Menu

Legislativo homenageia 75 anos da Vila Itoupava em sessão solene itinerante

Legislativo homenageia 75 anos da Vila Itoupava em sessão solene itinerante

A Câmara de Blumenau promoveu, na última sexta-feira (13), Sessão Solene Itinerante em homenagem aos 75 anos do Distrito da Vila Itoupava. A sessão atendeu requerimento de autoria do vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), subscrito pelos parlamentares Alexandre Matias e Jens Mantau, também do PSDB, e que foi aprovado pelos demais parlamentares. A solenidade, que aconteceu na Sociedade Esportiva e Recreativa Primavera, contou com as presenças dos vereadores Sylvio Zimmermann, Jens Mantau, Alexandre Caminha (PP), Ito de Souza (PL) e Jovino Cardoso (PROS). Também estiveram presentes o intendente distrital da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva e ex-intendentes do Distrito da Vila Itoupava, que foram homenageados.

Também participaram assessores parlamentares, representantes de associações de moradores, de conselhos comunitários de saúde, do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Distrito de Vila Itoupava (Comdevi), da Secretaria municipal de Educação e comunidade em geral.

Na ocasião, os vereadores fizeram homenagens com a entrega de moções de louvor aos que foram intendentes do Distrito da Vila Itoupava desde a sua fundação até os dias atuais. Os ex-intendentes que já são falecidos foram representados pelos seus familiares. O atual intendente também recebeu a honraria.

O proponente da sessão, parlamentar Sylvio Zimmermann, apontou que são celebrados neste ano 75 anos de desenvolvimento econômico, social, cultural e de contribuição desta região para o engrandecimento da cidade. “Nós parabenizamos a Vila, os seus moradores e seus ex-intendentes que têm uma história belíssima e uma trajetória linda e que merecem este reconhecimento do Poder Legislativo municipal”, destacou.

Jens Mantau ressaltou que a celebração dos 75 anos do distrito representa para todos, inclusive para ele que nasceu nesta região, um marco da evolução e do desenvolvimento da Vila. “Nós estamos acompanhamos este desenvolvimento com este povo ordeiro que tão bem recebe a cada um que passa por aqui”, assinalou, lembrando que no dia 13 de setembro de 2000 foi assinado o projeto de lei pelo então Décio Lima, que criou o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Distrito de Vila Itoupava (Comdevi).

O parlamentar Alexandre Caminha assinalou como importante este contato com a comunidade. Ressaltou a quantidade significativa de pessoas presentes, que puderam contribuir de alguma forma para o mandato e para a cidade. “Eu observo isso como importante e que pudéssemos ter esta quantidade de pessoas nas nossas sessões ordinárias no parlamento e que também tivéssemos a oportunidade de fazer mais sessões itinerantes para ir ao encontro da comunidade e descentralizar o Poder Legislativo”, apontou, parabenizando o vereador Sylvio pela iniciativa e também o intendente Leandro Índio da Silva pelo trabalho que vem desempenhando à frente da Intendência Distrital da Vila Itoupava.

“A Câmara tem prestigiado a região da Vila Itoupava. Nada mais justo do que essa homenagem aos ex-intendentes, que muito fizeram por esta comunidade. É de extrema importância o Executivo municipal e o Poder Legislativo estarem presentes, pois reforça o trabalho que fizeram os intendentes e a importância da própria região que merece todo o nosso apoio”, destacou o vereador Ito de Souza.

O parlamentar Jovino Cardoso disse que é um privilégio poder ter no município o distrito da Vila Itoupava. Parabenizou toda a comunidade que vem contribuindo com o desenvolvimento da cidade. “A Vila é conhecida e reconhecida nacionalmente pela sua origem, pelas suas tradições germânicas. Parabéns aos moradores e a todos que faz da vila este aconchego para quem vem para cá”, destacou.

O intendente distrital da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva, destacou que a ida de uma sessão solene da Câmara de Vereadores até aquela comunidade para celebrar os 75 anos do distrito é um gesto de reconhecimento e de respeito a todos aqueles que ajudaram a construir esta história da Vila Itoupava. “É o recanto mais germânico do Brasil e com certeza uma das regiões mais bonitas de Blumenau também. É um grande desafio e uma responsabilidade no ano em que celebramos os 75 anos do distrito, eu acabo por ser o 26º gestor aqui”.

Mario Zimdars, que foi Intendente da Vila Itoupava nos anos de 2005 a 2009, lembrou que na época em que foi intendente não conseguiu realizar tudo que pretendia, em virtude de poucos recursos, mas para ele foi uma grande honra e com o significado grande poder continuar um legado de contribuição que vem de família. “ O meu avô foi um dos consultores da comissão de construção daqui do Hospital da Vila, ou seja, sempre estivemos envolvidos com a comunidade. Nada melhor do que a gente dar alguma coisa de si para melhorar o local onde moramos. Estou muito grato pelo reconhecimento dado pela Casa Legislativa. É a nova geração reconhecendo o que foi feito pelos antepassados”.

 

Homenageados durante a sessão

    • Alfredo Zuelow, que foi intendente no ano de 1982;
    • Arno Gielow, que foi Intendente da Vila Itoupava nos anos de 1947 a 1948;
    • Erno Bublitz, que foi intendente do Distrito da Vila Itoupava entre os anos de 2013 a 2018;
    • Fernando Neuenfeldt, que foi Intendente da Vila Itoupava no ano de 1989;
    • Frederico Manske, que foi Intendente da Vila Itoupava nos anos de 1949 a 1950;
    • Guilherme Giese, que foi intendente no ano de 1970 a 1972;
    • Guinther Bollmann, que foi Intendente da Vila Itoupava nos anos de 1950 a 1966;
    • Hellmuth Danker, que foi Intendente da Vila Itoupava nos anos de 1966 a 1970 e 1989 a 1992;
    • Irineu Dix que foi intendente no ano de 2004;
    • Joseph Woerner, que foi intendente nos anos de 1974 a 1981;
    • Leandro Rodrigues da Silva, como Intendente da Vila Itoupava nos anos de 2018 e 2019;
    • Mario Schwanke, que foi intendente nos anos de 2009 a 2012;
    • Mario Zimdars, que foi Intendente da Vila Itoupava nos anos de 2005 a 2009;
    • Paulo Tenchentin, que foi intendente do Distrito da Vila Itoupava entre os anos de 1972 a 1974;
    • Raul Arnold, que foi intendente nos anos de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996;
    • Roberto Fritzke, que foi Intendente da Vila Itoupava no ano de 2016;
    • Rosamelia Laffin, que foi intendente do Distrito da Vila Itoupava nos anos de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004;
    • Vilson Probst, que foi intendente no ano de 2000.

 

Veja Também!

A playlist completa no canal do youtube para acompanhar as sessões solenes em reconhecimento e homenagem

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa com informações da TV Legislativa
Imagem Destacada: Freepik | Banco de Imagens gratuito

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content