Deputado luxemburguês ocupa a tribuna e fala sobre visita a Santa Catarina

O deputado federal de Luxemburgo, Sven Clement, ocupou a tribuna livre na sessão desta quinta-feira (5) para falar sobre sua visita a cidades catarinenses para conhecer as famílias e os descendentes luxemburgueses no Brasil.

Ele falou em luxemburguês, com tradução do vereador Sylvio Zimmermann, e agradeceu a oportunidade de troca e de falar aos blumenauenses. Ressaltou que a visita visa redescobrir ligações partilhadas e tentando reparar as ligações históricas para a era digital. Disse que descobriu que o vereador Sylvio Zimmermann fez uma legislação para proteger a receita de um prato muito apreciado em Luxemburgo, que é o queijo Kochkäse.

O deputado luxemburguês também apontou que se sentia em casa em Santa Catarina, local onde a maioria da população partilha laços com imigrantes. Destacou que veio visitar, no estado, a maior comunidade de luxemburgueses fora da Europa, apontando que atualmente o Brasil é lar da quarta maior comunidade de cidadãos luxemburgueses. Frisou que os descendentes podem assinar papéis para se tornarem luxemburgueses, e disse que sua visita é para ouvir e apoiar as reformas necessárias para os cidadãos de Luxemburgo que vivem no Brasil.

Ao final, lamentou que não poderá estar presente na Oktoberfest, uma vez que a data coincide com a sessão de abertura anual do parlamento. Mas disse que não será sua última visita a Santa Catarina. “Já vi muito pelo que vale a pena voltar”, assinalou.