Menu

Pronunciamentos Vereadores 12/04

Pronunciamentos Vereadores 12/04

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) parabenizou a vereadora Giselle Chirolli pelo trabalho à frente do paradesporto, lembrando o início promissor da proposta do cinema azul, destinado a pessoas do espectro autista. Disse que municípios de todo país discutem o tema e que em Blumenau as redes de cinema mostraram disposição em discutir a questão, já tendo sido realizada uma primeira sessão e a garantia de que partir de agora se repita mensalmente. De acordo com o vereador, a sessão não é apenas para autistas, mas adaptada para este público. Ele agradeceu a todos os envolvidos que trabalharam para tirar a ideia do papel. Bruno Cunha alertou para a importância da campanha de combate à epidemia de dengue e cumprimentou a Prefeitura pelo destaque dado ao problema. Ele pediu a colaboração da população. O parlamentar também destacou a importância do credenciamento para o mutirão de castração animal, apelando para que haja uma política permanente neste sentido. Segundo ele, existe uma demanda gigantesca na cidade e o problema precisa ser olhado com atenção.

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) deu boas-vindas à vereadora Giselle Chirolli e apresentou a agenda cumprida nos últimos dias. Relatou que esteve no gabinete da vice-prefeita Maria Regina Soar discutindo a urgência de políticas para a causa animal, especialmente no atendimento àqueles resgatados pela população e que precisam de socorro imediato. Participou de apresentação da Companhia Jovem Bolshoi Brasil, no Carlos Gomes, realizou visita ao ESF Paulo Pedro Mayerle, no Passo Manso, anotando as necessidades na região, especialmente de maior número de médicos. Também falou da capacitação de xadrez para professores da secretaria do Pró-Família, da reunião de coordenadores do clube de mães e do evento da Associação Viva Parkinson que reuniu grande número de pessoas. Ela agradeceu aos colegas pela declaração de utilidade pública da entidade. Também participou da Páscoa da Criança em associação na Itoupavazinha e manifestou preocupação com a falta de segurança na Escola Carlos Techentin, assaltada pela quarta vez em poucos meses, sofrendo roubo de fios elétricos. A vereadora alertou ainda para golpes que estão sendo aplicados contra idosos e encerrou relembrando a possibilidade de doação através do imposto de renda para fundo municipal do idoso e da criança.

 

A vereadora Silmara Silva Miguel (PSD) disse que a posse da vereadora Gisele Chirolli representa um momento histórico para a Câmara Municipal e se colocou à sua disposição. Também saudou o vereador Roberto Morauer (PT) que passou a ocupar uma cadeira na semana passada, representando o mandato coletivo. Ao mesmo tempo, registrou a passagem do Dia do Líder Comunitário, classificando como uma das datas mais importantes, por ser exercida por pessoas de forma intensa e sem remuneração. Conforme a vereadora, o líder comunitário faz de tudo para as demandas serem atendidas, se entrega de coração e o Poder Executivo deveria se honrar de receber tão valioso auxílio. Silmara aproveitou para lamentar as dificuldades enfrentadas por eles para manter em funcionamento as próprias sedes das associações e pediu aos colegas que se empenhem nesta luta. Por fim, se juntou aos protestos do vereador Gilson de Souza (Patriota) contra a falta de roçada em algumas vias públicas que não são de responsabilidade do município, por serem propriedades particulares, e que colocam em risco a vida de crianças que se deslocam para as escolas da cidade.

