Núcleo de Atenção em Diabetes completa dez anos e é tema da Tribuna Livre

Os dez anos do Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD), ligado à Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), foram tema da tribuna livre da sessão desta terça-feira (5). Na ocasião, o Dr. Fulvio Clemo Santos Thomazelli e a vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB) se pronunciaram sobre o assunto.

O Dr. Fulvio iniciou agradecendo a oportunidade de relatar a história da entidade e explicou que o local disponibiliza atendimento transdisciplinar especializado para pessoas com diabetes mellitus descompensado.

Ele registrou que a equipe que atua no serviço é composta por assistente administrativo, coordenador do serviço, enfermeiro, médicos endocrinologistas adulto e infantil, além de nutricionista, psicólogo e técnico em enfermagem. O trabalho transdisciplinar visa diminuir significativamente o desenvolvimento de patologias e complicações decorrentes do diabetes.

Fulvio Thomazelli contou que nesses 10 anos o serviço já beneficiou mais de 100 mil pessoas direta e indiretamente. Criado em 4 de abril de 2012, inicialmente a equipe do NAD atuava no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira. Porém, cinco anos depois, diante da crescente demanda, o serviço foi transferido para o atual espaço – anexo ao Ambulatório Geral Heinz Schrader (AG do Centro).

Também ressaltou que o NAD foi uma atividade pioneira no país, na qual os profissionais envolvidos não se contentaram com a generalização de que é difícil melhorar o atendimento em diabetes. No ano seguinte à inauguração, o NAD já recebeu um prêmio de reconhecimento nacional e nos anos seguintes serviu de inspiração para a criação de outros núcleos em municípios brasileiros.

Frisou que o NAD é focado em uma nova forma de tratar e compreender pessoas com doenças crônicas, ouvindo, acolhendo e estimulando o autocuidado. Ao final de sua fala, disse que seu sonho é que o NAD seja ampliado, se transforme em um Centro que reúna na mesma estrutura física profissionais de diversas áreas especializadas e familiarizados com a temática do diabetes, como cardiologista, cirurgião vascular, psiquiatra, entre outros.

A vice-prefeita Maria Regina Soar também ocupou a tribuna para falar sobre o NAD, e disse que na ocasião representava o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), que estava em viagem a São Paulo.

Ela relatou que a história do NAD iniciou na gestão em que o vereador Marcelo Lanzarin (Podemos) era secretário de Saúde. Disse que quando ela ocupou o cargo, o Núcleo foi transferido para o AG do Centro, em uma estrutura melhor.

Maria Regina agradeceu aos vereadores que todos os anos aprovam o orçamento para manutenção e custeio desse serviço. Apontou que o NAD é um diferencial que só Blumenau tem, e que o Ministério da Saúde preconiza que esse paciente seja atendido pela Atenção Básica. “Nós entendemos, como gestores, que o paciente diabético precisa de um atendimento diferenciado, e por isso Blumenau tem o NAD, proporcionando aos pacientes exames e consultas em diversas especialidades”.

Agradeceu à equipe que trabalha no NAD e assinalou que no local são oferecidos não somente atendimento aos pacientes, mas também orientações preventivas ao diabetes. Reforçou o apoio da administração municipal com o serviço e o atendimento aos pacientes diabéticos.