Comissão da Câmara faz balanço da programação em comemoração aos 200 anos de nascimento de Fritz Müller

A Comissão Legislativa Temporária de Representação da Câmara Municipal nos eventos e atividades do bicentenário de nascimento de Fritz Müller realizou a última reunião de trabalho na manhã desta quinta-feira (9), na sede da Fundação Cultural de Blumenau. Estiveram presentes a presidente da comissão, vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) e o vice-presidente, vereador Professor Gilson de Souza (Patriota). Os secretários municipais de Cultura e Relações Institucionais e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rodrigo Ramos e Jefferson Voigtlaender, respectivamente, justificaram as suas ausências por outras agendas.

Na ocasião, os parlamentares fizeram um balanço dos trabalhos realizados pela comissão, que tem prazo de encerramento no dia 15 deste mês. Lembraram de algumas ações da programação em que a comissão participou. A presidente da comissão participou da abertura do Junho Verde e também da sessão solene de homenagens do bicentenário de nascimento de Fritz Müller realizada em abril pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na qual a comissão recebeu homenagem, assim como a participação da comissão em outros eventos comemorativos da cidade. Os membros da comissão também lembraram das reuniões realizadas na Câmara Municipal com as presenças dos secretários municipais de Cultura e Meio Ambiente.

Durante o encontro, os parlamentares também comentaram sobre os eventos e ações que ainda vão ocorrer em Blumenau, especialmente neste mês de junho, em comemoração ao bicentenário de nascimento de Fritz Müller. Citaram as ações que estão ocorrendo do Junho Verde, o mês do Meio Ambiente no município. Comentaram ainda sobre o simpósio que vai ocorrer também em comemoração ao bicentenário de Fritz Müller, no dia 24 de junho, durante a manhã e à tarde, no auditório do Senai. Destacaram a excursão “Caminhos de Fritz Müller”, da Acaprena – Associação Catarinense de Preservação da Natureza, nos dias 16 e 17 de junho, saindo de ônibus de Blumenau, da Rua Itajaí até Curitibanos, percurso que o naturalista Fritz Müller fez descalço e a pé. Por fim lembraram ainda que o desfile oficial da cidade, no dia 2 de setembro, terá como tema o naturalista alemão.

“Nós enquanto comissão cumprimos o nosso papel, pois estivemos presentes, acompanhando a programação, organizando os eventos e representando Blumenau nas comemorações durante esse período. Hoje é a última reunião do grupo de trabalho, mas nós vereadores vamos continuar acompanhando e participando das ações de comemorações do bicentenário de Fritz Müller, pois a programação segue até março de 2023, inclusive em outras cidades de Santa Catarina, onde já participei e estamos sendo convidados”, destacou a presidente.

Como encaminhamento na reunião, o vereador Gilson de Souza propôs juntamente com a vereadora Cristiane Loureiro que a Câmara de Vereadores faça uma sessão solene no mês de novembro e também a entrega da Comenda Municipal do Mérito Fritz Müller. “As comendas Fritz Müller são entregues em novembro, mês em que se celebra o Dia Mundial da Ciência, mas somente no terceiro ano de cada legislatura, mas como este ano se celebra os 200 anos de Fritz Müller queremos antecipar, por isso vamos verificar a possibilidade de apresentar uma emenda, com a concordância do jurídico da presidência de, excepcionalmente, fazer neste ano a entrega das comendas junto com uma sessão solene para homenagear personalidades e entidades envolvidas com o tema Fritz Müller e a ecologia”, adiantou a parlamentar.

A comenda é conferida aos cidadãos e entidades que, pelas suas virtudes e mérito excepcional, no interesse do Município, do Estado ou do País e em prol da medicina, educação, cultura, ciência, e ecologia, tenham se tornado merecedores desta distinção.