Menu

Palestra na Câmara debate o Empoderamento da Mulher na Política

Palestra na Câmara debate o Empoderamento da Mulher na Política

A palestra com o tema “Empoderamento da mulher na política”, nesta quarta-feira (7), deu continuidade a Semana Municipal de Conscientização Política, que está sendo realizada pela Câmara de Blumenau, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller. O evento, que aconteceu no plenário, reuniu, na sua maioria mulheres, como representantes de partidos políticos, funcionárias públicas, lideranças da comunidade, profissionais da saúde, advogadas e professoras.

A abertura da palestra contou com a presença do primeiro secretário da Câmara, vereador Almir Vieira (PP), que destacou que a importância do envolvimento da mulher na política e também defendeu a necessidade de as mulheres também ocuparem as cadeiras do parlamento municipal. “Blumenau e o parlamento se desenvolvem também pela contribuição das mulheres, que trazem as discussões e demandas ao parlamento. Mas mais que isso, eu vejo que é necessário se ter vereadoras em Blumenau e, na política como um todo, para aumentar o debate, ter uma visão diferenciada e mais ampla que as mulheres possuem”, assinalou, parabenizando todos os envolvidos na realização desta semana.

A palestrante Isabela Moreira do Nascimento Domingos abordou o papel da mulher na política e da atuação da mulher na política brasileira. Também apontou a igualdade de gênero e o empoderamento da mulher como um tema universal porque faz parte de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, proposto pela ONU (Organização das Nações Unidas). “A ideia é que as mulheres interajam cada vez mais na comunidade. A política e a educação são formas de empoderamento. As políticas públicas devem estar alinhadas para que aconteça o desenvolvimento socioeconômico não apenas em critérios econômicos, mas também para a conquista da mulher no mercado de trabalho, voz ativa na sociedade e na busca por cargos de liderança. A mulher possui muita importância para o desenvolvimento socioeconômico, porque somos a maioria votante, aproximadamente 52%, mais escolarizadas, mas não alcançam os espaços acadêmicos, públicos e, por outro lado, estão sendo vítimas do feminicídio”, lamentou.

Avaliou que a mulher tem buscado cada vez mais fazer parte dos espaços, mas ainda enfrenta as dificuldades por se viver em uma sociedade patriarcal e, por isso, é preciso a quebra de paradigmas e de cultura da sociedade. Avaliou que para se mudar esta concepção é necessário investir na educação e na formação das crianças e jovens dentro de casa e na escola. Apontou que, segundo estimativa da ONU, se continuar neste patamar de pouco avanço na conquista de espaço para as mulheres, demoraria mais de dois séculos para que fosse possível a igualdade de gênero. A palestra gerou bastante interação entre os participantes, onde puderam debater sobre o assunto e emitir as suas opiniões a respeito.

A semana encerra hoje, dia 8, com o Painel de Conscientização Política intitulado “A atuação do cidadão no sistema democrático brasileiro”. Este painel terá como mediador o gestor público Zamir Kennedy Hoshi Teixeira. Os participantes que irão integrar o painel serão: Dra. Quitéria Tamanini, representando o Poder Judiciário; Amarildo Ramos, representando os empresários; Osni Bahr, representando o A-Conseg; Alexandre José, representando os jornalistas e vereador Almir Vieira, representando o Legislativo municipal. O painel será a partir das 19 horas, no auditório da Ampe Blumenau (Rua Humberto de Campos, nº 245, no bairro Velha). A Escola do Legislativo reforça o convite, salientou que ainda há vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas pelo site camarablu.sc.gov.br/inscricoes/ ou pelo telefone 3231-1515.

 

Veja Também!

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content