Menu

Legislativo reconhece autores de projetos acadêmicos com a entrega da Comenda ‘Edson Klaus Kielwagen’

Legislativo reconhece autores de projetos acadêmicos com a entrega da Comenda ‘Edson Klaus Kielwagen’

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na noite desta quinta-feira (29) uma Sessão Solene para entrega da Comenda Municipal do Mérito Projetos Acadêmicos “Edson Klaus Kielwagen” no Plenário da Casa.

A Comenda, instituída em 2017, presta homenagem aos alunos que se destacaram no desenvolvimento de projetos acadêmicos, com o apoio dos professores, nas instituições de ensino superior de Blumenau.

A equipe que desenvolve a Revista Job, projeto acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda da Furb, recebeu o reconhecimento por indicação do vereador Jens Mantau (PSDB). Ele apontou que os alunos desenvolvem semestralmente a revista com temas relevantes para o desenvolvimento social, e que a publicação já chegou à 32ª edição. “Ao abordar a questão do feminicídio em uma das edições, os alunos tiveram a oportunidade de se engajar e se conscientizar sobre a importância de debater o tema dentro e fora da universidade”, assinalou.

Citou os alunos e professores responsáveis pela última edição da publicação: Aléxia Araujo de Noronha, Beatriz Enayra da Silva, Camila Duwe, Cedrik Buerger Neumann, Eduarda Conradi Pasqualini, Eric Marthendal Reis, Eugênia Corrêa Moser, Guilherme Vinhais Marcelino, Jordi Gabriel Mantau, Leonardo Werner Ribeiro (Professor), Lucas Leonardo Pasold, Lucas Silveira Gonçalves, Rafaella Schalinski, Sabrina Schultz Sousa, Theodora Vieira da Silva Segata, Vitoria Augenstein Freygang e Vitória de Matos Modolo.

A aluna Eugênia Corrêa Moser falou em nome dos alunos fazendo os agradecimentos àqueles que auxiliaram no projeto. “Agradeço apoio de todos que estiveram conosco desde o princípio e acreditaram em nosso potencial. Agradeço especialmente ao vereador Jens Mantau que fez com que esse momento fosse possível, aos meus colegas de turma que não mediram esforços para dar voz a essa temática, e ao curso de Publicidade e Propaganda da FURB por promover projetos tão importantes e ricos em conteúdo como este”.

Já os alunos Fabieli Diones Breier e Christian Mailer, que desenvolveram o projeto Roupa Inclusiva, dos cursos de Engenharia Têxtil e Engenharia de Controle e Automação da UFSC, campus de Blumenau, receberam a Comenda por indicação do vereador Bruno Cunha (PSB). O parlamentar ressaltou que o objetivo da condecoração é fazer essa ponte e trazer ao conhecimento da sociedade tantos projetos importantes que são desenvolvidos na área acadêmica. Registrou que os jovens produziram roupas inclusivas direcionadas a deficientes visuais e deficientes físicos, e que todos os detalhes foram pensados com carinho de forma a valorizar essas pessoas. “O trabalho que vocês desenvolvem é sensacional. Que esse reconhecimento pequeno desta Casa seja a possibilidade que vocês encontrem para seguir neste caminho”, desejou.

O estudante Christian Mailer falou em nome da dupla, e ao agradecer o reconhecimento, estendeu a homenagem aos professores que deram suporte e auxiliaram no desenvolvimento do projeto. “Agradeço à Câmara e ao vereador Bruno Cunha pela oportunidade e visibilidade dada ao projeto. Também à UFSC, demais colegas e professores, que prestaram assistência científica necessária para o sucesso do trabalho”.

O vereador Jovino Cardoso (PROS) condecorou os envolvidos no projeto “Surdos Também Falam”, um modelo de aplicativo para auxiliar surdos ao buscarem atendimentos na área da saúde: Barbara Bianca Moser Gonçalves, Diana Arnold Farfan, Leticia Derissio, Maira Dell’ Agnolo, Matheus Berlin do Amarante, Natalia Elibio Damazio e William Roberto Martins. Ele ressaltou a importância dos projetos que estão relacionados à inclusão. “É um privilégio perceber que temos nas universidades pessoas encaminhadas e instruídas não só a viver bem, mas a servir bem também”, disse, parabenizando e cumprimentando os alunos.

O aluno Matheus Berlin do Amarante, representando todo o grupo, apresentou detalhes do projeto que tem a intenção de criar comunicação entre o surdo e o ouvinte, garantindo a inclusão, o acesso à saúde e à qualidade de vida. “Só tenho a agradecer a todos os que estão presentes e aos que proporcionaram esse momento”.

Outra homenagem foi realizada pelo vereador Oldemar Becker (DEM) à arquiteta Marina Hinckel, que desenvolveu como projeto de conclusão de curso o projeto “Conexão Bromberg”, um espaço Público para Comunidade Vila Bromberg no Bairro Escola Agrícola. “O projeto inclui um centro comunitário para a Associação de Moradores, conectando também três pontos: vida cultural, gastronomia e vila ambiental”, explicou. “Seu projeto é muito importante, e esperamos que no futuro o projeto vire realidade e o bairro possa desfrutar dessa proposta”.

Marina Hinckel disse ser uma honra receber a homenagem, agradecendo em especial o vereador pelo reconhecimento de seu trabalho acadêmico. Ela explicou a motivação do projeto e detalhes que propôs para o bairro. “Acredito que podemos estar transformando nossa cidade para tornar o mundo mais humano, sem desigualdade social, com infraestrutura e espaços públicos de qualidade para todos”.

Na solenidade também foi realizada, de forma excepcional, a entrega da Comenda Telmo Gonçalves Duarte a José Carlos Leal, por indicação do vereador Bruno Cunha. “O José é o integrante mais antigo em atuação na Defesa Civil, há 27 anos. Atuou em todas as grandes catástrofes que ocorreram e Blumenau, inclusive a enchente de 1983, 1984 e 2011, e a grande tragédia de 2008. Atualmente ele é responsável pelo monitoramento do sistema de contenção de alagamento de diques e comportas”, registrou o vereador. “Essa é uma justíssima homenagem de toda a cidade de Blumenau por todas as coisas que fez em defesa das pessoas desse município”, acrescentou.

Ao agradecer a Comenda, José Carlos Leal frisou que Telmo Duarte foi, além de chefe, um grande amigo. “Estou muito contente com essa homenagem. É muito bom quando damos o melhor de nós em tudo que nos propomos a fazer, mesmo que às vezes sejamos restringidos em nossas capacidades. O importante é ser consciente da sua missão, assim como fui ao longo dos meus 32 anos como servidor público”, salientou.

A solenidade será reprisada pela TV Legislativa neste sábado (31) às 9h15, no canal 14 da Net. Também ficará disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br/tvl-online.

 

Veja Também!

A playlist completa no canal do youtube para acompanhar as sessões solenes em reconhecimento e homenagem

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content