Diretora do Campus Gaspar do IFSC destaca atuação do instituto na região

A diretora do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Ana Paula Kuczmynda da Silveira, ocupou a tribuna livre, no início da sessão desta quinta-feira (2) para falar sobre os cursos e as parcerias oferecidas pela instituição, que atende toda a microrregião e tem sua sede no bairro Bela Vista, na divisa com Blumenau.  Ela destacou que o IFSC Gaspar completa 11 anos na próxima segunda-feira (29) e que hoje é o segundo maior campus do Estado, sendo também considerado pelo Ministério da Educação um dos maiores e melhores do País, atendendo 2.900 estudantes da região e de vários estados do Brasil pelo ensino à distância. Explicou que o IFSC é composto por 22 campus instalados em 20 municípios.

Apontou que o campus de Gaspar atua em cinco eixos tecnológicos, abrangendo as áreas de informática, vestuário, gestão de negócios, educação e qualificação profissional.  Destacou que a área de informática reúne curso técnico integrado desde o ensino médio ao ensino superior. “Somos o segundo campus em número de estágios supervisionados. O curso com quatro de existência tem nota máxima do MEC. Nossos estudantes estagiam nas empresas da região e desde o início do ano fazemos parte do Programa Entra 21”, assinalou.

Destacou que no eixo de vestuário, o curso de design de moda também é considerado um dos melhores do País, trabalhando na lógica da inovação. Na área de gestão de negócios, explicou que o instituto consolidou parceria este ano com a Fundação Bunge, o que permitiu oferecer o curso de empreendedorismo e gestão de pequenos negócios para todas regiões do País.

Na área de educação, ressaltou que além dos cursos de pós-graduação, o IFSC-Gaspar tem uma parceria muito forte com Blumenau. Destacou que a instituição é quem presta assessoria ao projeto das escolas bilíngues do município e é responsável também pelo processo de qualificação dos professores dos municípios do entorno.

Disse que essa ação do IFSC-Gaspar se reflete no processo de acolhimento de haitianos e venezuelanos e que atualmente há 280 alunos imigrantes ou filhos de imigrantes na rede de ensino. Fez um agradecimento à vereadora Cristiane Loureiro (PODE), lembrando que a parlamentar quando era presidente da Pró-família firmou parceria com o instituto, dando início ao acolhimento das famílias de venezuelanos e haitianos que chegavam no município e ampliando essa parceria com a Viacredi e a Reciblu.

Assinalou que ainda com a Pró-família, o campus de Gaspar também está desenvolvendo o projeto Ludoteca, específico para os idosos, e lembrou que o instituto é referência no Brasil em projetos de pesquisa e extensão.

Apontou a importância do apoio dos representantes políticos para a melhoria da estrutura do campus de Gaspar. Disse que no próximo ano o objetivo é aumentar os laboratórios dos cursos de vestuário, pois uma das grandes demandas da indústria da região é a de formação na área. Afirmou que esteve recentemente em Brasília e obteve o compromisso dos três senadores catarinenses para a liberação de recursos, através de emendas parlamentares, com esse propósito. Dirigiu-se ao deputado estadual Ivan Naatz (PL), presente no Plenário, solicitando o apoio político.

Comentou que a instituição recebeu recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Ângela Amin (PP) e Peninha (MDB) destinadas a obras de acessibilidade. Explicou que o Instituto Federal de Santa Catarina, por ser federal, segue a lei de cotas, e que por isso, recebe muitos estudantes com deficiência.

Por fim prestou pediu que os vereadores seguissem as redes sociais e acompanhassem o site da instituição. Encerrou seu pronunciamento com um agradecimento especial à vereadora Cristiane Loureiro, entregando-lhe uma lembrança.