Programas Institucionais

Câmara Mirim


Histórico

O Programa Vereador Mirim de Blumenau foi pioneiro em Santa Catarina e referência em todo o Brasil pelo seu formato de legislatura anual ou seja, cada vereador mirim tem mandato de um ano.

Assim, os alunos participam de maneira mais efetiva das atividades da Câmara Municipal. Até hoje, mais de 270 vereadores mirins representaram 85 escolas da cidade.

Assista o Vídeo Institucional:

             


Objetivos

Além de promover a aproximação entre a Câmara de Vereadores e as escolas, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre Administração Pública e seu contexto na sociedade brasileira. As experiências irão contribuir na formação pessoal, além de preparar líderes capacitados e conscientes dos deveres e direitos como cidadãos.

Como funciona?

Todos os anos são eleitos 15 vereadores mirins e 15 suplentes que recebem cursos de formação continuada como oratória técnica legislativa, redação oficial entre outros. Os parlamentares mirins participam de sessões solenes, ordinárias e itinerantes em que debatem e elaboram projetos de lei e requerimentos relacionados às suas escolas e à comunidade blumenauense.

Como funciona?

Alunos matriculados na rede municipal, estadual ou particular de ensino de Blumenau, entre o 6º e o 8º ano do ensino fundamental, desde que tenham idade inferior a 15 anos, podem se candidatar ao Programa Vereador Mirim.