Câmara Mirim realiza oitava sessão ordinária da legislatura

A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (13), a oitava sessão ordinária da legislatura de 2022. A reunião aconteceu no Plenário da Casa Legislativa e contou com as presenças de vereadores mirins suplentes, entre eles Letícia Aparecida Seberino, da Escola Lothar Krieck, e Lucas Eduardo Fogolari, da Escola Hella Altenburg, que fizeram uso da tribuna para deixarem suas mensagens aos pequenos parlamentares e à comunidade escolar.

Na tribuna a vereadora mirim suplente Letícia Aparecida Seberino falou sobre a atividade do escotismo e como seria interessante para as crianças e adolescentes se houvesse grupos de escoteiros nas escolas ou maior interação dos estudantes com eles. Ressaltou que o escotismo não ensina apenas regras de sobrevivência, como acender uma fogueira, mas também ensina o respeito ao outro, respeito à hierarquia, princípios e valores.

Comentou sobre o grupo que ela integra, chamado Escotim, que é composto por uma grande chefia, cada um com a sua função e responsabilidade.  Citou alguns, destacando os chefes responsáveis pela comida deliciosa e os que oferecem apoio em todos os momentos difíceis. Disse que é grata por eles ensinarem tantas coisas a ela, ressaltando um agradecimento especial aos chefes Sandro e Solange, que não estão mais na tropa, mas que ela guarda no coração por tantos ensinamentos e apoio recebidos e por quem tem muita admiração.  Assinalou que o escotismo nas escolas contribuiria para uma melhor educação de todas as crianças e adolescentes.

O vereador mirim suplente Lucas Eduardo Fogolari denunciou que a comunidade da Escola Hella Altenburg está indignada porque não foi contemplada no projeto de melhorias de calçadas na rua de acesso ao educandário. Explicou que 25 escolas foram contempladas com o projeto, no entanto, apesar da sua escola ser antiga e o pedido da comunidade também ser de muitos anos, não foi suficiente para que a mesma pudesse contar com mais segurança para os seus alunos.

Disse que os estudantes estão indignados e chateados com a medida da Prefeitura. Disse ainda que muitas escolas de ensino fundamental estão em estado precário e precisam de melhorias, e algumas ruas de acesso a muitas escolas não proporcionam segurança aos alunos.  Assinalou que a comunidade está pedindo por providências, seja da prefeitura ou dos proprietários dos imóveis. Afirmou que é preciso tomar providências para garantir a segurança dos estudantes, a quem só cabem fazer as denúncias.

Em seguida os vereadores mirins ocuparam a tribuna para os pronunciamentos do dia. Eles abordaram assuntos como a epidemia de dengue na cidade, o Junho Verde, o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão, entre outros assuntos.

A próxima sessão ordinária dos vereadores mirins será no dia 27 de junho, às 9 horas, no Plenário da Casa.