Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual infantil é lembrado na tribuna da Câmara

A coordenadora do Comitê Permanente da Rede de Atenção Integral às pessoas em situação de violência Sexual, Doméstica, Familiar ou Institucional de Blumenau, Anelize Termann Schlösser, ocupou a tribuna livre, na sessão desta quinta-feira (13), para falar sobre o Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil, que é lembrado no dia 18 de maio.

Explicou que ela é representante da Educação dentro do comitê, que existe desde 2012 e foi instituído no município através do decreto lei nº 13.102. Destacou que a rede pública de Blumenau é referência para outros municípios no atendimento das pessoas em situação de violência e também nas ações de prevenção. Apontou que a cada dia se luta para a qualificação no atendimento à população.

Lamentou os inúmeros casos de violência que acontecem nas redes municipal, estadual e particular de ensino. “Acompanhamos todas as ações de prevenção e atendimento das crianças, adolescentes e famílias da rede municipal. A nossa luta não para na busca de qualificar a rede municipal, de dar suporte aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores no dia a dia para o atendimento de qualidade às situações de violência. A educação é onde se recebe aproximadamente 95% das denúncias que chegam. As crianças e adolescentes encontram o acolhimento no espaço escolar para fazer a denúncia de uma violência que na maioria das vezes acontece no espaço familiar”, salientou, destacando que a região Norte da cidade é a que apresenta os maiores índices de violência doméstica e sexual contra as mulheres.

Lembrou que na próxima terça-feira, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil. Informou que a prefeitura, por meio do comitê, vai realizar, nesta data, uma roda de conversa online sobre “Violência sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes”, com o psicólogo do Poder Judiciário de Santa Catarina, Ricardo Luiz de Bom Maria.

Agradeceu o espaço da Casa Legislativa e pediu o apoio e incentivo dos vereadores na divulgação das ações de prevenção do comitê e do município no combate à violência. Também colocou o comitê à disposição dos parlamentares para quais questionamentos ou para conhecer o trabalho que é desenvolvido no município.

O álbum de fotos da Sessão Ordinária

A playlist completa no canal do youtube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio – Imprensa CMB