Escola do Legislativo encerra capacitação interna sobre qualidade no atendimento ao cidadão com balanço positivo

Nesta sexta-feira (1°) aconteceu o encerramento da capacitação “Qualidade no Atendimento ao Cidadão”, voltada a cerca de 30 servidores da recepção, vigilantes e chefes de gabinetes da Câmara de Vereadores de Blumenau. O treinamento foi organizado pela Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara de Blumenau e constituiu em embasamento teórico, juntamente com trabalhos em grupos e dinâmicas direcionadas para esse público-alvo com o palestrante Márcio Magalhães.

Os assuntos abordados durante os três dias da capacitação foram a forma de falar; como saber lidar com as emoções e saber lidar com as pessoas; como ter um atendimento cordial; saber ouvir e acalmar quem necessário seja, com postura e conduta exemplar; a como manter o ambiente de trabalho organizado e a realizar as atividades pertinentes de forma que contribua no todo na Câmara Municipal. O treinamento também trabalhou a importância de estar preparado psicologicamente e emocionalmente para receber os cidadãos; a ter preocupação com a aparência, mantendo uma vestimenta apropriada para o ambiente legislativo. Por fim, também abordou a importância da boa imagem do servidor público e seu papel na construção, preservação e renovação desta imagem; além de ter trabalhado a habilidade no atendimento a pessoas com deficiência.

“O objetivo principal deste treinamento foi revigorar e reenergizar na mente dos participantes o quanto é importante os pequenos atos e pequenos gestos que refletem na imagem da Câmara e na imagem do servidor público. É importante a população entender que o trabalho feito na Câmara não se restringe somente às plenárias, mas diz respeito ao trabalho de todos os colaboradores, e isso é visto através do atendimento, pois a forma como esse atendimento é feito reflete na imagem geral que o cidadão vai levar da instituição pública” explicou o palestrante Márcio Magalhães.

Ele fez um balanço positivo da capacitação, apontando que a participação dos servidores foi assídua, se mostraram disponíveis em aprender, se unificaram com o propósito da capacitação e houve a integração de todos. “Os servidores se entregaram de corpo e alma, entenderam a importância de cada vez mais ter um atendimento mais acolhedor ao cidadão”, ressaltou, acrescentando que os objetivos traçados foram alcançados. O palestrante parabenizou a Câmara por ter um grupo de profissionais preparados e abertos ao aprendizado, e, principalmente, preocupado em atender cada vez melhor a comunidade.

A coordenação da Escola do Legislativo Fritz Müller apontou que se sente satisfeita com o resultado alcançado com a capacitação. Avaliou que o treinamento ultrapassou as expectativas dos participantes e da própria organização. “Observamos que o palestrante conseguiu transmitir orientações e deu subsídios aos profissionais de forma que pudessem ampliar os conhecimentos sobre a qualidade do atendimento ao cidadão. Ele expôs o conteúdo através de dinâmicas, de interação, de diálogos e de forma agradável aos participantes. A capacitação também fez os profissionais se autoavaliarem e levou os participantes a refletirem sobre a sua rotina diária de trabalho”, destacaram a coordenadora pedagógica e a assessora da escola, Zilda Rodrigues Roecker e Taísa Kummrow, respectivamente, assinalando que a capacitação também motivou os servidores a estreitarem os laços entre si.

A recepcionista Carla Larsen Laus apontou que foi importante e gratificante ter participado dessa capacitação e que foi um momento especial para o seu desenvolvimento como servidora pública e como profissional que trabalha com atendimento. Disse que as expectativas de todos foram superadas. “Esse primeiro momento do atendimento e de recebimento do cidadão é fundamental e deve ter uma continuidade, sempre sendo adequado nos gabinetes e nos demais setores que a comunidade vai passar. Por isso é um tema que tem que ser explorado com mais servidores, não só esse público que trabalha diretamente com atendimento, porque todos precisam entender como funciona o primeiro momento em que se recebe o cidadão”, apontou. Ela salientou que essa capacitação deveria ser expandida para mais servidores desta Casa e que pôde aprender várias atitudes positivas que ajudam a melhorar o dia a dia do cidadão e do próprio servidor.

O chefe de gabinete Rainoldo Klabunde avaliou que a capacitação foi importante para todos. Disse que puderam obter novos conhecimentos para colocar em prática e atender melhor o cidadão que chega na recepção e nos gabinetes. El também opinou que o treinamento poderia ser oportunizado para os servidores da Câmara em geral participarem, para expandir a abrangência desses conhecimentos.