Menu

Duas lideranças comunitárias são homenageadas pela Câmara com a Comenda do Mérito Joel Bernardes

Duas lideranças comunitárias são homenageadas pela Câmara com a Comenda do Mérito Joel Bernardes

 

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quinta-feira (24) sessão solene de entrega da Comenda Municipal do Mérito Comunitário Joel Bernardes a duas lideranças. A solenidade, que aconteceu no Plenário da Casa, foi conduzida pela presidente em exercício da Casa Legislativa, vereadora Silmara Miguel (PSD). Também contou com as presenças do vereador Almir Vieira (PP), homenageados, familiares de Joel Bernardes, demais autoridades municipais, lideranças comunitárias e convidados. Os demais vereadores justificaram ausência por compromisso já anteriormente agendado ou por estarem representando a Câmara em outros eventos pela cidade.

 

 

A Comenda Municipal do Mérito Comunitário Joel Bernardes é conferida aos líderes comunitários que se destacam pela sua capacidade de iniciativa, pelo exemplo de determinação e por mérito excepcional na realização dos interesses da comunidade blumenauense. Os homenageados foram escolhidos pelo vereador proponente, porém aprovados pelos demais parlamentares da Casa Legislativa.

 

 

O vereador Almir Vieira propôs a entrega da Comenda do Mérito Comunitário Joel Bernardes a Nair Jacinto Wotmeyer pelos seus serviços realizados em prol dos interesses da comunidade blumenauense. O parlamentar destacou a história de vida da homenageada que teve como referência desde cedo o seu pai, para começar a fazer trabalhos voluntários. Apontou que ela trabalha como empregada doméstica e começou a se envolver na igreja, associação de moradores do bairro e fundou a Casa de Apoio às crianças portadoras de neoplasia. Lembrou que em 2000 descobriu que seu filho com 11 anos na época tinha leucemia. “Ela não abaixou a cabeça, seguiu firme continuando a fazer mais trabalhos ainda na comunidade, criou a Casa de Apoio, começou a ajudar outras mães e outras famílias que passavam pela mesma situação de doença, demonstrando seu carinho e afeto pelo próximo. Nair merece os nossos aplausos e nossas homenagens por tudo que fez e faz pela comunidade sem almejar nada em troca. Seu coração sempre foi voltado para o bem, está sempre preocupada com o bem-estar das pessoas”, ressaltou.

 

 

A homenageada contou a sua história de vida e de voluntariado como mãe fundadora da Casa de Apoio às crianças portadoras de neoplasia, como ministra na Igreja, como fundadora de um grupo de mulheres no bairro Nova Esperança e seus trabalhos nos pedágios beneficentes, entre outros serviços comunitários. “Tudo isso só é possível porque tenho uma família que me apoia, meus amigos que nunca soltaram a minha mão para continuar ajudando ao próximo”, destacou, agradecendo a todos pela honraria. Contou que conheceu o líder comunitário Joel Bernardes, que dá nome à Comenda. “Eu ouvi ele na rádio reivindicando melhorias para sua comunidade. Naquela época, em 2003, eu estava organizando o encontro das mães com filhos em tratamentos do câncer e em Blumenau ainda não tinha tratamento. O tratamento do meu filho em Curitiba já tinha finalizado. Eu temia perder o meu filho para essa doença, mas Deus fez um milagre em minha vida e por isso eu faço esse trabalho de caridade aos irmãos, juntando as mães para ter tratamento aqui na cidade”, ressaltou, contando um pouco mais do seu contato e amizade com o líder comunitário Joel Bernardes e com a família dele. “Hoje estou recebendo essa homenagem com muita honra que leva o nome de uma pessoa que foi um grande líder comunitário, que deixou um grande legado. Espero continuar a amizade que tenho com sua família, reforçar o trabalho que ele também fazia e prosseguir com a minha responsabilidade fazer a diferença na vida das pessoas”, concluiu. 

