Menu

Câmara Mirim de Blumenau é selecionada para participar de programa da Câmara dos Deputados

Câmara Mirim de Blumenau é selecionada para participar de programa da Câmara dos Deputados

 

O Programa Vereador Mirim da Câmara de Vereadores de Blumenau foi selecionado para participar da edição do “Câmara Mirim” de 2022. O Câmara Mirim está em sua 17ª edição e é um programa de educação política promovido pelo Plenarinho da Câmara dos Deputados que simula a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara e no Plenário. Os estudantes do 5° ao 9° do Ensino Fundamental fazem o papel de deputados mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados por crianças e adolescentes de todo o Brasil. A edição do Câmara Mirim 2022 acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2022.

 

O processo de seleção das Câmaras Mirins e escolas neste ano se deu por meio da elaboração de uma redação de até 40 linhas com o tema: “A importância do parlamento na democracia”. As inscrições foram feitas pelos educadores e educadoras, sendo no caso da Câmara Mirim de Blumenau, por meio do coordenador pedagógico, Erlédio Pedro Pering. Foram ao todo 10 educadores e educadoras do país e suas respectivas escolas ou Câmaras selecionadas para participar do evento neste ano. Além de Blumenau foram selecionadas mais três cidades de Santa Catarina: Balneário Camboriú, Guaramirim e Jaraguá do Sul. O resultado pode ser conferido aqui. 

 

Com o resultado, os estudantes do 5° ao 9° do Ensino Fundamental da Câmara Mirim de Blumenau estão automaticamente inscritos para participar. Os selecionados deverão preparar os estudantes para as atividades do Câmara Mirim e confirmar a participação dos estudantes nos eventos do Câmara Mirim até o dia 19 de agosto de 2022.

 

A próxima etapa será a inscrição dos projetos de lei de autoria dos estudantes para esta edição. “Nós todos da equipe do Programa Vereador Mirim já estamos conversando e auxiliando os vereadores mirins para a elaboração e inscrição de seus projetos de lei para o evento. Os estudantes vão apresentar suas propostas também no parlamento mirim daqui e vão tramitar aqui também”, adiantou o coordenador.

 

As inscrições de projetos de lei para o Câmara Mirim 2022 já estão abertas e seguem até o dia 3 de julho de 2022. As propostas inscritas seguirão para uma equipe de consultores, que selecionará as três melhores. Os autores das três melhores propostas são convidados do Plenarinho para defendê-las na Câmara dos Deputados. A data prevista para divulgação do resultado é 5 de agosto de 2022.

 

Para a equipe da Câmara Mirim de Blumenau, é motivo de orgulho ser mais uma vez escolhida para participar, uma vez que historicamente Blumenau sempre está participando das edições. A equipe avalia que é uma oportunidade de aprendizado para os alunos sobre o exercício da democracia e da cidadania e que os mesmos vão levar esses conhecimentos para as suas vidas.

 

Veja Também

A foto destacada nesta matéria

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações do plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados | Foto: Acervo Imprensa CMB

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content