Projeto de capacitação para abordagem a pessoas com TEA é apresentado na tribuna

Ana Paula Müller, Presidente Associação Pais e amigos dos autistas de Blumenau (AMA), ocupou a tribuna livre para falar sobre o Projeto Treinamento e Capacitação para Abordagem a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Relatou um pouco do histórico da Associação, que atende atualmente 27 crianças carentes e tem 148 na lista de espera. Apontou dados que mostram que existe um autista a cada 54 habitantes e que esse número tende a aumentar. Frisou que o transtorno do espectro autista é um problema de saúde pública e que é preciso que o município tenha uma política pública para atender essas pessoas, crianças no geral, para evitar que no futuro sejam adultos dependentes.

O Tenente Coronel Adair Alexandre Pimentel também ocupou a tribuna para falar de um projeto, realizado em parceria com o Grupo Almeida Junior, a AMA Blumenau e a Polícia Militar, que capacitou funcionários de shoppings centers da cidade e também policiais militares para que pudessem identificar autistas e realizar a abordagem adequada durante o cumprimento de suas funções.

Relatou um caso de um menino autista que foi baleado, nos estados unidos, por policiais militares enquanto estava em crise. Reforçou a necessidade do conhecimento das particularidades dessas pessoas para que possam receber o atendimento adequado.

Disse que a Polícia Militar já possui uma nota de instrução, que é um documento oficial que orienta os policiais sobre os procedimentos a serem adotados. Afirmou que o treinamento será ampliado para outras partes do estado e o modelo de capacitação também será levado a diretores de escolas, professores e coordenadores da educação especial.