Menu

Comissão da Câmara vai marcar agenda com o Governo do Estado para levar relatório com as demandas dos diques da cidade

Comissão da Câmara vai marcar agenda com o Governo do Estado para levar relatório com as demandas dos diques da cidade

 

A Comissão Permanente de Defesa Civil se reuniu, na manhã desta quinta-feira (24), no Plenário da Casa Legislativa, para o primeiro encontro do ano.  Fazem parte da comissão o vereador Almir Vieira (PP), como presidente; o vereador Alexandre Matias (PSDB) como vice-presidente; o relator vereador Maurício Goll (PSDB) e como membros Carlos Wagner – Alemão (PSL) e Marcelo Lanzarin (Podemos), que justificou ausência por conta de agenda externa.

 

Nesta primeira reunião, os parlamentares fizeram uma retrospectiva dos últimos trabalhos feitos pela comissão da Câmara, especialmente, no ano passado, com as visitas técnicas aos cinco diques de Blumenau e também na Barragem José Boiteux. Também salientaram que na última reunião no ano passado foi deliberado que seria feito um levantamento em conjunto com o secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina, das demandas e necessidades de investimentos de cada um dos diques individualmente para fazer um relatório e encaminhar ao Governo do Estado, especificamente para a Secretaria de Defesa Civil do Estado e ao governador Carlos Moisés, a fim de buscar os recursos.

 

“Nas visitas em todos os diques, vimos as necessidades de reformas e de ampliação. Nós já temos levantamento do orçamento de cada dique e do que precisa ser feito e vamos levar diretamente ao Governo do Estado, na Defesa Civil do Estado, que já está aguardando este trabalho. Sabemos até que já têm os recursos, estamos falando em cerca de R$ 9 milhões que serão investidos nesses diques, inclusive até na construção do novo dique que seria da Rua São Paulo. São investimentos de mais de 4,5 milhões no Dique da Fortaleza, por exemplo, com mais uma bomba e geradores, que hoje têm apenas duas bombas, além dos investimentos nos demais diques e da construção desse novo dique”, adiantou o vereador Alemão, dizendo que a Secretaria de Defesa Civil do Estado já se prontificou a arcar com esses investimentos.

 

O presidente Almir Vieira apontou que com o relatório pronto com os pedidos e necessidades iniciais, o próximo passo será entregar ao Governo do Estado. “A ideia é agendar uma reunião da comissão com o Governo do Estado para ir a Florianópolis e entregá-lo oficialmente na Defesa Civil do Estado, aguardando um posicionamento da secretaria, até porque já existe uma promessa e o compromisso de trazer os recursos de cerca de R$ 9 milhões,  o que nós precisamos que aconteça urgentemente” apontou. Ainda não há uma data exata para a ida a Florianópolis.

 

O parlamentar também adiantou que para a próxima reunião, que ainda não tem uma data marcada, será convidado o novo comandante do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, Armando Lacerda dos Santos, para que possa se familiarizar com a comissão, a cidade e com o Poder Legislativo dentro da questão da Defesa Civil e dos eventos climáticos que costumam assolar a região. 

 

Veja Também

A galeria de fotos da Comissão

O vídeo da reunião

 

Galeria de Fotos do Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content