Menu

Pronunciamentos Vereadores 15/03

Pronunciamentos Vereadores 15/03

O vereador Jovino Cardoso Neto (SD) destacou obras importantes para o sistema viário da cidade. Voltou a mencionar as obras da BR-470 no Complexo do Badenfurt na ligação entre Blumenau e Pomerode. Agradeceu à bancada catarinense que, segundo ele, se esforça juntamente com o ministro dos Transportes para viabilizar a melhorias na duplicação da BR-470, a fim de levar mais segurança para a população. Também comentou que pôde acompanhar a mudança de trânsito que ocorreu na região da Fortaleza com relação a descida ao lado do shopping. Apontou que essa alteração trouxe mais segurança para a comunidade. Anunciou melhorias do governo municipal para a comunidade conhecida como Morro da Goiaba. Lembrou da luta e da reivindicação dos vereadores Almir Vieira (Progressistas) e Ito de Souza (PL). Apontou que será uma importante obra que vai trazer qualidade de vida para aquela comunidade. Por fim cobrou do governo municipal melhorias na Rua Benjamin Constant. Salientou que em breve deverá iniciar a implantação da rotatória naquela região da rua Bahia com a Rua Benjamin Constant. Também pediu que os vereadores façam esforços reivindicando projetos do Executivo municipal que também contemplem as ruas Norberto Seara Heusi com José Deeke e as ruas Coripós com a Benjamin Constant.

 

O vereador Adriano Pereira (PT) registrou sua visita no campus da UFSC em Blumenau. Apontou que na visita conversou sobre a federalização da Furb. Lamentou que o corpo técnico e reitoria do campus da UFSC Blumenau não tenham sido envolvidos no comitê e nas discussões da federalização da Furb. Opinou que o diálogo entre todos fortalece o debate e poderia ajudar no encontro de caminhos possíveis para a realização desse projeto. Também opinou que a forma mais fácil de a federalização se tornar viável seria através do próprio campus da UFSC absorvendo aos poucos a Furb. Manifestou ainda apoio aos servidores da Furb que estão reivindicando o reajuste salarial. Mostrou vídeo explicando como participar da consulta pública da Câmara de Vereadores com o tema Reforma da Previdência, que já está em andamento. Falou da importância da participação dos servidores públicos municipais e disse que espera que, após a conclusão dessa consulta, o governo municipal ouça a opinião dos servidores. Também mostrou os problemas no Ambulatório Geral da Itoupava, com goteiras e vazamentos. Reclamou da situação da limpeza pública da cidade, dizendo que são diversas ruas que precisam da roçada. Também falou sobre o projeto de sua autoria que trata sobre o recolhimento de veículos abandonados em vias públicas. Disse que espera que seja sancionado pelo prefeito. Por fim reclamou do departamento de iluminação pública, dizendo que antes ofereciam um serviço de excelência e agora várias ruas e comunidades estão no escuro com problemas na iluminação pública.

 

O vereador Carlos Wagner – Alemão (PSL) falou da participação do seu gabinete no pedágio da AAPPM, no sábado, dia 12. Disse que outros vereadores também participaram. Parabenizou a comunidade que colaborou. Informou que foram arrecadados R$ 34.336 para ajudar a entidade. Desafiou os demais colegas vereadores para que participem no próximo pedágio e até façam uma competição de arrecadação em prol das entidades. Reclamou uma situação de má qualidade de água para os moradores da rua Itajaí, no bairro Vorstadt. Também comentou que nesta terça-feira, dia 15, se comemora o Dia da Escola. Apontou que na sua época de estudante o bairro Vorstadt tinha a Escola Tiradentes e hoje em dia a comunidade da Pedro Krauss não tem unidade de ensino.

