Menu

Inteligência emocional é tema de palestra na Câmara de Vereadores

Inteligência emocional é tema de palestra na Câmara de Vereadores

 

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta quarta-feira (22), uma palestra com o tema “Inteligência Emocional”, que foi ministrada pela palestrante Edina Esmeraldino, que é psicanalista clínica, especialista em comportamento humano e sexualidade e escritora. Também é vice-presidente da AAPPM – Associação de Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele. O evento, que aconteceu no plenário do Legislativo municipal, contou com as presenças das vereadoras Silmara Miguel (PSD) e Cristiane Loureiro (Podemos), que são procuradora especial da mulher e procuradora adjunta, respectivamente. Antes da palestra foi feita uma apresentação musical pela vereadora Silmara.

 

A vereadora Silmara Miguel enalteceu que o evento foi um momento especial e apontou que o tema inteligência emocional é de fundamental importância a ser debatido e discutido entre as pessoas. Lembrou do trabalho feito pela Procuradoria Especial da Mulher, que foi instalada na Câmara em agosto do ano passado. Apontou que a inauguração foi um marco para a cidade, mas ressaltou que o dia a dia de trabalho da procuradoria, que acolhe e acompanha as mulheres vítimas de violência, é o mais importante. “O Poder Legislativo é um ambiente onde as mulheres se sentem à vontade para nos procurar. Nós tivemos alguns atendimentos no ano passado e neste ano também. São testemunhos especiais de pessoas que nós acompanhamos no ano passado e algumas que acompanhamos até hoje. Nunca se ouviu falar tanto em violência doméstica, em feminicídio, principalmente na pandemia em que se percebeu que os relacionamentos não estavam mais tão saudáveis, pois os casais tiveram que conviver juntos, foram os momentos em que aconteceram as maiores crises”, apontou a vereadora, ressaltando as parcerias que ajudam e fazem o trabalho da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara acontecer e se fortalecer. “Nós seguimos trabalhando em conjunto, procurando dar o melhor para a cidade, pois acreditamos em relacionamentos saudáveis, acreditamos na família e acreditamos que o ciclo de violência pode ser quebrado desde que a mulher seja encorajada, amparada, para que ela possa ser ouvida, respeitada. Estamos trabalhando para que não tenhamos que receber mais notícias de que morreu mais alguém vítima de violência”, enfatizou.

 

A vereadora Cristiane Loureiro cumprimentou a todos os presentes, dando boas vindas e enaltecendo o momento especial que foi a realização de mais uma palestra da Procuradoria. Apontou que as palestras oferecidas agregam temas importantes para os participantes e que dessa vez não foi diferente. Ressaltou que a Câmara de Vereadores está sempre aberta para receber o público, não somente nessas palestras, mas em todas as atividades do Poder Legislativo, fazendo um convite para a participação nas sessões ordinárias. “Nós ficamos muito felizes em vocês estarem prestigiando, esse evento não teria esse brilho sem a presença de vocês”, enalteceu, destacando também a importância da presença de vereadoras na Câmara. “Faz diferença quando essas mulheres chegam aqui e são recebidas por mulheres, relatando os casos para outras mulheres, pois conseguem se abrir de outra forma, vão se sentir acolhidas”, apontou, colocando a procuradoria à disposição de todas e disse que se algum dos presentes souber de alguém que precisa de ajuda pode fazer o encaminhamento ao setor. Ela também ressaltou as entidades, órgãos e instituições parceiras, que formam uma rede de apoio neste trabalho, sempre buscando melhorar e aprimorar o atendimento às mulheres vítimas de violência. 

 

A palestrante Edina Esmeraldino explicou a importância de falar sobre o tema inteligência emocional. Apontou que o Brasil é campeão mundial em depressão e vice-campeão em ansiedade. Informou ainda que durante a pandemia, de acordo com a OMS, houve um aumento de 25% na prevalência de depressão e ansiedade, sendo que os jovens e as mulheres são os mais impactados atingindo em torno de 80%. “Por isso talvez procurem mais entender sobre isso, porque percebem a necessidade de se trabalhar as emoções. A preocupação com isso é grande, que fez que 90% dos países passassem a incluir a saúde mental e apoio psicossocial em seus planos e projetos de intervenção”. 

