Menu

Câmara Mirim de Blumenau participa do 11º Encontro Estadual de Vereadores Mirins na Alesc

Câmara Mirim de Blumenau participa do 11º Encontro Estadual de Vereadores Mirins na Alesc

 

A Câmara Mirim de Blumenau participou, nesta quarta-feira (1°), do 11º Encontro Estadual de Vereadores Mirins no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O encontro foi promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Alesc, e reuniu 650 estudantes catarinenses entre 9 e 14 anos que integram 38 Câmaras de Vereadores Mirins de diversas cidades catarinenses. De Blumenau estiveram presentes o presidente mirim, Yuri Mendes Cobos Balint; a vice-presidente mirim, Amanda Eduarda Ferreira, Johann de Souza Klayn, primeiro secretário mirim e Emily Piaz dos Santos, segunda secretária mirim, além da vereadora mirim Jolie Weber. O grupo foi acompanhado do assessor do programa, Fagner Jericó, e do coordenador pedagógico do programa, Erlédio Pering. O encontro também contou com diversas autoridades e políticos catarinenses.

 

Segundo a Escola, o encontro teve como finalidade oportunizar a ampliação de conhecimentos sobre política e o papel do Poder Legislativo, promover a troca de experiência entre as Câmaras de Vereadores que desenvolvem o Programa de Vereadores Mirins, além de sensibilizar as demais Câmaras para criação ou ampliação da iniciativa.

 

Na cerimônia de abertura, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), falou aos jovens sobre a importância da participação na política e de buscar informações na hora de votar e de fazer as escolhas políticas, dizendo ainda que eles serão os futuros vereadores, deputados ou senadores. O evento também contou com as participações da presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), e de diversos outros parlamentares, entre eles os deputados blumenauenses Ismael dos Santos (PSD) e Adriano Pereira (PT), este último vereador licenciado da Câmara de Vereadores de Blumenau. Os parlamentares compartilharam suas experiências na política, falaram da importância da democracia e da política, das funções dos políticos e da relevância do encontro para os participantes, além da importância das Câmaras Mirins nas cidades.

 

Na abertura do encontro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, também discorreu sobre a importância dos jovens na política e da cidadania e apresentou a campanha “Bora Votar!”, de iniciativa do TRE e do Tribunal Superior Eleitoral, que visa estimular a participação dos jovens na vida política e o exercício da cidadania, através do voto com o estímulo dos jovens a fazerem o título de eleitor. 

 

Ainda no período da manhã, a programação contou com a presença do ex-vereador mirim de Gaspar em 2016, Leonardo Ames. O ex-vereador mirim palestrou sobre a participação do jovem na política.

 

O assessor do Programa Vereador Mirim de Blumenau, Fagner Jericó, apontou que o feedback dos parlamentares mirins foi muito positivo e eles agradeceram à coordenação do programa por essa oportunidade. “Eles ficaram encantados e cativados com esse encontro, para os mirins foi uma rica experiência, onde puderam conhecer outros vereadores mirins, autoridades, e trocarem experiências. Inclusive o ex-vereador mirim de Gaspar esteve presente no encontro em 2016 e, dessa vez, estava palestrando no evento. Estar onde ele está e as histórias que esse jovem de 19 anos compartilhou servem de incentivo e motivação para os estudantes, inclusive de não desistirem na primeira tentativa, nas dificuldades, nos obstáculos, mas a persistirem nos seus objetivos enquanto vereadores mirins”, apontou, acrescentando que Blumenau continua sendo reconhecida por ser a cidade com a Câmara Mirim mais antiga do Estado.

 

No período da tarde, a programação continuou com a palestra “Conhecendo o Projeto Plenarinho”, com a coordenadora do Plenarinho, portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados, Ana Claudia Ellery Lustosa da Costa, que contou a história do Câmara Mirim de Brasília, programa de educação política da Câmara dos Deputados. Ela incentivou os estudantes a inscreverem seus projetos de lei e participarem desse programa.

 

Por fim, o evento encerrou com a mesa-redonda “Experiências de sucesso do Programa Vereador Mirim em Santa Catarina”, na qual foram compartilhadas experiências das cidades de Arabutã e Jaraguá do Sul. Foi apresentado o Projeto Executivo Mirim da cidade de Arabutã, que fica no Meio Oeste do Estado, com a participação da prefeita de Arabutã, Leani Schmitt, e do presidente da Câmara de Vereadores de Arabutã, Wellington Berner Pereira. A prefeita mirim, Sara Schneider e o vice-prefeito mirim, Eduardo Helbing, também participaram. Eles contaram como funciona o projeto do prefeito e vice-prefeito mirins, iniciativa que começou neste ano na cidade, tendo como objetivo aproximar os jovens e os levarem a conhecer o funcionamento do Executivo municipal. Na oportunidade também foi compartilhada a experiência da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul, com a participação da vereadora mirim Bruna Lazzarotto e do suplente de vereador mirim Romulo Henrique Westphal, juntamente com o coordenador do programa daquele município.

 

Veja Também

O álbum de fotos do evento da Alesc

As imagens dos vereadores mirins de Blumenau

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da Agência Alesc e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content