Menu

Pronunciamentos Vereadores 22/03

Pronunciamentos Vereadores 22/03

O vereador Ito de Souza (PL), registrou o 45º. aniversário do Grêmio Itoupavazinha, clube de futebol amador que acumula troféus belíssimos ao longo da história. Também prestigiou pastelada na Associação Nova Fidelis, que realiza importantes eventos e ajuda a sanar grandes demandas da comunidade. Em seguida, comentou sobre almoço dos Colorados na Abecelesc, que também promove atividades voltadas à população carente do município e sobre a feirinha de artesanato da Itoupava Central. Ele esteve ainda no gabinete do prefeito em exercício Egídio Beckhauser (Republicanos), acompanhando o maratonista Raul Cardozo na apresentação do projeto de lançamento da 24ª. Maratona Internacional. Ito aproveitou para apresentar algumas demandas ao prefeito em exercício dizendo confiar no encaminhamento que o mesmo dará. Por fim sugeriu que volte a ser realizada a Olimpíada das Associações de Moradores de Blumenau.

 

O vereador Emmanuel Tuca (Novo), registrou a visita que fez ao prefeito em exercício Egídio Beckhauser (Republicanos) e apresentou anteprojeto para alteração do Decreto Municipal desobrigando a comprovação da vacinação para entrada em festas, shows e similares. De acordo com o vereador, com a publicação do texto, os estabelecimentos não serão mais obrigados a cobrar a carteirinha de vacinação e a flexibilização é necessária considerando a redução significativa dos casos de Covid. Para ele a cidade está voltando a normalidade e a legislação tem que ser adequada. Lembrou que durante a pandemia vários estabelecimentos foram obrigados a fazer ajustes que já não se justificam e o setor de eventos foi um dos mais afetados. Além do que, medidas restritivas pesaram muito e alguns negócios sequer sobreviveram. Tuca ressaltou que o próprio governo do estado não determinou a comprovação de vacinação para entrada em festas e eventos, e que o controle do cumprimento da medida é quase impossível. Ele parabenizou o prefeito em exercício, vereador Egídio Beckhauser por ter promulgado o decreto.

 

O vereador Bruno Cunha (Cidadania) cumprimentou a vereadora Silmara Silva Miguel (PSD) por ser a primeira representante feminina a assumir a presidência da Câmara, devido a posse do titular Egídio Beckhauser (Republicanos) como prefeito interino. Ao mesmo tempo destacou visita da deputada Carmem Zanotto e o anúncio de novas emendas pela parlamentar. Bruno Cunha manifestou satisfação pela boa relação com a deputada estadual, oportunizando recursos importantes para a cidade. Em outro momento, ratificou decisão de não disputar as eleições deste ano. Ele esclareceu que após receber 4.892 votos no último pleito, sente obrigação moral de cumprir o mandato até o final. Segundo ele, muita gente achava que era uma grande oportunidade, mas o caminho é de transparência e isso faz a diferença. Afirmou que política é uma vocação e o coração manda não disputar estas eleições. Por fim, registrou visita ao gabinete do haitiano Bertrand Delaruss, um haitiano que está no Brasil há muito tempo, e o cumprimento de agenda nos bairros Velha e Água Verde.

 

O vereador Almir Vieira (Progressistas), registrou mais uma etapa do processo que oficializa a profissão de motoboy em Blumenau. Segundo o parlamentar, foi criada uma associação com cerca de 80 membros, que participarão de cursos junto ao SEST-SENAT, para oficializar a profissão de moto frete. De acordo com a proposta, por apenas 30 reais mensais, os participantes poderão usufruir de planos dentário e de saúde, além de diversos de cursos. Ao mesmo tempo, salientou que o cadastramento dos profissionais permitirá que os mesmos não sejam penalizados com multas de trânsito em paradas rápidas nos locais de área azul. Almir também comentou sobre os problemas no asfalto da rua Jacob Ineichen, lembrando que houve falha no projeto de execução. Disse que em breve será refeito com reforço de bordo para deixar transitável. Ao final, o vereador considerou muito sério o problema da fila de espera para cirurgias eletivas em Blumenau. Esteve pessoalmente no Centro de Saúde Rosânia Machado, lembrando que muitas pessoas estão aguardando desde 2019. Para Almir, não se pode submeter as pessoas a uma incerteza que provoca tanta angústia. Ele fez apelo ao Estado para que o controle das cirurgias eletivas retorne ao município.