 

 

A vereadora Silmara da Silva Miguel entregou a comenda a Rosemar Santos de Freitas Melo pelos seus serviços realizados em prol dos interesses da comunidade blumenauense. A parlamentar contou a trajetória da homenageada, destacando que é empresária, mãe de três filhos, e em 2018 assumiu a presidência da associação de moradores do Loteamento Jardim Germânico, onde reside há 33 anos, realizando diversos eventos sociais, celebrações de datas especiais, distribuindo roupas, assim como mantimentos e cestas básicas para as pessoas carentes. Também destacou que, em 2021, foi eleita presidente da Associação Comunitária Eli Vicente, onde também desempenhou ações sociais de apoio à comunidade. Disse que hoje ela é integrante do conselho local de saúde e integra a mesa diretora da Uniblam. “É um exemplo de mulher e merece ser elogiada. Essa homenagem é simbólica e não chega nem perto de toda a gratidão que a cidade tem pelo seu exemplo de garra, de compaixão pela cidade e de determinação. Quem a conhece sabe que ela briga pelas questões da comunidade. É muito importante e especial que existam mulheres como você que dedicam tempo, investem planos, estratégias e sonhos e vão atrás de soluções para as pessoas”, elogiou, apresentando um vídeo com depoimentos de pessoas conhecidas, da comunidade, familiares e amigos dela.

 

 

A homenageada disse que ficou muito surpreendida com a homenagem. Agradeceu a Deus, à sua família, à vereadora Silmara e a todos os vereadores. Também fez agradecimentos às várias lideranças presentes na plateia. “A caminhada é árdua, não é fácil, muitas vezes pensamos em desistir, às vezes as soluções e respostas demoram para acontecer, mas com o apoio da família, dos amigos seguimos lutando pela comunidade, pelas demandas e necessidades das pessoas, mesmo com nossas limitações seguimos fortes para buscar apoiar e ajudar a comunidade. É muito gratificante receber essa homenagem que pode parecer simples, mas não é, representa muito para nós. Dentro da associação de moradores do Jardim Germânico, assim como nas outras associações, é um trabalho totalmente voluntário, por isso é muito importante esse reconhecimento pelo trabalho que temos desempenhado dentro da comunidade”, assegurou, estendendo a homenagem para todos os membros da diretoria da associação de moradores Loteamento Jardim Germânico, à comunidade do Jardim Germânico e também para os presidentes e diretorias de todas as associações de moradores da cidade.

 

A sessão solene será reprisada pela TVL no próximo sábado, dia 9 de abril, às 21h15, nos canais 14 da NET e 43.2 da TV Digital. Também já está disponível no YouTube.

 

Quem foi o líder comunitário Joel Bernardes

Joel Bernardes nasceu no dia 24 de julho de 1963 em Blumenau. Durante toda a sua vida morou no bairro Velha, local que sempre amou e lutou pelo seu desenvolvimento. Estudou na Escola Estadual Adolpho Konder, até completar a 8ª série. Casou com Eliana do Nascimento e juntos trabalhavam com a venda de cachorro-quente. Tiveram três filhos: Vanessa Bernardes (in memoriam); Carlos Eduardo Bernardes e Amanda Bernardes. Na década de 90, começou a se envolver na comunidade, tornando-se presidente da Associação de Moradores do Loteamento Girassol, o qual foi um dos fundadores, mas sempre lutou por todo o bairro. Foi defensor das questões comunitárias e da luta dos moradores. Em 22 de janeiro de 2004, sua filha, Vanessa, prestes a completar 22 anos, faleceu em um acidente de moto, próximo a sua casa. No bairro da Itoupava Central, foi designada uma rua com o nome de Vanessa Bernardes. Dois anos depois, Joel Bernardes faleceu em decorrência de um câncer. Foi um dos maiores líderes comunitários do bairro da Velha e de Blumenau. Seu nome ficou registrado na pista de skate, no guarda volumes do terminal urbano, em uma rua na Velha Central, mas principalmente na memória dos moradores do bairro da Velha.

 

Veja Também!

Vídeo da sessão solene 

O álbum de fotos da sessão solene

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB  |  Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content