Diretora do IFSC Gaspar pede na tribuna retomada das linhas de ônibus urbano de Blumenau no Bela Vista

A diretora-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC Câmpus Gaspar, Ana Paula Kuczmynda, ocupou a tribuna no momento da presidência na sessão desta terça-feira (7). Ela apresentou o problema enfrentado por grande parte dos alunos da instituição, com a retirada das linhas de ônibus que atendiam a região do Bairro Bela Vista, após o fim do Consórcio Siga em 2016.

Segundo a diretora, pelo menos 40% dos estudantes do Campus são moradores de Blumenau e forçados a caminhar mais de um quilômetro pelo acostamento da rodovia até o terminal urbano. Lembrou que em 2010 o câmpus foi implantado na região do Bela Vista, de modo a atender toda a microrregião, sendo um dos maiores do estado com mais de 2.900 estudantes, recebendo, no processo de educação continuada, cerca de quatro mil alunos de Gaspar, Blumenau e Pomerode.

A diretora citou o exemplo de uma mãe que a procurou dizendo que iria tirar a filha do curso, simplesmente pela deficiência no transporte coletivo que atende a região. Disse que toda semana ouve relatos de estudantes na mesma situação, de terem que andar um quilômetro embaixo de chuva, às 22h30 ou chegarem atrasados por saírem do trabalho e não terem como se deslocar até o câmpus.

Ao mesmo tempo, informou que a instituição encaminhou ofício aos prefeitos de Blumenau e Gaspar, que prometeram dar o encaminhamento necessário. E renovou apelo ao poder Legislativo blumenauense para reforçar a solicitação.

“Nossos cursos são totalmente afinados aos arranjos produtivos da região, sendo inaceitável que pessoas sejam excluídas de um ensino público gratuito e de qualidade por uma questão de transporte público. Se o estudante não mora na rota da Empresa Verde Vale, alguém terá que levá-lo até o terminal, ou pagar duas passagens, o que é incompatível com a situação de empobrecimento da população”, assinalou.

Ela disse esperar o retorno dos ônibus da Blumob, já que há concordância entre as duas prefeituras. O vereador Bruno Cunha (Cidadania) informou que fará o encaminhamento através da Comissão de Transporte do Legislativo.