Diretor de operações da Secretaria de Defesa Civil faz balanço das ações do Julho Laranja em Blumenau

No início da sessão ordinária desta terça-feira (30), o diretor de operações da Secretaria de Defesa Civil, Dirceu Rodrigues, ocupou a tribuna livre e apresentou um balanço sobre as ações desenvolvidas durante o mês Julho Laranja em Blumenau.

Destacou que a intenção do mês é conscientizar a população para a necessidade de estar preparados para eventos climáticos. Falou sobre palestras e simulados realizados na cidade. “Foi desenvolvido um simulado de abandono em CEIs e Escolas para instruir educadores e alunos. Blumenau foi a primeira cidade do país a realizar esse tipo de ação preventiva”, enfatizou.

Lembrou que do simulado de desastre realizado na Nova Rússia, que simulou o que já ocorreu em um passado recente. “Vários órgãos oficiais estiveram envolvidos e 177 pessoas estiveram diretamente envolvidas para orientar a comunidade local”. Disse que mais de 120 pessoas daquela região foram cadastradas.

Comentou ainda a presença do secretário nacional de Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves, no Simpósio Municipal de Defesa Civil, realizado em Blumenau. Mencionou ainda a palestra do jornalista e psicólogo Luiz Carlos Prates no evento realizado no auditório da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de Blumenau (Etsus Blumenau).

Por fim, sustentou que é importante manter a comunidade sempre informada, atuando na prevenção. “Não é possível evitar as catástrofes climáticas, mas é possível minimizar as perdas de vidas na cidade”, finalizou.

Sobre o Julho Laranja:
O Julho Laranja foi instituído pela Lei nº 8158/2015, e é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão, com o apoio da Defesa Civil de Santa Catarina, 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros Militar, Seterb, Sindicato das Seguradoras (Sindsegsc) e Núcleo de Defesa Civil (Nudec).

A playlist completa no canal do youtube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio – Imprensa CMB