 

O vereador Ito de Souza (PL) apresentou uma denúncia contra um servidor da Câmara e contra o vereador Carlos Wagner – Alemão (PSL) durante seu pronunciamento. Mostrou imagens de registros de cartão ponto e vídeos de câmera de segurança que, segundo ele, são fatos e provas que embasam a denúncia de que um servidor comissionado do gabinete do vereador estaria prestando serviços em outros locais dentro do seu horário de expediente na Câmara. Apontou ainda que o cartão ponto e as justificativas foram subscritas pelo vereador. Disse que o servidor estaria lecionando na Uniasselvi e também atuou como advogado em audiências judiciais. Apontou que isso é um absurdo com o dinheiro público. Salientou que se comprovadas as denúncias, o servidor estaria cometendo crime de falsidade ideológica, além de ato de improbidade administrativa por causar prejuízo ao erário público. Também comentou que o vereador também estaria contribuindo para o prejuízo ao erário público, além de cometer crime de falsidade ideológica. Apontou também que é de responsabilidade do vereador exigir o cumprimento da jornada de trabalho diária e semanal do servidor. Disse que estaria protocolando junto à Mesa Diretora uma representação por quebra de decoro parlamentar por parte do vereador Carlos Wagner – Alemão (PSL) e espera que as denúncias sejam apuradas. Comentou sobre os fiscais de Blumenau que foram acusados de cobrar propina para liberar obras e foram condenados à prisão, diante de suas denúncias. Também falou sobre a reunião com moradores da rua Theobaldo Sperber, no Salto do Norte, e do lançamento da Escolinha Esporte Clube Bandeirantes.

 

O vereador Marcos da Rosa (DEM) destacou que a Assembleia de Deus completou, nesta terça-feira (15), 91 anos no Estado, iniciando na cidade de Itajaí. Cumprimentou todos os membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Estado de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. Cumprimentou membros da diretoria da igreja, todos os pastores espalhados pelo estado. Apontou que a Igreja Assembleia de Deus está presente nos 295 municípios do Estado e conta hoje com cerca de 2800 templos e mais de 300 mil pessoas que congregam na igreja. Salientou os trabalhos social e de evangelização que a igreja faz com todas as faixas etárias, com jovens, crianças, adolescentes, idosos, etc. Salientou que ele é fruto do trabalho da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, pois desde jovem entrou na igreja na Itoupava Central e teve a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus. Apontou que hoje é onde congrega. Parabenizou todos os pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos, auxiliares e todos os líderes da igreja. Disse que se sente muito feliz em ser evangelista da Igreja Assembleia de Deus e poder comemorar junto com cada membro os 91 anos da instituição em Santa Catarina.

 

O vereador Emmanuel Tuca Santos (Novo) lembrou que no fim de semana passado o Governo do Estado de Santa Catarina tornou oficialmente facultativo o uso de máscara em Santa Catarina e assim como Blumenau. Disse que após dois anos a população da cidade pode voltar à vida normal e optar por usar ou não máscaras de acordo com as suas preferências. Apontou que esse é um momento histórico para Blumenau. Informou que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças e a Organização Mundial de Saúde apontaram que desde o segundo semestre do ano passado o uso de máscaras poderia se tornar facultativo, devido a retração da pandemia e devendo ser observados os critérios como nível de contágio local. Também disse que em alguns países a Covid-19 já está sendo tratada como endemia. Chamou atenção dizendo que o uso prolongado de máscaras, segundo a própria comunidade científica, pode causar efeitos adversos ao sistema respiratório, comprometimento de funções motoras e outros prejuízos de ordem cognitiva e psicológica. Falou que as próprias pesquisas apontam que foi possível o relaxamento do uso de máscaras diante do cenário atual. Também falou que fiscalizou as obras na Rua Sete de Setembro. Disse que a via ainda não foi oficialmente entregue e possui uma série de buracos e outras irregularidades na camada asfáltica. Apontou que levou para conhecimento da Secretaria de Obras para que cobre da empresa que presta o serviço e faça os devidos reparos. Disse que a população é que paga e espera qualidade do serviço.

