Escola do Legislativo realiza ações para marcar o Dia Internacional da Mulher na Câmara

A Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara está promovendo para as servidoras do Poder Legislativo municipal, durante esta semana, atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira, 8 de março. Na programação desta quarta-feira (9), durante os períodos da manhã e da tarde, foi oferecida para todos os servidores a palestra intitulada “Mulheres que Empreendem”, conduzida pela professora PhD e empreendedora Mercedes Gabriela Reiter.

A palestrante explicou que a ideia foi contar um pouco da sua história de vida, sua trajetória acadêmica e desde quando começou a empreender até os dias de hoje, contando os fracassos e sucessos, para poder inspirar outras pessoas a ir além, incentivar mais mulheres a empreender, a terem sucesso e realização profissional. “O fracasso gera bloqueios e crenças limitantes na nossa vida, que acabam atrapalhando no futuro. Ao contar a minha história pude demonstrar para as pessoas que, às vezes, a queda não significa que você perdeu uma batalha, porque você pode se levantar, seguir em frente e mudar a sua história”, destacou, informando que depois do seu relato, a proposta foi fazer uma reflexão com os participantes sobre suas próprias vidas. “Cada um pôde refletir dentro de si, pensar no que está fazendo da vida, quais os seus sonhos e o que cada um poderia fazer para mudar a sua história e para chegar no caminho que deseja seguir. A ideia é motivar as pessoas a pensarem um pouco mais nelas também dentro dessa vida que nos empurra e nos atropela”, salientou.

Paralelamente ao trabalho de professora na universidade, Mercedes é empreendedora. Já empreendeu em diversas áreas como transportadora, confeitaria, comércio, clínica de terapias alternativas e na área de marketing de relacionamento. Por fim, ela ainda destacou a importância de trazer essa reflexão de histórias empreendedoras e inspiradoras. “Para mudar o mundo, primeiro, você precisa mudar a si mesmo. E isso também diz respeito a inspirar e ajudar os outros. Você sozinha pode até crescer rapidamente, mas só chegará longe se for em grupo, impulsionar o outro a ir também. Se eu não ajudar o outro, se eu não inspirar as pessoas e não der forças para outro, do que valeu a minha vida? Qual a graça da vida? Precisamos parar de olhar somente para nós mesmos e para nossas famílias e entender que a humanidade é uma família e se nós queremos crescer, todos têm que crescer juntos”, ponderou.

Mercedes Gabriela Reiter possui Graduação em Farmácia-Bioquímica e em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFSC e Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos na área de Microbiologia pela mesma universidade. Possui Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de Córdova (UCO) – Espanha e pós-doutorado em Valência (Espanha). Atua como professora na Universidade Regional de Blumenau há 29 anos nos cursos de Medicina, Nutrição e Engenharia de Alimentos. Já lecionou nos cursos de Engenharia Química, Odontologia e Farmácia. Também é empresária e empreendedora. Tem artigos e livros publicados.

Além dessa palestra, a programação também conta com um momento de bem-estar, de beleza e de cuidados com a pele dedicado às servidoras. “A ideia foi trazer ações que venham a valorizar as servidoras. É um momento de reconhecimento como mulher, como mãe, como trabalhadora, enfim todos os papéis que a mulher exerce no seu dia a dia”, enfatizou a assessora da Escola do Legislativo, Patricia Turcati.