Pastora da Igreja Luterana fala sobre a importância da mulher na sociedade

A Pastora Mariane Bayer, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil –  Sínodo Vale do Itajaí, ocupou a tribuna nesta quinta-feira (31) para falar sobre a importância da mulher na sociedade, por ocasião do mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

Ela iniciou dizendo que é preciso que cada um se questione qual sociedade queremos e formamos, se é aquela que lota presídios, que tem guerras e feminicídios, ou uma sociedade em que é possível ter casas com cercas, jardins e flores. “Não queremos saudosismo e retorno ao passado, mas temos que buscar novas marcas na sociedade na qual as pessoas possam ser mais felizes”, disse.

Fez uma reflexão dizendo que não existe estado o povo, e questionou quem gera a vida. “Nossas leis dão a devida importância à mulher mãe? Dizem que a educação se aprende em casa. Mas quanto tempo a criança está em casa se os pais estão ocupados com a geração de renda, e a educação é entregue a terceiros? ”, indagou. Acrescentou que uma nova sociedade será gerada na família, e que não nos falta conhecimento, mas sim sabedoria nas decisões.

Em seguida apontou que ontem a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil deu início às comemorações de 40 anos da ordenação de mulheres ao sacerdócio. Informou que atualmente as mulheres representam um terço das pessoas no exercício ministerial. Recordou quando decidiu cursar teologia e assinalou que foi a primeira mulher pastora admitida no âmbito da Igreja em Santa Catarina e Paraná.

Ao final, disse que as mulheres precisam estar preparadas para ocupar os espaços que lhes são de direito e enfatizou que no evangelho está claro que não há mais discriminação entre homens e mulheres. “Não vamos lutar uns contra os outros. Vamos nos unir contra os problemas buscando um mundo melhor para todos”.