 

O vereador Alexandre Matias (PSDB) falou da sua participação, nesta terça-feira (15), na entrega à comunidade da ampliação do Banco de Alimentos de Blumenau, anexo ao Ceasa. Destacou as autoridades que estavam presentes. Lembrou que na sua primeira legislatura no ano de 2018 fez um projeto na Câmara de Vereadores falando da sustentabilidade e da reutilização de alimentos. Apontou que há pouco tempo visitou o local com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e pôde acompanhar o trabalho desenvolvido lá com a triagem desses alimentos que no Ceasa já não tem serventia. Apontou que são alimentos que estão ainda numa condição excelente para o consumo e, que muitas das vezes, antes do Banco de Alimentos, esses alimentos iam para a lata do lixo. Salientou como foi gratificante ver o brilho no olhar dos servidores que lá trabalham para que o alimento chegue às entidades assistenciais e possa beneficiar quase 4 mil pessoas no município. Informou que são cerca de 40 entidades atendidas por esse programa. Parabenizou o Executivo municipal e os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social do município. Assinalou que o Banco de Alimento também serve como ponto de recepção de alimentos de empresas que, muitas vezes, acabam doando para serem utilizados por essas quase 4 mil pessoas no município.

 

O vereador Gilson de Souza (Patriota) criticou duramente a atuação da Blumob no município. Disse que a empresa não respeita o cidadão e não tem responsabilidade com o usuário. Criticou várias situações como a falta de horários de ônibus e uma outra situação que pôde presenciar no último sábado. Disse que viu várias pessoas esperando na chuva do lado de fora do ponto de venda da empresa para poderem recarregar seus cartões ou fazer a carteira de transporte. Criticou essa situação dizendo que é um absurdo a empresa tratar desta forma o cidadão, sem dignidade e fazendo esperar ao ar livre debaixo de sol ou chuva. Questionou a AGIR e a prefeitura que não viram esta situação e ainda não tomaram nenhuma providência com relação a isso. Outro ponto que disse ser um absurdo é a falta de tecnologia para a emissão da carteirinha e pagamento das recargas do cartão. Disse que o sistema feito ainda é arcaico e precisa urgentemente ser modernizado com o uso da internet. Disse que vai continuar fiscalizando essa e outras situações e vai continuar a cobrar da empresa, da prefeitura e da Agir. Pediu para a secretaria de Educação e procuradoria para que seja logo resolvido os problemas jurídicos envolvendo a instalação do ar-condicionado nas escolas e CEIs do município. Também parabenizou a equipe do Paradesporto de Blumenau pelo excelente trabalho desenvolvido com o menino Lucas, que tem uma deficiência.

 

O vereador Almir Vieira (Progressistas) lembrou que, na quarta-feira passada (9), participou de uma reunião na Defesa Civil do Estado, em Florianópolis, juntamente com os vereadores Carlos Wagner – Alemão (PSL) e Maurício Goll (PSDB). Disse que foram até a capital para entregar um levantamento das demandas dos diques da cidade em nome da Comissão de Defesa Civil da Câmara, da qual fazem parte, juntamente com o vereador Alexandre Matias (PSDB). Apontou que na reunião foram anunciados grandes investimentos do Governo do Estado para a cidade, como 37 novos equipamentos tecnológicos em toda a bacia do Rio Itajaí-Açu para monitoramento em tempo real. Também foram anunciados cerca de R$ 9 milhões em investimento nos diques Fortaleza e Santa Efigênia, além de uma conversa para viabilizar a revitalização das pontes de madeira da cidade para dar segurança para a comunidade. Também lembrou de um anteprojeto de sua autoria sobre a implantação de “motolâncias” na cidade. Explicou que o objetivo é dar mais agilidade em alguns atendimentos de acidentes com o uso de motocicletas. Apontou que o governo municipal está analisando a proposta e disse que espera que em breve isso possa se realizar. Também falou da sua proposta, que teve o apoio dos demais colegas, sobre trazer, durante o mês de março, lideranças femininas de destaque na cidade até a tribuna da Câmara para falar dos seus trabalhos. Por fim, lamentou a situação da denúncia do vereador Ito de Souza (PL) contra servidor e colega parlamentar. Apontou que poderiam estar discutindo melhorias para a cidade.

