Menu

Presidente regional catarinense da SBD aborda ‘Dezembro Laranja’ e importância do diagnóstico precoce do câncer de pele

Presidente regional catarinense da SBD aborda ‘Dezembro Laranja’ e importância do diagnóstico precoce do câncer de pele

O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional de Santa Catarina, Rafael Lenzi Tarnowsky, ocupou a tribuna na sessão dessa quinta-feira (5) para falar da campanha “Dezembro Laranja”, que destaca a importância do diagnóstico precoce e a conscientização da população sobre incidência do câncer de pele e da prevenção à doença.

O médico explicou que há 20 anos a sociedade promove atividades de conscientização sobre a prevenção do câncer de pele, que é o mais frequente do Brasil. Disse que neste ano a Sociedade Brasileira de Dermatologia pretende atingir um número ainda maior de pessoas com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o câncer de pele, sobre a importância da proteção e de hábitos e atitudes para redução de riscos.

Destacou que as ações são realizadas há oito anos dentro da campanha “Dezembro Laranja”, que em 2018 atingiu e informou mais de 21 milhões de brasileiros. Neste ano a campanha acontecerá no próximo sábado, das 9 às 15 horas, em mais de 130 pontos do território nacional. “Nesta data mais de quatro mil dermatologistas voluntários vão atender gratuitamente e orientar cerca de 130 mil pessoas”, assinalou.

Disse que segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) 30% de todos os casos de câncer no Brasil são de pele, com 189 mil novos casos por ano. Já dados do Ministério da Saúde estimam que até o fim de 2019 haverá 82,53 casos novos para cada 100 mil homens e 75,84 para cada mil mulheres. Destacou ainda que o caso de câncer de pele não melanoma nas mulheres é o mais incidente em todas as regiões do Brasil, com prevalência na região Sul.

“Se tratado no início o câncer de pele tem mais de 90% de chance de cura, sem afetar a qualidade de vida dos pacientes e sem apresentar sequelas aos seus portadores”, assegurou.

Pontuou que a Sociedade Brasileira de Dermatologia recebeu a certificação do Guiness Book Records por ter organizado em 2009 a maior campanha médica do mundo organizada em um num único dia e a maior campanha de prevenção ao câncer de pele mundial, com mais de 34 mil atendimentos em todo o País.

Disse que este ano a campanha em Santa Catarina, além de Blumenau, vai atender o público carente na Grande Florianópolis, Brusque, Jaraguá do Sul, Chapecó, Joaçaba, Itajaí, Tubarão.

Em Blumenau, neste sábado, os atendimentos vão ocorrer no campus 5 da FURB (Hospital Universitário), no Bairro Fortaleza Alta, das 9 às 15 horas, sendo que as senhas serão distribuídas a partir das 7h30min da manhã no local. “Uma dezena de dermatologistas da cidade capacitados e voluntários atenderão duas centenas de pacientes carentes”, enfatizou.

Dr Rafale Lenzi pediu o apoio da Câmara para divulgar a campanha, que inclui também a iluminação na cor laranja de monumentos públicos nas cidades durante o mês de dezembro. “Este ano transformaremos o problema em uma causa aumentando a visibilidade e o engajamento ao redor do mundo e para isso vossas parcerias são imprescindíveis. A Sociedade Brasileira de Dermatologia e a população catarinense lhes agradecem”, concluiu.

 

Veja Também!

A playlist completa no canal do youtube para assistir as manifestações realizadas durante o momento da Tribuna Livre na Câmara

Galeria de Fotos do Instagram

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Lucas Prudêncio – Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content