Menu

Candidatos eleitos são diplomados pela Junta Eleitoral de Blumenau nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores

Candidatos eleitos são diplomados pela Junta Eleitoral de Blumenau nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores

Os 15 vereadores, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e a futura vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB), eleitos para o mandato 2021-2024 foram diplomados pela Junta Eleitoral de Blumenau em sessão solene realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira à tarde (16).

Em razão da pandemia, por respeito às medidas preventivas e às normas sanitárias emitidas pela Secretaria de Estado de Saúde, um público bem reduzido de autoridades convidadas pôde acompanhar a cerimônia, que foi transmitida ao vivo pela TVL e será repetida no próximo sábado (19),  às 21h15min, e domingo (20), às 23 horas, pelo Canal 14 da NET.

A diplomação foi de forma simbólica, sendo todos os eleitos chamados nominalmente, iniciando pelo vereador mais votado. Em seguida foram declarados diplomados também a vice-prefeita e o prefeito, nesta ordem. Os suplentes de vereadores também foram oficialmente diplomados na solenidade.

Os diplomas, assinados digitalmente, estão disponíveis no site do TRE/SC e a entrega do documento está condicionada à apresentação das contas de campanha dos diplomados.

A sessão solene foi conduzida pela juíza da 88ª Zona Eleitoral de Blumenau e juíza-presidente da Junta Eleitoral, Simone Faria Locks. Ao usar a palavra ela explicou que o ato de diplomação credencia e habilita os candidatos eleitos a ingressarem nos mandatos político-eletivos para os quais foram escolhidos pela população. “Esse ato é a derradeira etapa do processo eleitoral que reafirma o estado democrático de direito, de que todo poder emana do povo, que é representado por cada um dos eleitos”.

A representante do Ministério Público Eleitoral de Santa Catarina, promotora da 003ª Zona Eleitoral de Blumenau Maristela Nascimento Indalêncio, em seu pronunciamento lembrou quão grandes são os desafios da função de legisladores e gestores e que serão ainda maiores frente ao enfrentamento grave crise imposta pela pandemia do coronavírus. Falou sobre a responsabilidade econômica, social e democrática, ressaltando que essa última se traduz na manutenção e defesa das instituições, do estado de direito e do respeito às leis, principalmente à Constituição.

A presidente da Subseção da OAB de Blumenau, Maria Terezinha Erbs, também ocupou a tribuna.  Também lembrou aos eleitos que os desafios dos cargos são grandes, diante do crescimento das demandas da sociedade e da limitação dos recursos públicos. Afirmou que a OAB está sempre à disposição para contribuir. Destacou a eleição para o Legislativo de duas mulheres pela primeira vez na mesma legislatura e assinalou que o Legislativo é “literalmente a boca do povo, que transforma os anseios da população em norma aplicável a toda sociedade”.

O vereador Bruno Cunha (Cidadania), por ter sido o candidato eleito mais votado falou em nome dos demais parlamentares eleitos. Ele agradeceu a Deus, à família, amigos pelo apoio recebido e aos eleitores que o reconduziram para um novo mandato. Ao se dirigir aos colegas vereadores que vão compor a Câmara a partir de 1º de janeiro, disse que o momento político atual é mais do que necessário para a união e luta de todos pelo fortalecimento da democracia e do estado de direito. Ressaltou que os eleitos representam todos os que votaram e não votaram neles, os que gostam e não gostam deles, os que acreditam e os que detestam política. “Representamos uma cidade eclética e somos o espelho da nossa população”, afirmou e desejou que todos juntos possam fomentar mais as convergências do que as divergências. “As ideias precisam duelar, nós não”, sentenciou.

A vice-prefeita eleita, Maria Regina Soar (PSDB), dirigiu suas palavras especialmente às mulheres. “Hoje falarei em nome das duas vereadoras eleitas também. Mulheres que como eu optaram por assumir mais uma função em nossa sociedade, a de servir ao povo e a ele prestar contas”. Destacou que como a primeira vice-prefeita eleita na história de Blumenau vem o peso da responsabilidade e a satisfação de estar abrindo o caminho para muitas outras mulheres.

Por fim, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), reeleito, ao fazer seu pronunciamento fez questão de citar nominalmente cada um dos vereadores eleitos. Disse que o fazia porque reconhece a importância do Poder Legislativo e da parceria entre legisladores e gestores, nem sempre com as mesmas ideias, mas fundamental para a construção da cidade.

Assinalou que foi Deus quem transformou a sua vida e o fez ingressar na vida pública. “2020 foi um ano marcante pra todos nós e ao longo desse ano pudemos vivenciar Deus no comando de tudo, decidindo os passos dados por cada um de nós”.

Disse que jamais pensou que quando chegou a Blumenau, há quase 31 anos, iria vivenciar tantos desafios e conquistas. Citou obras e ações que o seu governo realizou nos últimos dois anos e meio, quando assumiu a prefeitura, mas sentenciou que é nas pessoas que a sua gestão pensa. “As pessoas serão a minha principal missão e por isso escolhi estar na política ou ela me escolheu, não sei”.

Também falou sobre a mulher na política e sobre a determinação da sua vice, Maria Regina Soar. Assinalou que cabe a mulher estar onde ela quiser, seja no espaço público ou em casa, cuidando dos filhos.

Disse ainda que a capacidade técnica, tanto da vice, como dele próprio, e do envolvimento com a comunidade, foram fatores determinantes para a eleição da chapa Mário Hildebrandt e Maria Regina, que recebeu 108 mil e 591 votos.

Encerrou afirmando que não existe nova política, mas sim a boa política, que é a que discute e promove as mudanças na vida das pessoas, com zelo e cuidado do dinheiro público e transparência na aplicação dos recursos e das ações.

A Legislatura 2021-2024 da Câmara de Vereadores de Blumenau, a partir de 1º de janeiro será formada pelos seguintes parlamentares:

 

BRUNO HORWATITSCH CUNHA (Cidadania), que recebeu 4.892 votos;

 

GILSON DE SOUZA (Patriota), que recebeu 3.311 votos;

 

CRISTIANE MARTA LOUREIRO (Podemos), que recebeu 3.124 votos;

 

MARCOS DA ROSA,(DEM) que recebeu 2.980 votos;

 

EGIDIO DA ROSA BECKHAUSER (Republicanos), que recebeu 2.733 votos;

 

JOVINO CARDOSO NETO (Solidariedade), que recebeu 2.656 votos;

 

AILTON DE SOUZA (PL), que recebeu 2.638 votos;

 

ADRIANO PEREIRA (PT), que recebeu 2.410 votos;

 

MAURÍCIO GOLL (PSDB), que recebeu 2.231 votos;

 

CARLOS CEZAR WAGNER (PSL), que recebeu 2.220 votos;

 

EMMANUEL ANTONIO SILVERIO DOS SANTOS (Novo), que recebeu 2.115 votos;

 

ALEXANDRE AGENOR MATIAS (PSDB), que recebeu 2.037 votos;

 

SILMARA FERREIRA DA SILVA MIGUEL (PSD), que recebeu 1.961 votos;

 

MARCELO BARASUOL LANZARIN (Podemos), que recebeu 1.942 votos;

 

ALMIR VIEIRA (PP), que recebeu 1.933 votos.

 

Veja Também!

A imagem destacada nesta matéria e demais registros da solenidade

 

Galeria de Fotos do Instagram

This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio /Imprensa CMB

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content