Menu

Legislativo entrega sete Comendas do Mérito Telmo Gonçalves Duarte – ‘Em Defesa da Vida’

Legislativo entrega sete Comendas do Mérito Telmo Gonçalves Duarte – ‘Em Defesa da Vida’

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na noite de terça-feira (23) a Sessão Solene para entrega da “Comenda Municipal do Mérito Telmo Gonçalves Duarte – Em Defesa da Vida” a sete personalidades e instituições.

A Comenda tem a intenção de condecorar personalidades que se destacaram na participação em ocorrências de calamidade pública, em especial naquelas provocadas por eventos climáticos.

O vereador Professor Gilson (PSD) homenageou o subtenente do Corpo de Bombeiros Valério Valmor Pereira, que está entrando para a reserva. “Ele é um herói que inúmeras vezes deixou sua família para ajudar as nossas famílias”. Relatou que o homenageado tem 33 anos de serviços prestados à comunidade, tendo entrado para o Exército aos 19 anos. “Fico feliz em ver que a Casa Legislativa reconhece esse trabalho, o que é pouco perto do que essas pessoas fizeram. Eu me sinto honrado por ter essa oportunidade de lhe agradecer através dessa Comenda, em nome da cidade, pelo seu trabalho, dedicação e amor pela nossa comunidade”, disse o vereador. Na tribuna, o homenageado disse que era um momento de alegria. “Fico feliz de estar aqui, por terem lembrado de mim, é uma honra e satisfação. Como já foi dito, muitas vezes eu deixava minha família em casa para atender a minha missão, que nem sempre terminava com alegria”, relatou

O vereador Jovino Cardoso (PROS) entregou a condecoração à servidora efetiva do município Neusa Felizetti. “A Neusa, assim como os outros homenageados, está recebendo a comenda porque serve a outras pessoas. Não vive por viver, mas vive para servir”, disse. Lembrou que desempenhou muitos trabalhos em atendimento à comunidade em conjunto com a homenageada Neusa. Citou comunidades que foram atendidas pelas ações desenvolvidas por ela, e lembrou que ela tomou a frente na visita às comunidades que receberam aquecedores solares, um trabalho que ninguém queria desempenhar na época. Ao agradecer a homenagem, Neusa Felizetti, disse ser um privilégio ter trabalhado com Telmo Duarte, e relembrou da tragédia da Rua da Glória, entre outras situações, como a enchente de 2008. Lamentou que Blumenau tenha uma memória curta em relação às enchentes. “Espero que isso possa mudar, pois se Blumenau passar por outra situação como em 2008, o número de vítimas será maior”, assinalou.

O vereador Oldemar Becker (DEM) entregou a Comenda ao sargento Cristiano Casa. O vereador ressaltou o exemplo de profissional que o homenageado é, e apresentou vídeos de amigos e colegas que fizeram depoimentos sobre a trajetória do sargento. Cristiano Casas agradeceu a indicação e a todos que o homenagearam e gravaram o vídeo. Ressaltou a trajetória de Telmo Duarte, que dá nome à Comenda, ressaltando que sempre fez seu trabalho muito bem feito. Relatou que está há 25 anos no Corpo de Bombeiros, e há 10 anos trabalha no helicóptero Arcanjo. Agradeceu aos colegas de trabalho pelo auxílio e ao vereador pela Comenda. “Acredito que as homenagens devem ser feitas em vida para reconhecer o trabalho que nesse caso é feito diuturnamente”. Dedicou a Comenda à família, dizendo que se trabalha ajudando as pessoas é porque recebe suporte da família e amigos.

O vereador Zeca Bombeiro (SD) homenageou o Corpo de Bombeiro Militar de Blumenau pelo apoio à Defesa Civil da cidade. Destacou que a instituição é referência no Brasil. “Os bombeiros militares são todos heróis que têm muitas histórias para contar. São pessoas de caráter, fibra, e merecem não só a Comenda, mas merecem o nosso reconhecimento diário”, frisou, acrescentando que não poderia escolher um só profissional para homenagear nesta noite. O comandante do 3º Batalhão, tenente coronel Luciano Mombelli da Luz, recebeu a Comenda em nome do Corpo de Bombeiros. Ao ocupar a tribuna, disse que o quartel só é referência por causa dos profissionais que estão sendo homenageados nesta e em outras solenidades. “Tudo isso é reflexo do trabalho e dedicação de todos, por isso a comunidade tem tanta confiança na instituição”. Acrescentou que a Defesa Civil de Blumenau é a mais organizada do Brasil, um referencial para outras cidades, e ressaltou a importância da parceria da Defesa Civil com o Corpo de Bombeiros para minimizar os danos causados pelas tragédias.

