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Escola do Legislativo encerra capacitação interna sobre qualidade no atendimento ao cidadão com balanço positivo

Escola do Legislativo encerra capacitação interna sobre qualidade no atendimento ao cidadão com balanço positivo

Nesta sexta-feira (1°) aconteceu o encerramento da capacitação “Qualidade no Atendimento ao Cidadão”, voltada a cerca de 30 servidores da recepção, vigilantes e chefes de gabinetes da Câmara de Vereadores de Blumenau. O treinamento foi organizado pela Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara de Blumenau e constituiu em embasamento teórico, juntamente com trabalhos em grupos e dinâmicas direcionadas para esse público-alvo com o palestrante Márcio Magalhães.

 

Os assuntos abordados durante os três dias da capacitação foram a forma de falar; como saber lidar com as emoções e saber lidar com as pessoas; como ter um atendimento cordial; saber ouvir e acalmar quem necessário seja, com postura e conduta exemplar; a como manter o ambiente de trabalho organizado e a realizar as atividades pertinentes de forma que contribua no todo na Câmara Municipal. O treinamento também trabalhou a importância de estar preparado psicologicamente e emocionalmente para receber os cidadãos; a ter preocupação com a aparência, mantendo uma vestimenta apropriada para o ambiente legislativo. Por fim, também abordou a importância da boa imagem do servidor público e seu papel na construção, preservação e renovação desta imagem; além de ter trabalhado a habilidade no atendimento a pessoas com deficiência.

 

“O objetivo principal deste treinamento foi revigorar e reenergizar na mente dos participantes o quanto é importante os pequenos atos e pequenos gestos que refletem na imagem da Câmara e na imagem do servidor público. É importante a população entender que o trabalho feito na Câmara não se restringe somente às plenárias, mas diz respeito ao trabalho de todos os colaboradores, e isso é visto através do atendimento, pois a forma como esse atendimento é feito reflete na imagem geral que o cidadão vai levar da instituição pública” explicou o palestrante Márcio Magalhães.

 

Ele fez um balanço positivo da capacitação, apontando que a participação dos servidores foi assídua, se mostraram disponíveis em aprender, se unificaram com o propósito da capacitação e houve a integração de todos. “Os servidores se entregaram de corpo e alma, entenderam a importância de cada vez mais ter um atendimento mais acolhedor ao cidadão”, ressaltou, acrescentando que os objetivos traçados foram alcançados. O palestrante parabenizou a Câmara por ter um grupo de profissionais preparados e abertos ao aprendizado, e, principalmente, preocupado em atender cada vez melhor a comunidade.

 

A coordenação da Escola do Legislativo Fritz Müller apontou que se sente satisfeita com o resultado alcançado com a capacitação. Avaliou que o treinamento ultrapassou as expectativas dos participantes e da própria organização. “Observamos que o palestrante conseguiu transmitir orientações e deu subsídios aos profissionais de forma que pudessem ampliar os conhecimentos sobre a qualidade do atendimento ao cidadão. Ele expôs o conteúdo através de dinâmicas, de interação, de diálogos e de forma agradável aos participantes. A capacitação também fez os profissionais se autoavaliarem e levou os participantes a refletirem sobre a sua rotina diária de trabalho”, destacaram a coordenadora pedagógica e a assessora da escola, Zilda Rodrigues Roecker e Taísa Kummrow, respectivamente, assinalando que a capacitação também motivou os servidores a estreitarem os laços entre si.

 

A recepcionista Carla Larsen Laus apontou que foi importante e gratificante ter participado dessa capacitação e que foi um momento especial para o seu desenvolvimento como servidora pública e como profissional que trabalha com atendimento. Disse que as expectativas de todos foram superadas. “Esse primeiro momento do atendimento e de recebimento do cidadão é fundamental e deve ter uma continuidade, sempre sendo adequado nos gabinetes e nos demais setores que a comunidade vai passar. Por isso é um tema que tem que ser explorado com mais servidores, não só esse público que trabalha diretamente com atendimento, porque todos precisam entender como funciona o primeiro momento em que se recebe o cidadão”, apontou. Ela salientou que essa capacitação deveria ser expandida para mais servidores desta Casa e que pôde aprender várias atitudes positivas que ajudam a melhorar o dia a dia do cidadão e do próprio servidor.

 

O chefe de gabinete Rainoldo Klabunde avaliou que a capacitação foi importante para todos. Disse que puderam obter novos conhecimentos para colocar em prática e atender melhor o cidadão que chega na recepção e nos gabinetes. El também opinou que o treinamento poderia ser oportunizado para os servidores da Câmara em geral participarem, para expandir a abrangência desses conhecimentos.

 

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O álbum de fotos do evento de encerramento

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB  |  Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

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