Comissão Especial de Análise dos Serviços de Telefonia vai convocar operadoras para apresentarem planos de investimentos na cidade

A Comissão Legislativa Temporária Especial de Análise dos Serviços de Telefonia de Blumenau se reuniu pela primeira vez no ano na manhã desta terça-feira (6) no Plenário para planejar os trabalhos do grupo para este ano. Os participantes da Comissão definiram que o presidente será o vereador proponente, Adriano Pereira (PT), o vereador Ito de Souza (PL) será o vice-presidente e o vereador Maurício Goll (PSDB) será o relator.

Assista aqui ao vídeo na íntegra da reunião da Comissão

Os vereadores também definiram que a próxima reunião da Comissão será no dia 10 de agosto às 11 horas. Serão convocados a participar da reunião representantes das quatro principais operadoras de telefonia presentes em Blumenau: Claro, Oi, Tim e Vivo, além do coordenador do Procon da cidade. A intenção é cobrar das operadoras os plano de investimentos em andamento, as previsões para este ano e o próximo, e cobrar a resolução de problemas de falta de sinal em localidades que serão apontadas pelos vereadores.

Além disso, a Comissão pretende conhecer como está o relacionamento das operadoras com o Procon e o número de reclamações de consumidores de Blumenau referentes a essa área. Em outro momento, a comissão pretende convocar as demais operadoras que trabalham localmente com serviços de internet via fibra e outros para discutir de que forma é possível avançar para melhorar a prestação do serviço de telecomunicação em Blumenau.

O presidente da Comissão, vereador Adriano Pereira, ressaltou que durante os trabalhos dessa comissão em outras legislaturas muitas conquistas foram alcançadas. “Conseguimos, por exemplo, aperfeiçoar legislações que facilitaram a instalação de novas antenas de telefonia em diversas localidades. Mas ainda há muito o que se fazer, pois ainda existem locais sem sinal de telefonia. Queremos continuar reivindicando das operadoras que continuem fazendo os investimentos e que as novas tecnologias disponíveis sejam implantadas em nosso município”.

O vereador Ito de Souza assinalou que seu desejo é fazer encaminhamentos o mais rápido possível para que as demandas dos blumenauenses sem sinal de telefonia sejam atendidas. “Precisamos fazer contato com as operadoras e um levantamento minucioso dos locais em que o sistema de telefonia ainda precisa ser implantado, garantindo que toda a comunidade possa dispor desse serviço”.

O vereador Maurício Goll lembrou que enquanto vereador suplente, em 2013, fez parte dessa comissão e lembrou dos avanços conquistados. “Graças às discussões nessa comissão, foram aprovados projetos que trouxeram avanços na área ambiental e possibilitaram a ampliação da cobertura de telefonia na região da Nova Rússia, por exemplo”, recordou. Ele ainda apontou que as três regiões representadas pelos vereadores integrantes da Comissão, Grande Garcia, Velha Grande e Tatutibas, entre outras, têm dificuldades com sinal de telefonia.

A galeria de fotos da reunião

O vídeo na íntegra da reunião da Comissão

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Denner Ovidio | Imprensa CMB