Menu

Comissão Legislativa que acompanha municipalização do Sesi realiza primeira reunião com a presença do secretário Marcelo Greuel

Comissão Legislativa que acompanha municipalização do Sesi realiza primeira reunião com a presença do secretário Marcelo Greuel

A Comissão Legislativa Temporária de Acompanhamento da Municipalização do Complexo Esportivo do Sesi se reuniu pela primeira vez nesta quarta-feira (26), no Plenário da Câmara, e contou com a presença de Marcelo Greuel, secretário de Turismo e Lazer de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica.

Logo no início da reunião os parlamentares definiram o comando do grupo de trabalho: o vereador Alexandre Matias (PSDB) foi escolhido o presidente; o vereador Carlos Wagner – Alemão será o vice-presidente; o vereador Ito de Souza (PL) irá desempenhar a função de relator, e os vereadores Professor Gilson (Patriota) e Marcelo Lanzarin (Podemos) serão os membros da Comissão. Matias ressaltou que a iniciativa da comissão, criada pelo Requerimento 716/2021, é de autoria do presidente da Casa, Egídio Beckhauser (Republicanos), que por uma questão regimental não pode participar do grupo, mas esteve presente neste primeiro encontro e acompanhará todas as ações e discussões a respeito do tema.

Greuel assinalou que por uma mudança de foco do SESI de esporte para educação, surgiu a oportunidade da municipalização da estrutura, e o prefeito solicitou às secretarias competentes que encontrem uma equação para tornar viável financeiramente e economicamente essa municipalização do Complexo. “Estabelecemos um período de trabalho de 120 dias entre a prefeitura e a FIESC para fazermos um levantamento claro dos espaços que compõem a estrutura, as adaptações necessárias, a avaliação do imóvel e os custos e manutenção. Ao final desse processo vamos entregar um plano de negócios para tornar viável a municipalização com equilíbrio econômico e financeiro”.

Ele também frisou a importância da estrutura para Blumenau, tanto no campo esportivo – com o estádio municipal e uma arena – como também para o turismo. “Juntamente com a Vila Germânica, teremos o maior complexo turístico do Brasil, com quase 500 mil m2. Para comparação, em São Paulo o Anhembi tem 330 mil m2 e é concessionado”. Disse ainda que na tarde desta quarta-feira terá as primeiras reuniões com a iniciativa privada, para apresentar os espaços disponíveis para que o plano de municipalização saia do papel pela sinergia entre o poder público e a iniciativa privada.

O presidente da Comissão, Alexandre Matias, falou da importância de que a Comissão Legislativa tenha assento nas reuniões que tratarem da municipalização, pois a proposta precisa transcender questões pessoais e ser da cidade como um todo. Também disse que o mais importante nessa questão da municipalização é a vontade de ambas as partes de celebrar a negociação do espaço, que terá foco no esporte, mas vai abrir uma infinidade de possibilidades para o setor turístico, fortalecendo a economia. “Vamos trabalhar para equalizar essa ação a fim de que Blumenau possa garantir a permanência da estrutura do Sesi disponível para a nossa comunidade”.

O vereador Ito de Souza também ressaltou que é importante que a Comissão acompanhe juntamente com o secretário as ações relativas ao Sesi, porque os vereadores podem fazer articulações se eventualmente houver a necessidade de captação de recursos. Declarou, ainda, seu apoio à causa, ressaltando que todos devem remar na mesma direção. “Vamos tirar do papel esse sonho de termos um estádio municipal”, disse, acrescentando que a viabilidade econômica pode passar pela instalação de lojas naquele espaço.

O vereador Carlos Wagner – Alemão defendeu que a estrutura do Sesi continue vocacionada para o esporte, e opinou que transformá-la em um espaço voltado à educação seria um desperdício, mas que essa demanda poderia ser alocada no Senai ou na Furb para que a cidade não perca os recursos do Sistema S. Também alertou que a estrutura conta com quase 120 funcionários para manutenção, e que esse número seria diferente na iniciativa privada. Lembrou que houve um tempo em que quase duas mil pessoas utilizavam a estrutura do Sesi por dia, e disse que isso pode voltar a ser realidade.

Para o vereador Professor Gilson, o espaço, se bem utilizado, poderá se auto-sustentar ou até gerar lucro para a prefeitura. Ele disse que ainda precisa dos dados completos para avaliar, mas afirmou que deseja auxiliar o município a equacionar o custeio daquele espaço. “O município pode optar por alocar naquele local secretarias que hoje estão em imóveis alugados, ou até a própria Câmara de Vereadores. O espaço também pode ser utilizado de inúmeras formas, não só o estádio, mas também para eventos, competições, shows e outras atividades turísticas que beneficiarão Blumenau e região”.

O líder do governo, vereador Marcelo Lanzarin, assinalou que poucas cidades do país contam com uma estrutura esportiva tão completa como a do Sesi, e isso possibilitou que Blumenau sediasse grandes eventos esportivos, como os Jogos Escolares da Juventude, em 2019. “Não podemos deixar que isso se perca. Vamos trabalhar juntos para que a municipalização se torne viável, inclusive com a instalação de associações que representam modalidades esportivas, que poderiam estar naquele local contribuindo com a viabilidade econômica do complexo”, afirmou.

O vereador Maurício Goll (PSDB), que não faz parte do grupo mas também acompanhou a reunião, ressaltou que a comissão é um grupo eclético, formada por vereadores especialistas nas mais diversas áreas. “Eu acredito que com essa união da Câmara com a prefeitura no levantamento das possibilidades e necessidades, poderemos fazer com que esse sonho de toda a comunidade blumenauense se torne realidade”.

Ao final, ficou definido que na próxima quarta-feira, dia 2 de junho, às 9 horas, o grupo visitará o Complexo Esportivo do Sesi para conhecer as condições atuais da estrutura juntamente com o secretário. Já a próxima reunião da Comissão na Câmara ficou agendada para o dia 17 de junho, às 11 horas, no Plenário da Casa.

 

Veja Também!

O vídeo da reunião da Comissão na íntegra

A galeria de fotos da Comissão

 

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content