Menu

Pronunciamentos Vereadores 03/02

Pronunciamentos Vereadores 03/02

O vereador Adriano Pereira (PT) voltou a criticar o Samae pela falta de água, pela demora nas manutenções nos consertos de vazamento e também pelas inúmeras vezes que um mesmo problema é consertado. Ironicamente disse que o Samae deveria por uma placa nos locais com os dizeres: “Em breve estaremos aqui de novo”. Ressaltou que o povo paga a conta e merece água na torneira. Criticou duramente também a área da saúde, em relação ao atendimento de pacientes com Covid. Relatou que recebeu inúmeros vídeos e reclamações de pessoas em filas enormes para a testagem e atendimento. Comentou o caso de uma gestante. Também criticou a desvalorização dos servidores da saúde, que segundo ele continuam aguerridos atendendo a população como podem. Disse que o caos na saúde também é culpa do Governo Federal que promoveu tantos cortes de investimentos na área. Encerrou seu pronunciamento mostrando um vídeo em que aparece vestido de Papai Noel distribuindo presentes às crianças em muitas comunidades carentes, bem como em visitas a doentes.

 

O vereador Professor Gilson de Souza (Patriota) disse que tem conversado com os servidores e que eles não querem a greve, mas esperam por um gesto do prefeito para conversar, explicar o que pode ser feito. Pediu humildemente que o prefeito faça o diálogo com os servidores para que o povo não tenha que pagar a conta. Destacou também que visitou as escolas e CEIs fiscalizando obras e a estrutura desses locais. Criticou que alguns CEIs ainda estão sem internet e ar-condicionado. Disse que alguns CEIs recém-inaugurados estão com vários problemas e citou o João Gervásio Neto, que já está com rachaduras. Recomendou que as empresas responsáveis pelas obras sejam acionadas com mais rapidez e que sejam desabilitadas de outros projetos públicos do Município. Destacou que antes de vir à tribuna expor os problemas foi conversar com os secretários cujas pastas são responsáveis pelas obras e manutenções dos educandários, como da Educação e de Obras.

 

O vereador Emmanuel Tuca (Novo) falou sobre o prejuízo que a pandemia trouxe à economia mundial, ressaltando que os empresários brasileiros do setor gastronômico e do turismo foram os mais prejudicados. Lembrou que os estabelecimentos do setor de gastronomia foram obrigados a fechar durante longo período e também impedidos de diminuírem custos. Apresentou números do endividamento dos empresários do setor, de acordo com uma pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bateres e Restaurantes), que aponta que em SC 67,5% do empresariado da área está endividada e que o índice é recorde, sendo que 20% não conseguem cumprir suas obrigações e podem falir entre 2 e 5 anos. Reclamou que o Governo do Estado não prestou apoio e que pelo contrário, aumentou a carga tributária do setor, que é a mais alta do país. Disse que também os municípios não isentaram esse segmento dos impostos e taxas municipais. Afirmou que a intervenção estatal complicou a situação desse setor mais que a pandemia. Assinalou que a ajuda ao setor pode vir da Casa Legislativa, com a apresentação de proposições que reduzam a burocracia, promovam a flexibilização no recolhimento de taxas e a estabilização dos empreendimentos. Citou a lei de liberdade econômica, de autoria dele e disse que tem a certeza que o Governo Municipal está fazendo a parte dele. Disse que é preciso assumir um compromisso com os empreendedores que geram empregos e com a população que precisa do trabalho deles. Por fim afirmou que não se pode mais tolerar lockdown e medidas restritivas radicais.

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) falou sobre os problemas relativos ao Cepread, referente a um vídeo que circulou nas redes sociais e na mídia, que mostrava animais presos em caixas de transporte. Disse que desde o primeiro mandato vem discutindo a necessidade de melhorar a estrutura do Cepread. Destacou que teve cautela em verificar todas as informações para buscar a clareza dos fatos e que está buscando as explicações. Afirmou que a principal questão é que o local precisa ser ampliado, assim como a sua estrutura operacional e afirmou que se está à disposição par ajudar. Falou sobre a importância da castração e elogiou o projeto dos voluntários do Instituto Bem Estar Animal, do qual ele e a equipe de seu gabinete fazem parte como voluntários. Afirmou que projetos semelhantes em outras cidades acontecem em parceira com o poder público e que Blumenau precisa de uma política de castração de animais, porque essa ação tem que ser constante e contínua. Comentou também sobre o projeto fantástico na Escola Municipal Oscar Unbehaun, referindo-se ao ensino bilíngue com a linguagem de sinais beneficiando a comunidade surda e valorizando a Libras.