 

O vereador Carlos Wagner – Alemão (PSL) prestou uma homenagem à vereadora Silmara Miguel (PSD) por ser a primeira mulher a ocupar a presidência na história do Legislativo blumenauense. Entregou à vereadora um buquê de flores e disse que a homenagem era de todos os parlamentares. Falou sobre os jogadores masters do Clube Flamengo que participaram do jogo em comemoração aos 80 anos do Clube Tupi. Parabenizou o clube e lamentou que Blumenau não tenha um estádio. Parabenizou também o presidente da Associação dos Moradores do Grande Concórdia, Marcos, pelo trabalho que realizou frente à entidade. Cumprimentou também o vereador Egídio Beckhauser (Republicanos) que assumiu a prefeitura por alguns dias. Lembrou que neste dia 22 de março comemora-se o Dia da Água e pediu que o Executivo dê mais atenção à água que trata e distribui na cidade. Por último falou sobre o objetivo da Ordem Demolay, destacando que o objetivo dessa é transformar gente boa em gente ainda melhor.

 

O vereador Marcos da Rosa (DEM) disse que vai apresentar um projeto para que seja inserido o nome do vereador autor dos projetos de lei quando se tornam leis. Disse que isso vai facilitar a consulta dos interessados em saber mais sobre a legislação. Explicou que uma lei de autoria dele, que determina que o ponto de ônibus é de uso exclusivo para embarque e desembarque de passageiros, recebeu o título de pior lei municipal pelo MBL. Destacou que já conversou com o Executivo sobre os buracos na Rua Jacob Ineichen e que a prefeitura vai tomar as medidas cabíveis e legais, porque a burocracia impede que o município resolva o problema. Destacou que foi chamado para uma reunião com empresários do Bairro Salto Norte do setor de transportes. Disse que eles estão com problemas relacionados a uma lei que está travando os negócios na área e que vai apresentar uma proposta de alterações nessa lei para dar liberdade de atuação a esses empresários. Por fim mostrou um vídeo do evento religioso da Unimovimento, para homenagear o trabalho desenvolvido por essa instituição.

 

O vereador Professor Gilson de Souza (Patriota) parabenizou a vereadora Silmara Miguel (PSD) por ter assumido a presidência da Câmara, sendo a primeira mulher a comandar do Legislativo. Disse que participou, a convite do ex-presidente da Associação do Morro do Concórdia, Marco, de uma caminhada àquela comunidade. Parabenizou o ex-presidente, destacando que ele fez um excelente trabalho frente àquela entidade e que sempre abriu as portas para todos os parlamentares. Em seguida falou sobre a visita que fez ao Instituto Bis, voltado a causas sociais e que agora está ampliando sua atuação para a área educacional. Convidou todos os vereadores a conhecerem o projeto, que funciona há 20 anos, na Velha Grande. Comentou sobre o problema da Rua Jacob Ineichen e afirmou que cabe à Prefeitura fiscalizar, cobrar e multar quando necessário, assim como não permitir que a empresa responsável por aquela obra volte a atuar em obras do Município. Afirmou que não se pode aceitar que a empresa entregue um péssimo serviço.

 

A vereadora Silmara Miguel (PSD) destacou a realização da solenidade itinerante da Câmara em comemoração aos 20 anos do Distrito do Garcia. Disse que foi no Grande Garcia que ela e os familiares deram os primeiros passos para serem blumenauenses de coração. Também relatou o evento de instalação da Prefeitura na sede do Distrito do Garcia, na manhã desta terça-feira (22), em que pôde estar ao lado do vereador e prefeito interino, Egídio Beckhauser (Republicanos). Afirmou que é um momento importante que a Casa está celebrando. Agradeceu o carinho que recebeu dos colegas ao assumir a presidência da Câmara e destacou o quanto é importante quando a Casa reconhece a importância da mulher. Convidou os parlamentares para a inauguração da Galeria Lilás, que será na próxima quinta-feira (24). Parabenizou o evento Unimovimento. Também comentou o problema da Rua Jacob Ineichen e parabenizou a comunidade daquela via e do Bairro Itoupavazinha, porque vem cobrando por uma solução. Disse que está acompanhando a situação junto ao Executivo.

 

O vereador Adriano Pereira (PT) cumprimentou a vereadora Silmara Miguel (PSD) por ter assumido o comando do Legislativo. Comentou sobre a inauguração do CEI Martinha Regis Moretto, destacando que os recursos são de emenda parlamentar do deputado estadual Ivan Naatz e lembrou da importância da representatividade política em nível estadual e federal. Falou sobre a sua agenda comunitária do fim de semana, citando as festas religiosas, a eleição da nova diretoria da Associação dos Moradores do Concórdia, entre outros eventos que participou.  Destacou que na Associação dos Moradores da Rua Leopoldo Hering foi surpreendido com a comemoração de seu aniversário. Por fim falou do da solenidade itinerante da Câmara pela celebração dos 20 anos do Distrito do Garcia. Teceu críticas ao evento, apontando o que considerou falhas, como o fato dos vereadores não terem direito à fala e nem mesmo o deputado Ivan Naatz, único deputado estadual presente no evento.  Também considerou uma grande falha o fato de os ex-intendentes não terem sido chamados à frente na mesa. Afirmou que o vereador Maurício Goll (PSDB) “pessoalizou” o evento. Disse que o parlamentar é o único da Câmara que é morador do Garcia, mas não o único que trabalha pelo bairro. Cumprimentou todos que fazem parte da história dos 20 anos do Distrito.

