‘Dia de Doar’ é tema da tribuna livre

Loriberto Starosky Filho, representante do Instituto Cognitio, ocupou a tribuna na sessão desta terça-feira (7) para falar sobre o “Dia de Doar”. Ele explicou que trata-se de um movimento global com o propósito da promoção da generosidade entre pessoas físicas e jurídicas em prol de quem necessita. Ressaltou que o povo de Blumenau sempre colabora quando é chamado a ajudar e disse que a cidade teve sua participação na mobilização nacional do dia 30 de novembro, quando a data foi celebrada.

Também disse que a doação deve ser constante, diária, semanal, e muitas pessoas não podem esperar um único dia do ano para que alguém as ajude.

Assinalou que o Dia de Doar não tem dono e qualquer organização, pessoa e até o poder público pode se apropriar dos materiais desenvolvidos anualmente, como marcas, imagens e jingles, pois a intenção é reunir maior número possível de participantes. Também informou que no país a Associação Brasileira Captadora de Recursos encabeça as campanhas.

Relatou que a data foi celebrada pela primeira vez no Brasil em 2013, um ano após ter sido comemorada nos Estados Unidos. Disse que busca ser um contraponto ao consumismo da Black Friday e do Cyber Monday.

Lembrou que a data faz parte do calendário oficial do município, o que confere maior credibilidade ao movimento. Falou que o movimento ‘Doa Blumenau’ é considerado uma campanha comunitária, e não tem foco único e exclusivo, mas sim o propósito de atender mais organizações e necessidades.

Falou sobre os eventos realizados na cidade, em especial a exposição realizada neste ano no Bremen Center, e citou as organizações que participaram.

Finalizou dizendo que toda ajuda é bem-vinda, desde que seja feita com o coração, e divulgou as redes sociais do movimento: @doablumenau, @diadedoar e o site diadedoar.org.br.