pela sua luta enquanto intendente em garantir proteção a um prédio histórico na cidade, que abrigou durante décadas, na Vila Itoupava, a Cervejaria Feldmann. Na sua gestão, o prédio foi adquirido, restaurado e ampliado, e se tornou o Centro Cultural da Vila, sendo entregue oficialmente em dezembro de 2004, tornando-se importante instrumento de apoio, estudo e incentivo à proteção ao meio ambiente paisagístico, arquitetônico, histórico e cultural da região”, relembrou. O parlamentar destacou também todo o  legado de suas gestões para a região da Vila Itoupava, destacando também as conquistas de várias obras e serviços para aquela região, como também seu trabalho à frente dos clubes de Caça e Tiro e integrante de conselhos municipais de políticas públicas. Também ressaltou a sua contribuição para a educação e cultura com projetos. “É uma mulher à frente do seu tempo, sempre assumiu protagonismo nas ações para desenvolvimento da Vila Itoupava, corajosa, líder, sonhadora, realizadora, resiliente, um exemplo a ser seguido em nossa cidade. Ela se orgulha de ser blumenauense e nascida na Vila Itoupava. Uma mulher que ainda contribui e tem muito a contribuir com aquela região e com a cidade”, ressaltou.

 

Rosamélia Laffin recordou da época em que esteve à frente da Intendência da Vila Itoupava entre os anos de 1997 a 2004. “Foi durante essa gestão que houve a aquisição do patrimônio da cervejaria pela “Momento Engenharia”. Quando eu soube da aquisição, fiquei muito feliz, mas quando eu vi o prédio eu pensei que não tinha mais jeito, mas sob o comando de uma competente arquiteta o prédio foi restaurado, ampliado e revitalizado, e entregue à comunidade da Vila Itoupava oficialmente em 7 de dezembro de 2004. Foi uma pequena semente que foi plantada na época, e sem isso não haveria o resgate de um prédio tão maravilhoso. Se isso não tivesse acontecido ele não estaria hoje em dia de pé. O que aconteceu de 2004 até agora foi só maravilha ”, reforçou, fazendo agradecimentos.

 

A homenagem instituída pela Câmara de Vereadores através de decreto legislativo, em 2017, tem como objetivo reconhecer personalidades que se destacam na fabricação e divulgação de cervejas artesanais ou industriais em Blumenau, que recebeu naquele ano o título de “Capital Nacional da Cerveja”. 

 

O decreto legislativo prevê a entrega das comendas a cada dois anos, sempre no mês de março. Em razão da pandemia, a comenda foi entregue apenas uma vez, em 2018.

 

A sessão solene será reprisada pela TVL no próximo sábado, dia 2 de abril, às 21h15, nos canais 14 da NET e 43.2 da TV Digital. Também já está disponível no Youtube.

 

Veja Também!

Vídeo da sessão solene 

O álbum de fotos da sessão solene

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB  |  Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content