 

O vereador Mauricio Goll (PSDB) falou sobre a sessão solene itinerante sobre os 20 anos do Distrito do Garcia. Fez diversos agradecimentos: ao Clube Caça e Tiro Garcia Jordão, às lideranças políticas e comunitárias, e a todos que se envolveram na organização e participaram da solenidade. Disse que não foi um evento do PSDB, mas da Câmara, e que reconhece que houve algumas falhas. Destacou que na manhã desta terça-feira (22) houve a inauguração da galeria dos ex-intendentes do Distrito do Garcia e também a transferência simbólica da Prefeitura para o distrito. Lembrou do Dia da Água, celebrado nesta terça-feira (22) e parabenizou a equipe do Samae.

 

O vereador Alexandre Matias (PSDB) cumprimentou a vereadora Silmara Miguel (PSD) de afirmou que é uma honra ter colegas vereadoras. Disse que também tem muito orgulho de ter participado da posse do presidente Egídio Beckhauser (Republicanos) como prefeito interino e que isso demonstra a força do Legislativo. Comentou sobre a entrega de uma Moção de Louvor que fez ao Grêmio Itoupavazinha, pela passagem dos 45 anos de fundação. Mostrou fotos e citou o nome de toda a diretoria e da equipe de treinadores e auxiliares. Falou sobre o Dia Mundial da Água e disse que em Blumenau houve muitos avanços dos serviços de captação e distribuição de água, mas que outros mais virão. Parabenizou o vereador Maurício Goll (PSDB) pela solenidade em homenagem aos 20 anos do Distrito do Garcia. Disse que erros acontecem e que o parlamentar teve a humildade de reconhecê-los.

 

A vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) cumprimentou a vereadora Silmara Miguel (PSD) por estar à frente do Legislativo. Depois falou de sua agenda, destacando a sessão solene de entrega da Comenda do Mérito Feminino Celina Guimarães, que ocorreu na última quinta-feira (17) na Câmara. Comentou sobre a sua homenageada, Dra. Quitéria Peres. Disse que participou na segunda-feira (21) da reunião do grupo “Blumenau respeita a faixa”, do qual ela é idealizadora junto com outras mulheres da cidade. Destacou a solenidade em homenagem aos 20 anos do Distrito do Garcia. Parabenizou o evento e o vereador Maurício Goll (PSDB) e disse que apesar de algumas falhas, a ação merece todo o reconhecimento. Disse que participou também, na manhã desta terça-feira (22), da transferência simbólica da Prefeitura e parabenizou o evento. Por fim relatou algumas campanhas solidárias que tem ajudado a divulgar e pediu para que os vereadores também divulguem em suas redes sociais.

 

O vereador Marcelo Lanzarin (Podemos), líder do Governo, cumprimentou a vereadora Silmara Miguel (PSD) por estar à frente do Legislativo. Destacou a transferência simbólica da Prefeitura para o Distrito do Garcia, na manhã desta terça-feira (22). Lembrou que o ato de transferência acontece uma vez por ano e nasceu no Legislativo, conforme lei de autoria do ex-vereador Sylvio Zimmerrmann.  Afirmou que o papel do Executivo é estar próximo da população. Comentou sobre a falta de representatividade política em Brasília e o quanto isso prejudica a cidade na captação de recursos. Disse que o Garcia está recebendo o maior pacote de investimentos da história, na ordem de mais de R$ 34 milhões e 10 obras sendo realizadas. Assinalou que entre obras já executadas e em andamento, os valores ultrapassam a R$ 70 milhões. Por fim ressaltou que o decreto assinado pelo prefeito em exercício, Egídio Beckhauser (Republicanos), favorece especialmente o setor de eventos, um dos que mais sofreram em decorrência da pandemia. O decreto, resumidamente, retira a obrigatoriedade das medidas sanitárias, transformando-as em recomendações sanitárias de prevenção, proteção e precaução contra a disseminação do coronavírus.

 

Veja Também

O vídeo completo da sessão

A galeria de fotos da sessão

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

Skip to content