Campanha ‘Ciclo do Bem’ contra a pobreza menstrual em Blumenau é divulgada na Tribuna Livre

A representante da Associação de Educação Complementar Puro Amor, Anna Carolina Clasen Anesi de Novaes Dutra Coirolo, ocupou a tribuna livre, na sessão desta quinta-feira (8) para divulgar a campanha Ciclo do Bem, idealizada por ela, em favor do alívio da pobreza menstrual em Blumenau. Destacou o apoio dos vereadores Almir Vieira (PP), Silmara Miguel (PSD) e Cristiane Loureiro (Podemos).

Explicou que pobreza menstrual é o termo usado para definir a situação de mulheres, meninas e homens trans, que menstruam e que não têm acesso a itens básicos de higiene, como absorventes. Apontou que estima-se que uma em cada quatro pessoas não tenha condições de comprar absorventes e acabam utilizando como alternativas estopas, papel higiênico, plástico e até miolo de pão

Assinalou que há muitas pessoas blumenauenses nessas condições e que não há dados oficiais disponíveis. “Não é uma questão que faz parte da pesquisa do IBGE”, exemplificou.

Informou que a campanha Ciclo do Bem, entre 9 de maio a 13 de junho, arrecadou R$ 3.440,00 que foram revertidos em absorventes, coletores de menstruação, sabonetes e papel higiênico. Também foram arrecadados 2.200 absorventes em pontos de coleta de locais parceiros e por doação, a campanha recebeu 106 absorventes de pano.

Afirmou que pensando na sustentabilidade, o uso de absorventes de panos e coletores é estimulado. “Tivemos a doação de 10 coletores e compramos outros 15”.

Além da Puro Amor também foram beneficiadas a Abludef, a Casa Elisa e Márgara Hadlisch.

Observou que a campanha está aliada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destacou outras campanhas de saúde íntima que estão sendo realizada na cidade, como a idealizada pela jornalista Laíde Braghirolli, que trabalha na Câmara de Vereadores. Também lembrou do projeto de lei , do vereador Almir Vieira (PP), com esse teor que tramita na Casa.

Disse que no Instagram @ciclodobemblumenau podem ser acessadas mais informações sobre como colaborar com a campanha.

O álbum de fotos da Sessão Ordinária

A playlist completa no canal do YouTube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio – Imprensa CMB