Empreendedorismo é tema de palestra realizada pela Escola do Legislativo para os estagiários da Câmara

A Escola do Legislativo Fritz Müller realizou nesta sexta-feira (26) uma palestra sobre Empreendedorismo Jovem, dentro do Programa de Formação Permanente para Estagiários da Câmara de Vereadores. A palestra aconteceu no Plenário da Casa, pela manhã e à tarde, para abranger os estagiários dos dois períodos.

O palestrante, Nilson Passarin, formado em Teologia e pós-graduado em Administração Pública, há 15 anos ministra palestras sobre empreendedorismo pelo Brasil e também na Colômbia, Paraguai e Argentina sobre empreendedorismo. Ele é diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo do Município de Blumenau e durante uma hora conversou com os jovens sobre a características de um empreendedor, como identificar e desenvolver habilidades empreendedoras, sobre os elementos fundamentais para adquirir uma postura empreendedora e o que significa empreender. Também apresentou sete hábitos de quem tem inteligência emocional, fator que considera fundamental para levar à ação de empreender. “Nossa mente foi formatada para trabalhar para os outros. O sistema nos leva a sermos empregados. É preciso pensar fora da caixa”, enfatizou.

Afirmou que por ele falaria sobre empreendedorismo para os estudantes do ensino fundamental. E quando questionado se todos devem ser empreendedores, ele responde que só aqueles que quiserem. “Por que trabalhar para os outros, se posso fazer o que gosto trabalhando para mim e gerando empregos?”. Essa é a questão que reforça nas palestras, ressaltando que o desejo que nasce primeiro na mente pode levar à atitude de realizar o que se quer e que empreender não é diferente. Disse que o objetivo é quebrar algumas crenças limitantes que a sociedade, a família ou algumas situações, como a de escassez, impõem às pessoas.

A assessora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Patricia Turcati, avaliou que a formação foi um momento de grande aprendizado aos estagiários da Casa. “O programa de capacitação permanente para estagiários vem para complementar o programa de estágio, pois além de prestarem os seus serviços dentro da casa legislativa, eles tem a oportunidade de aprender e com isso podem aplicar em sua vida profissional e assim buscarem objetivos maiores”, assinalou.