A Igreja Evangélica Livre de Blumenau recebeu a Comenda por indicação do vereador Marcos da Rosa (DEM). O parlamentar ressaltou que a congregação tem servido não só aos membros, mas a toda a comunidade, cedendo instalações como abrigo da cidade durante as tragédias que frequentemente assolam a cidade. Lembrou que esse é um dos primeiros abrigos a abrirem e um dos últimos a serem desativados. “Essa homenagem à igreja é estendida aos pastores e aos membros que tão bondosamente doam alimentos e assistem aos desabrigados. Parabéns e que Deus continue dando forças e condições para vocês continuarem servindo a nossa cidade”. O pastor Godoberto da Silva agradeceu a indicação e reforçou que Blumenau é uma referência em Defesa Civil e em várias outras áreas. “Por isso nós, como igreja, tentamos seguir esse padrão de qualidade, não apenas vivendo religião, mas mostrando ao povo um novo estilo de vida baseado no amor”. Acrescentou que a intenção da igreja é que as pessoas se sintam acolhidas, por isso os membros atuam buscando minimizar a situação de flagelo.

O vereador Almir Vieira (PP) homenageou Marcos Antônio Schmitt com a Comenda. Ele apontou que o homenageado é voluntário em situações de catástrofes e em várias ocasiões deixou tudo de lado em benefício do próximo, e por isso é um exemplo para toda a comunidade. “Voluntários são pessoas que não necessariamente têm conhecimento ou preparação, mas se colocam à disposição para fazer qualquer gesto em prol do próximo, e o Marcos mostrou preparo para ajudar a sociedade”. Ao agradecer a condecoração, Marcos Antônio disse que ficou emocionado com o vídeo apresentado pelo vereador. Recordou que em 2008 recebeu um convite para ser voluntário da Defesa Civil e não teve dúvidas em aceitar. “Cheguei a trabalhar 74 horas ininterruptas auxiliando pessoas, retirando muitos pertences em sacos de lixo, fazendo diligências à noite pelas ruas da cidade”. Disse que está disposto a atuar caso uma nova tragédia aconteça, e deixou sua gratidão por poder ter sido útil à comunidade. Fez um agradecimento especial ao vereador, aos amigos e familiares.

Já o vereador Jens Mantau (PSDB) entregou a condecoração a Eduardo Petersen Mette. Falou de sua alegria em poder reconhecer pessoas que lutam pela vida dos blumenauenses. Relatou a trajetória do homenageado, ressaltando que em 2008 auxiliou na tragédia como motorista do SAMU e hoje é integrante da Defesa Civil de Blumenau. Apresentou um vídeo em que familiares e colegas prestavam homenagens a Eduardo. “Em nome da cidade receba essa comenda e nosso aplauso por ajudar a comunidade”, assinalou. Eduardo Mette disse estar honrado em receber a Comenda, que dedicou a todos os funcionários do SAMU que se empenham dia a noite a salvar vidas. Aproveitou a oportunidade para pedir que os vereadores olhem com mais carinho para o SAMU. “Atualmente faço parte do time da Defesa Civil que fiscaliza e orienta os moradores para que áreas de risco não sejam habitadas e as tragédias não façam novas vítimas”. Agradeceu o reconhecimento, e a família por compreender seu trabalho de sempre tentar amenizar uma dor.

A sessão solene será reprisada pela TV Legislativa na próxima quarta-feira, dia 24 de julho, às 19h45 no canal 14 da NET. Também ficará disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br.

 

Sobre a Comenda

Criada em 2017, a Comenda é conferida anualmente, pela Câmara Municipal, às pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram, voluntariamente ou a pedido público, com apoio moral e material em defesa da vida, participando ativamente nas situações de emergência e de calamidade pública no Município, no Estado ou no País, provocadas por eventos climáticos, e auxiliando a Defesa Civil de Blumenau em sua nobre missão pública. O nome da Comenda é em memória do ex-secretário da Defesa Civil de Blumenau, Telmo Gonçalves Duarte, que atuou em diversas situações de emergência no município.

 

Veja Também!

A playlist completa no canal do youtube para acompanhar as sessões solenes em reconhecimento e homenagem

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content