Menu

Novos vereadores mirins são diplomados na última sessão mirim de 2019

Novos vereadores mirins são diplomados na última sessão mirim de 2019

A Câmara de Vereadores de Blumenau, realizou, na noite desta segunda-feira (2), durante a última sessão ordinária mirim do ano, a diplomação dos vereadores mirins eleitos para a Legislatura de 2020 e seus respectivos suplentes. Logo após, num segundo momento, a sessão mirim foi destinada aos pronunciamentos dos atuais vereadores mirins. Estiveram presentes o presidente da Casa Legislativa, vereador Marcelo Lanzarin (MDB); o segundo secretário, vereador Professor Gilson (PSD); o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, André Moura da Cunha; a diretora de Programas e Projetos Integrados da Secretaria municipal de Educação, Angela Simão e o assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider.

Além deles, o comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau, tenente-coronel Luciano Mombelli da Luz e o palestrante e professor de oratória Carlos Alberto Bittencourt. Pais, familiares, suplentes de vereadores mirins, representantes de escolas, assessores parlamentares também se fizeram presentes.

A presidente mirim Camila Coelho, representante da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, fez a abertura da sessão e depois passou os trabalhos ao presidente da Casa Legislativa, vereador Marcelo Lanzarin (MDB), que deu início a diplomação dos vereadores mirins eleitos recentemente nas suas respectivas escolas para exercerem o mandato no ano de 2020. Na ocasião, os vereadores mirins eleitos e seus respectivos suplentes foram chamados nominalmente, um a um, para receber seus diplomas à frente da Mesa Diretora.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Marcelo Lanzarin, apontou que é uma honra e uma satisfação muito grande ser vereador e presidente do parlamento municipal. Afirmou que tem certeza de que os vereadores mirins que deixam o parlamento mirim obtiveram uma percepção diferente da política e outra perspectiva acerca do Poder Legislativo. “Eu até pouco tempo atrás não me imaginava exercendo cargo de vereador e hoje sinto orgulho de representar a população. Enquanto jovens vocês aprendem a fazer política e é o que fazemos em sociedade o tempo inteiro, porque somos seres políticos. A política é algo do bem e não podemos deixar que esta visão distorcida que se tem do parlamento e dos órgãos públicos prevaleça na sociedade. Eu acredito na mudança. Eu acredito que a grande maioria dos parlamentos e das pessoas que ocupam cargos públicos estão se dedicando e zelando pelo bem da sociedade”, defendeu. Por fim, parabenizou e desejou sucesso aos novos vereadores. Aos que deixam o parlamento mirim ele desejou sucesso na caminhada. “Eu tenho certeza que foi um trabalho profícuo e que vocês vão levar esta experiência fantástica para o resto de suas vidas”, concluiu.

O vereador Professor Gilson deixou aos vereadores mirins que se despedem a seguinte mensagem. “Eu tenho um carinho enorme por vocês, aqui nesta Casa eu pude acompanhar suas atividades e sei do quanto vocês produziram neste período e o quanto fizeram a diferença. Diante do que vocês aprenderam poderão fazer chegar as pessoas a importância da boa política feita para o cidadão e continuem sendo lideranças e mostrando a importância da boa política. Vocês vão deixar saudades, mas desejo que voltem a esta Casa como vereadores adultos”, destacou. Aos novos vereadores mirins desejou boa sorte, bom trabalho e afirmou que vai continuar a acompanhar os trabalhos da Câmara Mirim no próximo ano. Ele também lembrou que durante a diplomação dos novos vereadores mirins fez a entrega, juntamente com o presidente da Casa, dos diplomas para as duas representantes da Escola de Educação Básica Hermann Hamann. “Foi nesta escola que eu estudei e onde eu dei aula também por isso fiz questão de quebrar o protocolo. Para mim este momento foi de muito orgulho, pois eu as conheço desde de pequenas e conheço suas famílias também e, além disso, fazem parte da região e da comunidade de onde eu venho. Hoje temos um representante adulto e também mirim”, salientou.