 

Ela disse que a ciência do comportamento humano, a psicanálise, explica que o corpo é a parte visível da mente. “Isso quer dizer que quando olhamos para a pessoa visualizamos suas características físicas, não conseguimos adivinhar o que pensa, mas a ciência do comportamento humano evoluiu tanto que pelo formato do corpo nós conseguimos saber qual é a personalidade da pessoa”.

 

Edina Esmeraldino explicou que a inteligência emocional é a capacidade que a pessoa tem de controlar as suas emoções. Falou da importância de se sentir bem consigo mesmo e de como isso reflete no ambiente profissional e em todos os outros aspectos da vida. Ela apontou que a pessoa precisa exercitar e aprender a arte de dominar a si mesmo, a controlar a si mesmo, as suas emoções, pois é impossível controlar e dominar as outras pessoas. “Quando você aprende a dominar os teus defeitos e a potencializar suas qualidades você muda todo o ambiente e automaticamente você muda a forma de se comunicar com as outras pessoas. Às vezes existem pessoas em que temos dificuldades de dialogar e de desenvolver um relacionamento, porque são pessoas que têm um perfil comportamental diferente do nosso, mas se entendermos qual nosso perfil, como funcionamos, vamos conseguir lidar com os outros perfis e melhorar essa comunicação”, assegurou, aplicando uma auto avaliação de análise comportamental aos participantes da palestra, na qual eles precisaram indicar as suas características.

 

Com a aplicação do teste, a palestrante mostrou os diferentes tipos de perfis existentes (dominante, influente, seguro e cauteloso) e qual a comunicação adequada para cada um desses perfis. “Pelo perfil comportamental de cada um, entendemos como cada um de vocês funciona, quais as habilidades de cada perfil para saber qual a comunicação adequada para cada um. Porque cada um tem a sua linguagem de comunicação, mas é importante saber qual a linguagem correta para tratar o outro da forma como ele quer ser tratado e que tem um perfil comportamental diferente”, explicou, apontando os quatro perfis, as características de cada um deles, os pontos positivos e negativos, as estratégias para se comunicar e como melhorar o perfil.

 

Assinalou que as emoções são a base da cadeia imunológica da pessoa. “Isso quer dizer que se você estiver bem, equilibrado e feliz, vai adoecer menos. Quanto mais desequilibrado estivermos nas nossas emoções, mas vamos sofrer. A cada descontrole emocional que você tem, o corpo produz uma química e com o passar do tempo vai adoecendo diversas regiões do corpo”, disse, mostrando um mapa em que apresenta vários sentimentos e emoções e as regiões do corpo atingidas.

 

Informou que essa palestra já passou por 27 cidades do estado, em empresas privadas, órgãos públicos, sindicatos, faculdades, igrejas e foi assistida por prefeitos, ministros, empresários e equipes em geral. Salientou que a ideia é levar o projeto gratuitamente para 42 cidades, fazendo com que as pessoas possam entender mais sobre inteligência emocional nos órgãos públicos. Ela apresentou suas redes sociais e como o público pode apoiar o projeto nesses meios.

 

Por fim, deixou uma mensagem: “A arte de dominar a nós mesmos é entendermos que não se pode escolher o que nos acontece, mas podemos escolher como reagir ao que nos acontece. A arte de dominar a si mesmo é ser grato pelo que você tem, olhar para a sua identidade, para suas qualidades e entender que existem pontos para melhorar, entender que as atitudes determinam os resultados que você vai ter na vida, o que você quer ser na vida, mas que só você pode mudar essas atitudes”.

 

Veja Também

O álbum de fotos da palestra

O vídeo completo do evento 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content