Menu

Frente parlamentar dos pequenos empreendedores de Blumenau ouve empresário da gastronomia, que destaca demandas da área

Frente parlamentar dos pequenos empreendedores de Blumenau ouve empresário da gastronomia, que destaca demandas da área

 

A Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas para os pequenos empreendedores de Blumenau se reuniu, na manhã desta quinta-feira (25), no Plenário, para ouvir o sócio proprietário do Norden Bar & Biergarten, Maico Kasmirski, conhecer a história do empreendimento e ouvir as demandas dos empresários. Estiveram presentes o presidente da Frente, Almir Vieira (PP), o relator Carlos Wagner – Alemão (PSL); além do diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Nilson Passarin.

 

O vereador Almir apontou que esta frente tem por função assessorar, auxiliar e levar as demandas dos empresários para poder discutir com os Executivos municipal, estadual e federal. “A comissão é uma ferramenta de ligação entre o empresário da cidade e os órgãos públicos de governo”, explicou o presidente. Ele observou que este empreendimento surgiu durante a pandemia e ressaltou que trouxe a tradição germânica e inovação para a cidade. “Queremos conhecer a história deste empreendimento, como ele surgiu, para que possa servir de inspiração para outros empresários. Queremos parabenizá-lo pela coragem de trazer um empreendimento daquele tamanho na área gastronômica e típica que vem crescendo e se expandindo”, destacou.

 

Maico Kasmirski explicou como surgiu a ideia da criação deste Biergarten. Contou que tudo começou com o seu sócio que queria abrir um pub em um porão de uma casa no município. Maico disse que estava morando nos Estados Unidos há 20 anos, mas tinha vontade de abrir um Biergarten em Blumenau. “No fim de 2018 vim para a cidade com o intuito de abrir um “autêntico” Biergarten. Lá nos Estados Unidos eu conheci um chef alemão e que queria vir para a cidade também. Então conheci meu atual sócio. O espaço hoje conta com cerca de 700 lugares, divididos em pátio, porão e casa e cerca de 30 funcionários. Nós abrimos em 9 de outubro o pátio primeiro por conta da pandemia. Em breve queremos abrir o buffet e dependendo de como as coisas forem acontecendo abrir o porão também”.

 

O vereador Almir destacou a rapidez como tudo aconteceu e também a velocidade em que o empreendimento se tornou uma referência para a cidade e para a região. Questionou o empresário sobre as suas referências e inspirações. “Como morei 20 anos nos Estados Unidos minhas referências eu busquei de lugares de sucesso lá e também da Alemanha. Quando eu vinha a Blumenau a passeio sentia falta de ter aqui um autêntico e verdadeiro Biergarten com mesas compartilhadas, com banda, culinária alemã contemporânea, com jardim natural com árvores e flores e com funcionários com trajes típicos. Mas tivemos as ideias baseadas nas nossas experiências como clientes e replicamos no nosso espaço. É isso que estamos trabalhando para construir”, explicou Maico, relatando algumas dificuldades na abertura do empreendimento.

 

O vereador Alemão parabenizou o empresário e seu sócio pela coragem de abrir o empreendimento. Também aproveitou a oportunidade para reforçar um pedido que fez ao Executivo municipal, através do requerimento 726/2021, para instalação de uma lombada elevada em frente à Breitkopf. “Esta frente tem uma força e se fizermos este pedido em conjunto por aqui quem sabe seremos atendidos. Uma lombada naquele local iria amenizar os inúmeros acidentes que vem ocorrendo diariamente naquele local, inclusive com óbito. Precisamos do apoio do Executivo aos empreendedores da cidade que dão oportunidades e geram emprego e renda para a cidade e região, inclusive levando o nome da cidade para outros lugares. Às vezes são solicitações pontuais de trânsito, como essa, que fazem a diferença para a comunidade que está naquela localidade e sabe dos problemas e dificuldades do dia a dia”, justificou o vereador, que recebeu o apoio do empresário.

 

“Algumas solicitações dos empreendedores deveriam ser em caráter mais urgente porque podem amenizar problemas e trazer soluções não só para o empreendedor e para o empreendimento, mas para a cidade. Precisamos da parceria do poder público para poder trabalhar. Existem vários locais que poderiam ser colocadas as lombadas elevadas”, apontou Maico. O vereador Almir também concordou e acrescentou que ele também fez um pedido ao Executivo municipal neste sentido. “A resposta que tive da Seplan é que será instalada uma sinaleira de redução de velocidade naquele local.

 

Além do requerimento, Maico também elencou outros pedidos pontuais para melhoria do trânsito e segurança das pessoas que transitam na localidade. Entre as demandas está uma lombada na Rua Engenheiro Paul Werner, e tornar a Rua Xavantina, no bairro Itoupava Seca, mão única, entre outras.

 

Nilson Passarin parabenizou o empreendedor e destacou a importância das viagens técnicas, inclusive dos órgãos públicos, na busca de experiências e inspirações em outros países. “Prova disso é este que é um dos maiores empreendimentos na área de gastronomia. É importante este conhecimento, pois as experiências que o Maico teve são lá de fora. Ainda não tive a oportunidade de conhecer o empreendimento, mas tenho vontade. A primeira vez que vamos é a curiosidade de conhecer, mas o que nos faz voltar ao local é a experiência. As pessoas vão em busca de uma experiência. Estamos saindo de um tempo de pandemia e de incerteza e é importante quando vemos algo grande na cidade”, destacou, colocando a secretaria à disposição para o que precisar.

 

Os presentes também falaram da importância para Blumenau de ter um empreendimento com a cultura alemã e para atrair turistas da cidade. O vereador Almir recebeu essas demandas que o empresário trouxe em relação à segurança e ao trânsito a fim de buscar soluções junto ao poder público para a região onde está instalado o empreendimento. Também disse que a frente vai solicitar às secretarias de Cultura e de Turismo a colocação do Norden Bar & Biergarten no roteiro turístico de Blumenau, inclusive como sendo uma casa histórica para a cidade.

 

Esta foi a última reunião da frente parlamentar neste ano.

 

Veja Também

A galeria de fotos da Comissão

O vídeo da reunião

 

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content