Menu

Comissão da Câmara recebe secretários municipais e acompanha andamento da programação de comemoração do Bicentenário de Fritz Müller

Comissão da Câmara recebe secretários municipais e acompanha andamento da programação de comemoração do Bicentenário de Fritz Müller

 

A Comissão Legislativa Temporária de Representação da Câmara Municipal nos eventos e atividades do bicentenário de nascimento de Fritz Müller se reuniu, na manhã desta quinta-feira (28), no Plenário da Casa. Estiveram presentes a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) que é presidente, e o vereador Professor Gilson de Souza (Patriota), como vice-presidente. O vereador Emmanuel Santos – Tuca (Novo) justificou a ausência. Além deles, participaram da reunião os secretários municipais de Cultura e Relações Institucionais e do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rodrigo Ramos e Jefferson Voigtlaender, respectivamente, e a diretora do Patrimônio Histórico-Museológico, Sueli Petry.

 

Na ocasião, os secretários municipais fizeram uma retrospectiva da programação e dos eventos que aconteceram nos últimos meses em comemoração ao bicentenário de nascimento de Fritz Müller e já adiantaram algumas ações para os próximos meses. As ações de comemoração dos 200 anos do naturalista seguem até 31 de março de 2023, não só em Blumenau, mas também em Santa Catarina, no país e até fora do Brasil.

 

O secretário Rodrigo Ramos relatou o andamento da programação em comemoração ao Bicentenário de Fritz Müller. Ele explicou que a Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Meio Ambiente estará lançando, a partir de amanhã, uma campanha nas redes sociais da Prefeitura e das próprias secretarias para procurar por descendentes de Fritz Müller, tentando descobrir e atualizar o catálogo genealógico sobre a família do naturalista. “Oficialmente nós temos esses dados compilados até a década de 1940, mas sabemos que existem muitos outros descendentes vivos, inclusive conhecidos, por isso precisamos atualizar essas informações para ter nos anais das nossas publicações, como na Revista Blumenau em Cadernos. As pessoas que tiverem interesse ou quiserem entrar em contato, ou tiverem algum tipo de dúvida devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura ou entrar em contato através das redes sociais da prefeitura e das secretarias ou ainda pelo telefone 3381-6181”, explicou, acrescentando que a campanha segue até o mês de março do ano que vem, quando encerra a programação alusiva ao Bicentenário, dizendo que a ideia é apresentar essas descobertas. 

 

O parlamentar Professor Gilson inclusive explicou que a reunião serviu como uma prestação de contas da comissão e também dos secretários para apresentar a programação e as ações que já foram feitas na cidade, em especial nas escolas. Lembrou da sua indicação na última reunião para que a história de Fritz Müller fosse inserida e trabalhada nos educandários, por meio de atividades com as crianças e adolescentes.

 

Dentro desse contexto, o secretário Rodrigo relatou que a Secretaria Municipal de Educação tem trabalhando na formação continuada de professores, utilizando as exposições e mostras que foram montadas a respeito de Fritz Müller. “As escolas e esses professores têm levado o personagem de Fritz Müller para dentro das salas de aula dentro das áreas do seu conhecimento e tem trabalhado com os estudantes, através de atividades que estão sendo desenvolvidas, como painéis, rodas de conversa, projetos, visitação de museu”, citou, exibindo algumas imagens dos trabalhos feitos com estudantes em vários educandários. Também adiantou que a ideia é também trabalhar no desfile de aniversário do município, no dia 2 de setembro, com a temática de Fritz Müller com as escolas, professores e famílias. 

 

Em relação a programação futura, o secretário disse também que no mês de maio haverá a celebração de morte do Fritz Müller em que a prefeitura, juntamente com o Instituto Histórico de Blumenau, com o Rotary Club de Blumenau Fritz Müller e a Igreja Luterana do Centro, farão um momento de homenagem no Mausoléu da Família Müller. Apontou que, no próximo dia 5 de maio haverá uma noite multicultural, na qual será feito o lançamento de uma segunda edição de um livro que foi traduzido das obras dos poemas infantis escritos por Fritz Müller. “É um livro que há muito tempo estava esgotado e esse material é muito procurado principalmente para as escolas e para pesquisadores, a fim de entender também esse processo de formação através da linguagem”, destacou, dizendo que o lançamento será a partir das 20 horas.

 

Adiantou também que Blumenau vai receber uma reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Explicou que será feita uma apresentação e relatos a respeito dos caminhos que Fritz Müller percorreu durante todo o seu movimento de pesquisa, mas também ao lado do Doutor Blumenau, ajudando a abrir as estradas no Estado de Santa Catarina. Também apontou que no fim do primeiro semestre será realizado um encontro relacionado a Fritz Müller, promovido pela Universidade Regional de Blumenau.

 

Lembrou da celebração do dia 31 de março, que foi comemorada não só em Blumenau, mas em Santa Catarina, incluindo a homenagem na Assembleia Legislativa do Estado, como também a sessão solene no Congresso Nacional.  Também lembrou das comemorações internacionalmente. Apontou que a visitação da exposição sobre Fritz Müller montada na Secretaria Municipal de Cultura foi estendida e ficará aberta ao público até o dia 21 de junho, de terça a domingo, das 10 horas às 16 horas.

 

O secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jefferson Voigtlaender, discorreu um pouco sobre as reformas e melhorias feitas no Museu de Ecologia Fritz Müller. Também comentou sobre a exposição a céu aberto que foi montada lá e o monumento alusivo aos 200 anos de nascimento instalado no local. Adiantou que a ideia é terceirizar a gestão museológica da estrutura, e inclusive já foi feito o chamamento público para qualificar ainda mais a história, como também incrementar o acervo relacionado a história do museu, inclusive fazendo uma modernização na parte interna do museu. Adiantou ainda que o Junho Verde, mês do Meio Ambiente em Blumenau, será dedicado às questões ambientais e será alusivo à memória de Fritz Müller e da sua importância para o meio ambiente.

 

A vereadora Cristiane adiantou que a Câmara de Vereadores participará da programação em novembro, quando é comemorado o Dia Mundial da Ciência com a entrega da Comenda Fritz Müller. Também comunicou que, após sugestão do vereador Professor Gilson em concordância com os demais presentes, a próxima reunião da comissão será no dia 21 de maio com a celebração de morte do naturalista no Conjunto Museológico do Mausoléu da Família Müller na Igreja Luterana. Também comunicou que a ideia é que a reunião seguinte também possa ser itinerante, a ser agendada no Museu de Ecologia Fritz Müller. “Todos os convidados trouxeram as ações que têm sido realizadas na cidade, envolvendo o meio ambiente, a educação e a cultura. A ideia de levar as próximas reuniões para fora da Câmara e, principalmente, para as duas secretarias mais envolvidas com o naturalista é importante e positiva, pois assim acompanhamos e vivenciamos essas ações mais de perto e participamos mais efetivamente das atividades. Inclusive a nossa comissão se torna mais dinâmica”, enalteceu a parlamentar.

 

Veja Também

O álbum de fotos da reunião da Comissão

O vídeo completo da reunião

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

 

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content