 

O vereador Maurício Goll (PSDB) relatou que visitou a Escola Municipal Alice Thielle, na rua Araranguá, onde conversou com diretores e ouviu várias solicitações de melhorias. Foi pedida a repintura da quadra de esportes, conserto do passeio público, recuperação das defensas de proteção das crianças, guarda corpo e nova placa nominativa. Os pedidos foram encaminhados às diferentes secretarias. O vereador também ouviu apelo para reativação da Escolinha Boleirinho, projeto que era realizado nos finais de semana antes da pandemia e prometeu buscar uma solução. Ao mesmo tempo, registrou o compromisso firmado entre o município e a proprietária da Pastelaria Canaã, localizada na rua Samuel Morse (Fortaleza), para manutenção da rotatória das ruas Francisco Vahldiek, Hermann Tribess e Samuel Morse. Disse que a adoção foi efetivada através do Programa Cidade Jardim, desenvolvido pela Prefeitura Municipal e através do qual a empresária vai cuidar do local, pintar meio fio e efetuar o plantio de flores. Ele disse que os vereadores são motivadores destas iniciativas.

 

O vereador Almir Vieira (Progressistas) cumprimentou a vereadora Giselle Chirolli (Podemos) que tomou posse nesta terça-feira (12). Destacou que agora são três mulheres na Câmara. Falou sobre o projeto de autoria dele que determina que o município distribua absorventes para as meninas nas escolas e que agora a mesma iniciativa foi tomada pelo Governo do Estado. Disse que o seu projeto fez com que ele pensasse o quanto é difícil para uma menina ou mulher deixar de ir à escola ou sair de casa porque não tem um absorvente. Fez um esclarecimento também sobre o projeto que trata da não obrigatoriedade do passaporte vacinal no município, que está tramitando na Casa. Afirmou que vai votar favorável à proposta quando ela chegar ao Plenário. Parabenizou a atleta Luísa Schreiber que irá representar o Brasil na Copa do Mundo de Rifle e Pistola, que iniciou dia 9, no Rio de Janeiro.

 

O vereador Professor Gilson de Souza (Patriota) parabenizou a vereadora Giselle Chirolli (Podemos) que tomou posse nesta terça-feira (12). Destacou a visita que ele, juntamente com a representante da AMA (Associação Amigos dos Autistas), Ana Paula, fez à vice-prefeita Maria Regina Soar para falar sobre o autismo. Lembrou que este mês é o Abril Azul e agradeceu à vice por abrir portas e por agir politicamente com inteligência. Comentou também sobre a realização da feijoada Fla Blumenau, em que boa parte dos recursos será destinado à AMA. Destacou a conquista da medalha de ouro no Pan-Americano de Jiu-Jitsu pela atleta blumenauense Camila Eduarda Reis. Disse que ficou triste porque soube que por falta de apoio quase que a atleta não pôde participar da competição, que aconteceu entre os dias 06 e 10 de Abril em Kissimmee, na Flórida (EUA). Disse que é preciso trabalhar forte nas políticas públicas para apoiar esses atletas. Comentou sobre as roçadas e disse que a prefeitura deve fazer a sua parte, fiscalizando, notificando e multando quando for o caso. Disse que vai encaminhar requerimento solicitando o que a prefeitura tem feito em relação à cobrança aos proprietários que precisam fazer a roçada de seus terrenos.

 

O vereador Roberto Morauer (PT) disse que vai apresentar uma moção a ser encaminhada ao presidente da República, com o objetivo de sensibilizá-lo para a aprovação da Lei Paulo Gustavo, que foi vetada por Jair Bolsonaro (PL). Pediu o apoio de todos os parlamentares para a aprovação da moção. Destacou que a pandemia impactou diretamente principalmente os trabalhadores do setor cultural. Comentou sobre o espaço coletivo de produção cultural que ele mantinha em Blumenau por mais de 20 anos, que atendia a cidade e outros municípios do Estado, e que foi fechado. Disse que cada trabalhador teve que buscar seu sustento de qualquer modo. Ressaltou que quase um milhão de postos de trabalho na área cultural foram fechados em razão da pandemia no mundo.  