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) destacou que neste fim de semana participou como voluntário, juntamente com sua equipe, do Mutirão de Castração do Instituto Bem Animal. Lembrou que em 2018 conheceu a Neura, que está à frente deste projeto, e que naquela época conversaram sobre essa proposta. Mostrou uma foto do início do projeto e de como está quatro anos depois. Apontou que nesses 4 anos foram mais de 5 mil castrações de animais na cidade de Blumenau. Salientou o quanto se sente orgulhoso de poder participar dessa iniciativa e de outras iniciativas como essa para tornar a sociedade cada vez um lugar melhor. Também comentou da moção de apelo, de sua autoria, direcionada ao Governo do Estado para que tornasse facultativo o uso de máscaras no Estado. Apontou que a Câmara aprovou a moção na semana passada antes do governador anunciar a liberação e o uso facultativo. Apontou que fica chateado com os comentários nas redes sociais porque tudo acaba virando briga política e de que não se pode estar em um outro caminho a não ser de direita ou de esquerda. Esclareceu que suas posições tomadas na Câmara em relação à pandemia seguem critérios técnicos e dos especialistas de saúde. Lembrou que foi a favor do uso das máscaras quando ainda não havia vacinação, mas agora entende que pode ser facultativo devido à vacinação de 80% da população.

 

O vereador Maurício Goll (PSDB) anunciou que a base do Corpo de Bombeiros do Grande Garcia já está atendendo 24 horas por dia e não mais 12 horas como vinha acontecendo. Apontou que foi uma solicitação sua, por meio de requerimento, aprovado por todos os vereadores, atendendo a um pedido da comunidade.  Fez um agradecimento ao tenente-coronel e a toda a corporação pelo importante trabalho desenvolvido em prol da comunidade. Disse que é importante o trabalho em conjunto dos vereadores fiscalizando e reivindicando as melhorias para a comunidade e que todos precisam ser reconhecidos. Também registrou a reunião com o secretário municipal de Planejamento, Éder Boron, juntamente com moradores da Rua Pastor Stutzer para tratar sobre questões envolvendo melhorias no trânsito e no acesso para a região do Grande Garcia.

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) divulgou a sua agenda da semana. Disse que representou a Câmara de Vereadores na abertura da temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Além disso, falou que pôde prestigiar a exposição “O Sábio mais Modesto”, com curiosidades de Fritz Müller e uma noite de autógrafos do livro “A Bordadeira de Sonhos” da professora Tânia Maria da Silva. Também registrou sua participação no pedágio beneficente em prol da Associação de Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM), no último sábado, dia 12. Apontou que foram arrecadados R$ 34.336,00 aproximadamente. Falou ainda da sua presença na pastelada da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau. Falou de dois eventos que participou relacionados à causa animal. Um deles foi a sua participação em mais uma edição do mutirão de castrações, promovido em parceria com o Instituto Bem Animal. Destacou a participação do colega, vereador Bruno Cunha (Cidadania), que apoia esse projeto desde o seu início. Por fim disse que participou da entrega da reforma e ampliação do Banco de Alimentos, salientando que o serviço beneficia cerca de 4 mil pessoas por mês e parabenizou a equipe envolvida.

 

O líder do Governo na Câmara, vereador Marcelo Lanzarin (Podemos) registrou a sua participação na entrega da ampliação e modernização do Banco de Alimentos de Blumenau. Apontou que foi um investimento de mais de R$ 600 mil. Salientou que são cerca de 4 mil pessoas, especialmente crianças, que são atendidas e mais de 30 organizações civis que fazem uso dos alimentos processados pelo Banco de Alimentos. Anunciou números positivos a respeito da Covid-19 no município. Apontou que Blumenau atingiu o menor número de casos positivos diários desde o início do ano. Lembrou que em janeiro houve um aumento expressivo do número de casos, chegando a quase 1500 casos positivos por dia. Apontou que os números positivos são fruto da contribuição da população, mas também do empenho dos profissionais de saúde da cidade. Destacou novamente que Blumenau é a cidade com mais 100 mil habitantes que tem a menor taxa de letalidade do Brasil pela Covid. Ressaltou o trabalho feito pelo então secretário municipal de Saúde e pelo prefeito, que sempre seguiu as orientações técnicas do comitê. Por fim, chamou atenção da população de que segue sendo obrigatório o uso de máscaras nas unidades de saúde, nos hospitais e outros locais de atendimento de saúde no município.

 

Veja Também

O vídeo da sessão na íntegra

A galeria de fotos da sessão

 

Galeria de Fotos do Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content