Menu

Posse dos Vereadores mirins

Posse dos Vereadores mirins

Vereadores mirins da legislatura 2020 tomam posse em solenidade

A Câmara Mirim de Blumenau promoveu, na tarde desta segunda-feira (17), a solenidade de posse dos vereadores mirins da legislatura 2020 e a eleição da Mesa Diretora para o primeiro semestre do ano. Conforme o Regimento Interno Mirim, a cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Marcelo Lanzarin (MDB), no plenário.

A cerimônia também contou com as presenças dos parlamentares Alexandre Caminha (PP), Alexandre Matias (PSDB), Professor Gilson (PSD), Oldemar Becker (DEM), Sergio Ronchi (PT) e Sylvio Zimmermann (PSDB). Também compuseram a mesa dos trabalhos a Secretária Municipal da Família, Cristiane Loureiro, que representou o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido), Adriano Cunha, representando a Secretaria Municipal de Educação, o diretor legislativo da Câmara de Vereadores Ronaldo Ferreira e também o assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider. Prestigiaram também o evento pais, amigos, diretores de escolas e ex-vereadores mirins.

Na ocasião, os vereadores mirins fizeram a leitura do juramento e assinaram o termo de posse. Logo após, vereadores adultos utilizaram a tribuna livre, assim como os representantes do Executivo Municipal e da Câmara Mirim.

O presidente Marcelo Lanzarin desejou sucesso e êxito aos vereadores mirins. Lembrou que vivemos um momento difícil no país, no qual a democracia está sendo questionada. Lembrou que é dever de todo cidadão entender o que está sendo debatido e aquilo que está tentando desconstruir a democracia, que é sustentada por três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. “Desejo que vocês não desanimem quando houver colegas zombando da posição de vocês, dizendo que vereador não tem nada para fazer. Ao contrário de muitos que não fazem nada pela sociedade, vocês estão dando a demonstração que existe um futuro melhor para o nosso país e ele começa com vocês”, assinalou.

O assessor programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, destacou a oportunidade que os pequenos parlamentares terão durante este ano de 2020. “Vocês têm pela frente desafios e oportunidades muito grandes. Vão acumular experiências e muito conhecimento vivendo momentos incríveis”, ressaltou.

Ronaldo Ferreira, diretor legislativo da Câmara Municipal, falou sobre o privilégio de ter a Câmara Mirim sob sua diretoria. Destacou a importância do trabalho dos servidores que levam adiante o Programa e desejou êxito aos pequenos parlamentares. “Vocês sairão daqui completamente diferentes por causa dessa oportunidade de aprendizado. Que seja apenas o início de uma grande jornada”, assegurou.

Adriano Cunha, que representou a Secretaria Municipal de Educação, falou da importância de o jovem estar buscando conhecimento sobre política. “Esse programa traz ensinamentos e desenvolvimento na área da cidadania. Vocês estarão desenvolvendo isso em conjunto durante esse ano, e isso vai auxiliar muito as unidades de ensino onde vocês estão inseridos”, enfatizou.

O vereador Alexandre Caminha lembrou que da Câmara Mirim saíram vários projetos que hoje fazem parte da legislação do município. “Desejo que vocês também usem da juventude e capacidade de vocês para fazer a diferença para a nossa cidade”.

Já o vereador líder do governo Alexandre Matias ressaltou que o conhecimento que os parlamentares mirins vão adquirir nesse ano é de suma importância para a formação de um adulto mais criterioso, informado e mais envolvido com as causas da comunidade.

Em seu pronunciamento, o vereador Professor Gilson disse que não tem dúvidas de que os parlamentares mirins estarão muito melhor preparados para assumirem mandatos enquanto vereadores adultos, se assim desejarem, por terem passado por essa experiência na Câmara Mirim.

O vereador Oldemar Becker lembrou um memorando que apresentou à Mesa Diretora em 2019 solicitando a realização de um curso de primeiros socorros aos vereadores mirins, o que deve se repetir neste ano. Também deu dicas para o mandato dos pequenos parlamentares. “Vocês subiram o primeiro degrau, mas a escada é longa. Ouvir o que a comunidade precisa é o caminho para uma escalada de sucesso”.

O vereador Sergio Ronchi falou da importância dos vereadores mirins para a sociedade e pediu que se possível procurem acompanhar os órgãos públicos que atendem crianças e adolescentes. “Tenham contato com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, fiscalizem e visitem os conselhos tutelares e procurem saber como é o atendimento nos abrigos”, sugeriu.

A secretária Municipal da Família, Cristiane Loureiro, representando o prefeito municipal, destacou o papel dos mirins na construção da sociedade e desejou que num futuro próximo a Câmara de Vereadores possa ser tão diversa, com a participação de homens e mulheres, quanto a composição da Câmara Mirim para 2020.

Logo após a solenidade de posse, iniciou a eleição da Mesa Diretora da Câmara Mirim para o primeiro semestre do ano.

Vereadores mirins empossados:

        • Ademir Klepacki Junior – Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Unidade Pedro II;
        • Ana Luísa Neuman Volpi – Escola Barão do Rio Branco;
        • Arthur Mendes Ismael – Colégio Sagrada Família;
        • Brenda Espig – Escola Básica Municipal Machado de Assis;
        • Gabriel Pereira – Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré;
        • Grazieli da Silva – Escola de Educação Básica Hermann Hamann;
        • Isabelli Thaís Berkenbrock – Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun;
        • Jennifer Rafaela Karnoski – Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen;
        • Laura Leite da Silva – Escola Básica Municipal Professor Friedrich Karl Kemmelmeier;
        • Lucas Schimite Soares – Escola Básica Municipal Henrique Alfarth;
        • Maiara Macaes – Colégio Alfa Castelo;
        • Marcela Avila dos S. de Farias – Colégio Bom Jesus Santo Antônio;
        • Sophia Karoline Berg – Escola Básica Municipal Professor Rodolfo Hollenweger;
        • Vinicius de Senna – Escola de Educação Básica Professor João Widemann;
        • Wellington Cardozo – Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann

 

Veja Também!

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content