Presidente da Associação Amigos do Hospital Santo Antônio apresenta entidade na tribuna

Fernando Fallgatter, presidente da ASA – Associação Amigos do Hospital Santo Antônio, ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira (23) para apresentar a entidade e pedir apoio da comunidade.

Ele explicou que a ASA foi criada em Blumenau a partir da iniciativa de empresários e cidadãos que queriam contribuir mais com as atividades do Hospital Santo Antônio, para que ele pudesse cumprir de forma integral seu propósito de beneficiar a saúde da população de 14 municípios do Vale do Itajaí. Disse que na prática o Hospital atende mais de 50 cidades e até outros estados, sendo que 92% desses atendimentos são feitos pelo SUS. Afirmou que toda a diretoria da associação é voluntária.

“A Associação foi constituída oficialmente em setembro de 2016, e desde então realiza projetos de expansão da atuação do Hospital Santo Antônio para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares”.

A organização atua para desenvolver projetos que expandam a atuação do Hospital Santo Antônio; captar recursos para os projetos, tornando-os realidade; dar suporte às famílias dos pacientes, durante o tratamento e melhorar a qualidade de vida das pessoas em seu período de contato com o hospital.

Disse que o primeiro projeto da ASA é a Casa do Aconchego, que existe para dar acolhida para mães de crianças que estão em tratamento nas UTIs neonatal e pediátrica. “O tratamento pode durar meses, e é importante que a mãe esteja sempre por perto, acolhida e pronta para estar ao lado em todos os momentos. Toda a família é envolvida para o sucesso do tratamento”, afirmou, acrescentando que os 14 leitos da Casa liberaram mais leitos no Hospital.

Apresentou um vídeo institucional e um vídeo com depoimentos de mães que estiveram na Casa do Aconchego enquanto seus bebês estiveram internados. Elas testemunharam sobre o acolhimento tão necessário às famílias durante o tratamento. A Casa oferece Hospedagem dia ou pernoite, refeições, roupa de cama e banho, cozinha e lavanderia, capelania e assistência psicológica, além de cursos ministrados por voluntários. Assinalou que mais de 800 mães provenientes de mais de 50 municípios já foram atendidas no local.

Apontou que a principal fonte de renda da ASA são os eventos promovidos pela associação, além de doações em dinheiro, materiais ou serviços. Acrescentou que o brechó da entidade também é uma importante fonte de renda, e pediu apoio da população na doação de peças de roupas para o brechó.

Informou que a Casa do Aconchego busca ser conhecida como entidade de utilidade pública, e pediu apoio dos vereadores na apreciação do projeto de lei, com esse objetivo, que está tramitando na Câmara.

Ao final, convidou os vereadores e a comunidade para um Jantar de Natal, que terá todo o lucro revertido para a entidade, que será realizado nesta quarta-feira (24), às 19h30 no Tabajara Tênis Clube.