Menu

Diretora do IFSC Gaspar pede na tribuna retomada das linhas de ônibus urbano de Blumenau no Bela Vista

Diretora do IFSC Gaspar pede na tribuna retomada das linhas de ônibus urbano de Blumenau no Bela Vista

 

A diretora-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC Câmpus Gaspar, Ana Paula Kuczmynda, ocupou a tribuna no momento da presidência na sessão desta terça-feira (7). Ela apresentou o problema enfrentado por grande parte dos alunos da instituição, com a retirada das linhas de ônibus que atendiam a região do Bairro Bela Vista, após o fim do Consórcio Siga em 2016.

 

Segundo a diretora, pelo menos 40% dos estudantes do Campus são moradores de Blumenau e forçados a caminhar mais de um quilômetro pelo acostamento da rodovia até o terminal urbano. Lembrou que em 2010 o câmpus foi implantado na região do Bela Vista, de modo a atender toda a microrregião, sendo um dos maiores do estado com mais de 2.900 estudantes, recebendo, no processo de educação continuada, cerca de quatro mil alunos de Gaspar, Blumenau e Pomerode.

 

A diretora citou o exemplo de uma mãe que a procurou dizendo que iria tirar a filha do curso, simplesmente pela deficiência no transporte coletivo que atende a região. Disse que toda semana ouve relatos de estudantes na mesma situação, de terem que andar um quilômetro embaixo de chuva, às 22h30 ou chegarem atrasados por saírem do trabalho e não terem como se deslocar até o câmpus.

 

Ao mesmo tempo, informou que a instituição encaminhou ofício aos prefeitos de Blumenau e Gaspar, que prometeram dar o encaminhamento necessário. E renovou apelo ao poder Legislativo blumenauense para reforçar a solicitação.

 

“Nossos cursos são totalmente afinados aos arranjos produtivos da região, sendo inaceitável que pessoas sejam excluídas de um ensino público gratuito e de qualidade por uma questão de transporte público. Se o estudante não mora na rota da Empresa Verde Vale, alguém terá que levá-lo até o terminal, ou pagar duas passagens, o que é incompatível com a situação de empobrecimento da população”, assinalou.

 

Ela disse esperar o retorno dos ônibus da Blumob, já que há concordância entre as duas prefeituras. O vereador Bruno Cunha (Cidadania) informou que fará o encaminhamento através da Comissão de Transporte do Legislativo.

 

Veja Também

O vídeo completo da sessão

A galeria de fotos da sessão

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content