 

O vereador Ito de Souza (PL) desejou boas-vindas à vereadora Giselle Chirolli. Comentou que o exemplo do prefeito de Pouso Redondo, que cortou árvores às margens da BR-470 e reverteu em casas para a população de baixa renda, deveria ser adotado pelos demais prefeitos da região. Falou sobre a sua agenda de fim de semana. Disse que participou do evento da Associação dos Moradores do Morro da Figueira, do jogo da Série B Sub 20 entre o BEC e o Metropolitano em Indaial. Por fim explicou que não é mais pré-candidato a deputado federal. Disse que que é uma eleição que requer muito recursos e que há muitos candidatos. Disse que deixa para uma próxima oportunidade e que continuará servindo ao seu partido. Avisou a quem chamou de “bocas alugadas” que não está desistindo, nem está retirando seu nome por receio.

 

O vereador Alexandre Matias (PSDB) deu as boas-vindas à vereadora Giselle Chirolli (Podemos) e lembrou das pautas que ambos discutiram juntos em favor do paradesporto e de causas sociais. Referiu-se especialmente ao projeto, de autoria dele, que decretou o Dia Municipal do Paradesporto e mostrou fotos da comemoração dos atletas e equipe da área quando a lei foi sancionada pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). Assinalou que Deus quis que ela tomasse posse no Dia do Paradesporto, 12 de abril. Parabenizou também a Apesblu pelos 10 anos de fundação. Comentou sobre a sua licença da Câmara para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na próxima segunda-feira (18). Disse que será um até breve, um até logo e parabenizou o vereador Jovino Cardoso, o novo líder do governo no Legislativo. 

 

O vereador Carlos Wagner – Alemão (União Brasil) falou sobre a visita que fez ao CEI Emma Tribess, para conhecer o plano de revitalização dos espaços. Agradeceu a Construcolor Tintas que está colaborando com as reformas. Comentou também da visita que recebeu da superintende da Polícia Penal, Léia, ocasião em que conversaram sobre a possibilidade de ocupar a mão de obra dos presidiários em Blumenau com o objetivo também de socializá-los. Falou também sobre as ações sociais que participou, como a “Hamburgada do Arromba”. Destacou os 83 anos do 23º Batalhão de Infantaria e disse que muitos dos jovens que passam pelo quartel são absorvidos pelas indústrias locais. Cumprimentou a vereadora Giselle Chirolli (Podemos) e disse que muito se orgulha de nunca ter dito não a ela quando sua empresa foi procurada para apoiar a causa do paradesporto. Também lembrou dos 10 anos da Apesblu e ressaltou que o trabalho da associação deve ser reconhecido sempre.  Afirmou que as obras na rodovia Francisco Mastela acabaram e que agora o Governo do Estado vai iniciar as melhorias na Rua Pedro Zimmermann.

 

O vereador Jovino Cardoso (SD), novo líder do Governo, parabenizou a vereadora Giselle Chirolli (Podemos) pela posse nesta terça-feira (12). Fez um esclarecimento sobre as roçadas, mostrando um documento com a orientação do Ministério Público, da 14ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau, que orienta a Prefeitura a fazer a manutenção apenas das áreas públicas. Disse que com isso fica impossível o Município fazer a manutenção dos passeios públicos, mas isso faz com que as pessoas acabem andando na pista por conta do mato nas calçadas. Disse que o Executivo está tentando buscar resolver essa situação com o MP, inclusive com uma ação da Câmara. Disse que ser líder do Governo é uma tarefa árdua e pediu que todos os processos sejam discutidos com respeito uns com os outros, com diálogo, e assim viabilizar as melhorias para a cidade. Falou sobre as melhorias da Rua Bahia e disse que continuará insistindo para a restauração daquela via entre o Complexo do Badenfurt e a divisa de Indaial. Ressaltou que aquela via se destaca pela frequência de acidentes e pediu equipamentos de redução de velocidade, sem ser a indústria da multa. Disse que as mais de 100 faixas planejadas para a cidade devem ser agilizadas.

 

Veja Também

O vídeo da sessão na íntegra

A galeria de fotos da sessão

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content