 

O vereador Ito de Souza (PL) destacou que a pavimentação da SC 414, que liga os municípios de Massaranduba, Luís Alves e Blumenau, vai sair do papel. Lembrou que é uma cobrança antiga da comunidade que mora próximo a essa rodovia e de quem a utiliza frequentemente. Cumprimentou todos que lutaram pela obra e agradeceu ao Governo do Estado. Disse que quer ter o prazer de estar presente na assinatura da ordem de serviço e que vai acompanhar os trabalhos. Falou sobre a limpeza do ribeirão da Rua 1º de Janeiro e agradeceu aos servidores Ricardinho e Luciano, da equipe de manutenção. Disse que encaminhou pedido ao Executivo para a construção de calçadas no acesso à Rua John Karsten. Destacou como boas notícias a abertura da licitação para a construção do ginásio coberto da Escola Áurea Perpétua Gomes e também a construção do Poliesportivo na Escola Erwin Radtke.

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) falou sobre o vídeo em que aparecem animais no Cepread presos em caixas de transporte. Disse que foi buscar informações sobre aquela situação com os responsáveis. Esclareceu que a situação se dá por conta da socialização dos animais e frisou que eles não ficam nas caixas o tempo todo. Explicou que alguns animais precisam ficar isolados em baias por serem agressivos, não podendo ficar próximo a outros, servindo de medida de proteção a eles próprios. Explicou também que a agressividade é muitas vezes um comportamento relacionado aos maus tratos que sofreram. Ressaltou que o objetivo do Cepread é retomar a campanha de adoção e diante disso ela fez contato comum adestrador, parceiro da causa animal, para que ele pudesse trabalhar a socialização dos animais. Mostrou um vídeo do voluntário Caio e os primeiros resultados com o adestramento de alguns cães. Disse que após o adestramento alguns cães já puderam ser adotados. Assinalou que o Cepread precisa de melhorias e que já agendou uma reunião com a equipe da secretaria para falar do assunto. Disse que o Centro está com a sua capacidade máxima e que será lançada ainda na primeira quinzena de fevereiro uma licitação para realizar um mutirão de castração e outra para o credenciamento de uma clínica para exames laboratoriais e de imagens.

 

O vereador Almir Vieira (PP) parabenizou o Executivo pelo trabalho realizado por meio do programa de sistema de Mutirão de pavimentação. Disse que tem muito carinho e conhecimento do funcionamento porque foi para ele a porta de entrada no serviço público. Disse que grande parte das prerrogativas do sistema de Mutirão foram implementadas por ele, como o não pagamento antecipado para as empreiteiras e a formação das comissões de ruas. Parabenizou a comunidade da Rua Alvin Fritzke, que já entrou no sistema de mutirão com recursos no valor de R$ 100 mil. Em seguida falou dos problemas ocasionados pelas chuvas e enxurradas e destacou a ação de limpeza dos ribeirões anunciada a ele pelo secretário Ricardinho, da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana. Disse que fez a indicação de vários ribeirões por todos os bairros da cidade. Agradeceu a iniciativa da Secretaria e destacou a importância do trabalho de prevenção. Apresentou um vídeo sobre a linguagem de sinais sendo usada no programa BBB, enaltecendo a atitude que valoriza a Libras. Aproveitou para parabenizar o trabalho das intérpretes de sinais da Câmara, Gisele, Andressa e Marisa.

 

O vereador Maurício Goll (PSDB) destacou as mais de 70 indicações feitas por ele nos últimos meses e relatou algumas das ações e das ruas atendidas. Disse que o trabalho foi intenso nos 35 bairros Citou a realização de patrolamentos, manutenção, obras de contenção, consertos em pontes, com instalação de corrimão e melhorias no sistema de drenagem. Citou também melhorias de acesso para cadeirantes, limpeza e desassoreamento, conserto de pavimento asfáltico e de meio fio, nivelamento de calçamentos, podas de árvores e roçadas. Comentou também a visita que fez à Vila Itoupava e do esforço concentrado de maquinários realizado na Rua Braço do Sul, onde que esteve acompanhando os trabalhos. Agradeceu a todos os secretários que lhe atenderam e consequentemente atenderam a população, ressaltando a importância do espaço da tribuna para reivindicar melhorias para a comunidade.

 

Veja Também

O vídeo da sessão ordinária na íntegra

A galeria de fotos da sessão

 

Galeria de Fotos do Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content