A diretora de Programas e Projetos Integrados da Secretaria municipal de Educação, Angela Simão, se dirigiu aos vereadores mirins recém-diplomados. “Aproveitem esta oportunidade única de aprendizado e de conhecimento que levarão para a vida. Otimizem um trabalho de conscientização política de práticas nas suas escolas para expandir o valor da participação social ativa, projetem boas ideias para a educação. Vocês estão vivendo um tempo muito especial de percurso educativo e podem contribuir de maneira fundamental para qualificação desta educação. Sejam a voz de seus colegas e da comunidade jovem neste espaço de construção da cidadania e da democracia”, assinalou, parabenizando e desejando sucesso a todos. Também se dirigiu especificamente as vereadoras mirins, que são maioria no parlamento mirim, dizendo que esta representatividade feminina dá esperança para uma mudança de cultura e que isso sirva de exemplo para o parlamento adulto.

O assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, parabenizou os atuais vereadores mirins e lembrou das trocas de experiências e de todos os momentos vividos juntos. “A cada dia de nossas vidas aprendemos com nossos erros e nossas vitórias, mas o mais importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Nós tivemos várias experiências neste período. Vocês são motivo de orgulho para nós e ficarão guardados nos nossos corações e memórias”, ressaltou, agradecendo o apoio das escolas e dos pais e familiares. Por fim, deixou uma mensagem para os novos vereadores mirins. “Começa agora uma nova etapa, vários desafios, dúvidas, porém muitas oportunidades e tenho certeza, que no fim do próximo ano, teremos a alegria de comemorar um mandato vitorioso juntos”, salientou, parabenizando e desejando sucesso a todos.

A ex-vereadora mirim e ex-presidente mirim da Legislatura 2018, Laura Teixeira Sumensari, ressaltou que foi muito bom estar de volta na tribuna e disse que é recompensador ver o programa alcançando cada vez mais jovens blumenauenses. Apontou que não faz muito tempo que esteve no parlamento mirim, mas que sente saudades, e lembrou um pouco do período. “O programa é um processo e não uma ação isolada ou finita, pois tem o antes, o durante e o depois. Durante o mandato estamos extasiados pelas novas experiências, novas oportunidades oferecidas, novos conhecimentos, novas amizades, um mundo diferente diante dos olhos. Mas é depois de encerrar o mandato que percebemos o quanto mudamos, o quanto eu ganhei força para enfrentar os desafios, aprendi quem realmente eu sou e que eu quero, diante de um mundo cheio de informações e opiniões”, ressaltou, aconselhando os novos vereadores mirins para que não desistam durante a jornada e a aproveitem ao máximo, mesmo que muitas vezes possa parecer difícil e impossível. Também ressaltou a importância dos pais e responsáveis apoiarem seus filhos nesta experiência.

Representando os novos vereadores mirins diplomados fez uso da tribuna o vereador mirim Vinicius de Senna, da Escola de Educação Básica Professor João Widemann. Ele agradeceu os votos recebidos e agradeceu a todos os estudantes que participaram do processo eleitoral. “Demostraram que confiam em nós para mudar e melhorar as nossas escolas e a comunidade onde estamos inseridos. O voto de vocês não foi em vão e estamos aqui para fazer a diferença e fazer o futuro acontecer”.

Logo após os pronunciamentos das autoridades, os trabalhos foram repassados a presidente mirim Camila Coelho, representante da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, para dar continuidade a última sessão ordinária mirim da atual legislatura. Neste segundo momento, os atuais parlamentares mirins utilizaram a tribuna para seus discursos de despedida do parlamento mirim. Os legisladores mirins lembraram de forma emocionada as experiências vividas e os aprendizados adquiridos com o programa. Também recordaram suas trajetórias, trazendo a relevância e as mudanças que o programa lhes proporcionou para a vida. Parabenizaram e aconselharam os novos vereadores mirins diplomados para que aproveitem esta oportunidade.

 

Veja Também!

A Listagem dos Vereadores Mirins Titulares e Suplentes Diplomados

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content