Presidente da Associação dos Surdos de Blumenau aborda Setembro Azul na tribuna da Câmara

O presidente da Associação dos Surdos de Blumenau – Asblu, André Felipe do Nascimento, ocupou a tribuna livre nesta terça-feira (24) e, com o auxílio de uma intérprete de Libras, discorreu sobre o ‘Setembro Azul’, mês alusivo à Comunidade Surda Brasileira.

Ele esclareceu que a cor azul faz referência ao período nazista, quando as pessoas com deficiência usavam uma faixa azul como identificação e eram mortas devido às suas deficiências.

André Felipe lembrou de diversas datas alusivas à comunidade surda, como o dia 23 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial da Língua de Sinais, e o Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro.

Frisou que algumas terminologias caíram em desuso, como a expressão “linguagem de sinais”, uma vez que o correto é a expressão “língua de sinais”. “Também não utilizamos mais a nomenclatura surdo-mudo, e sim surdo. Não somos portadores de deficiência, e sim pessoas com deficiência”, explicou.

Registrou a existência de uma lei nacional que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como a língua oficial da comunidade surda. Distribuiu aos vereadores um livro que auxilia a compreensão sobre como é o universo surdo e que foi disponibilizado a alguns alunos do município.

Ao final convidou a comunidade a participar de um debate que acontecerá nesta quarta-feira (25), às 19 horas na Câmara de Vereadores, quando haverá um espaço de expressão para os surdos debaterem assuntos relativos à acessibilidade, entre outros.

A playlist completa no canal do youtube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio – Imprensa CMB